Estudantes da Uenf visitam produção de flores em Vargem Alta

Os alunos conheceram áreas de produção de referência na adoção de tecnologias, na diversificação das espécies e na expansão das áreas de cultivo
sábado, 25 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Produção de flores e câmara fria do agricultor Eliceu Heckert
Produção de flores e câmara fria do agricultor Eliceu Heckert

Referência na produção de flores de corte no estado do Rio de Janeiro e no Brasil, a localidade de Vargem Alta foi visitada recentemente por estudantes de Agronomia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). O grupo, formado por 24 jovens, esteve em três propriedades rurais para aprofundar o conhecimento sobre os aspectos técnicos e econômicos da floricultura.

Os alunos conheceram áreas de produção de referência na adoção de tecnologias, na diversificação das espécies e na expansão das áreas de cultivo. Atualmente, o município lidera a produção de flores de corte, com destaque na produção de rosas, crisântemos, lírios, gérberas, astromélias, cravos, palmas, entre outros tipos.

“O contato direto com o agricultor nas áreas de cultivo é muito importante. É uma oportunidade para os estudantes observarem as condições de manejo ideal e adaptado nessa cadeia produtiva”, explicou a professora do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CTAA) da Uenf, Janie Mendes Jasmim, que leciona as disciplinas Floricultura e Paisagismo.

Para Gabriela Carvalho de Souza Santos, aluna do 9º período do curso, a visita técnica foi muito proveitosa. “Nada melhor do que ver, na prática, aquilo que aprendemos em sala de aula. O mercado da floricultura é muito abrangente e, sem dúvida, vai continuar se expandindo”, disse.

Vale destacar que segundo o IBGE, dos 9 milhões de maços (dúzias) de flores produzidos por ano na região, 4,5 milhões são plantadas pelos 220 floricultores de Nova Friburgo. O Programa Rio Rural vem incentivando os agricultores locais na adoção de práticas mais sustentáveis na floricultura como, por exemplo, no uso da irrigação por gotejamento, no sistema de compostagem, na proteção de nascentes, entre outras.

 

Foto da galeria
Estudantes observam as características de um sistema de cultivo protegido
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Flores | Vargem Alta | UENF | produção
Publicidade