O Fórum de Nova Friburgo viveu uma experiência especial. No último dia 2, durante cinco horas 24 alunos do curso de Direito da Estácio Nova Friburgo participaram de 14 audiências simuladas de conciliação. Realizadas na sala de audiências, os acadêmicos atuaram como advogados das partes autora e ré, sob a presidência do juiz federal Elmo Gomes de Souza e orientação da professora Nivea Maria Dutra Pacheco — coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica - CNPJ. As causas-objeto das audiências simuladas versaram sobre demandas indenizatórias propostas em face da Caixa Econômica Federal (exemplos: cheques e cartões clonados; saques indevidos em conta; inclusão de nome em órgãos restritivos de crédito, entre outras). A servidora federal da direção do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, Iris Maria Paula Souza Dantas de Faria, esteve presente com o objetivo de desenvolver o projeto em todo o Rio de Janeiro.
Organizado pelo juiz Elmo Gomes de Souza e pela professora Nivea Maria Dutra Pacheco, trata-se de um projeto de parceria entre a Justiça Federal de Nova Friburgo e a Universidade Estácio de Sá e tem como objetivo qualificar cada vez mais os alunos que em breve receberão seus diplomas, capacitando-os na técnica de realização de audiências, indispensável para a vida prática na área forense.
As ações julgadas foram escolhidas pelos coordenadores do projeto e distribuídas com antecedência aos alunos, para que estudassem os casos. Ao fim de cada audiência foi feito um relatório da atuação dos futuros advogados sendo analisadas a postura, a oratória, a condução da audiência e o conhecimento jurídico na atuação da causa. Para criar um ambiente de veracidade, as servidoras públicas federais Cristiane Manffrenatti Nunes, Danielle Ferreira dos Santos, Lisley Maia Alvarenga e Mariana Thomé de Moraes atuaram no papel de autoras dos processos.
Na opinião do juiz e da coordenadora as audiências simuladas foram um sucesso. Os alunos do curso de Direito receberam a aprovação de todos, desde a equipe do Fórum até a direção da Universidade Estácio de Sá de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário