Na última quinta-feira, 3, foi comemorado o Dia do Pau-Brasil, a árvore nativa de tronco cor de brasa que levou os portugueses a dar o nome definitivo ao nosso país. Os alunos da Escola Municipal São Pedro da Serra não deixaram a data passar em branco. Em parceria com a organização não governamental Instituto Casa do Pau-Brasil, estudantes do ensino fundamental plantaram na manhã do sábado, 5, no jardim da escola, no distrito de São Pedro da Serra, uma muda da espécie nativa. A homenagem não parou por aí. A garotada fez apresentações de trabalhos de pesquisa sobre o pau-brasil e participaram de um bate-papo com os coordenadores da ONG, Humberto Celso Muller e Maria Luiza Ferreira, sobre a importância da árvore, que chega a 15 metros de altura e cuja resina de cor era bastante utilizada pelas indústrias têxteis europeias como alternativa a corantes.
Além do plantio da muda, houve solenidade com execução do Hino Nacional, palestra sobre a importância simbólica e histórica do pau-brasil e ainda um dos momentos mais divertidos para os alunos: a participação em jogos educativos e a impressão digital de cada um feita com a tinta avermelhada extraída do pau-brasil e que serviu para a emissão da carteirinha de “Amigo do Pau-Brasil”. O professor do 4º ano (antiga 3ª série) do ensino fundamental, Cléber Jandre Schmidt, as palestras, trabalhos e o plantio da muda de pau-brasil no último sábado integraram as atividades do projeto “Meu Querido Pau-Brasil” desenvolvido pela Escola Municipal São Pedro da Serra.
“Essa iniciativa muito serviu para sintetizar com os alunos a história do nosso país, sem contar que ressaltamos a importância de se preservar o pau-brasil e o meio ambiente”, disse o docente junto à diretora da escola, Greidi de Carvalho Frez, que fez agradecimentos especiais ao Instituto Casa do Pau-Brasil pela cessão da muda, à Serraria Friburgo, pela cessão da grade de madeira que vai preservar a árvore durante seu crescimento inicial, e ao Sítio Terra Romã, que doou outras mudas de espécies nativas também plantadas pelos alunos durante o sábado de conscientização ambiental.
Deixe o seu comentário