Estudante de Nova Friburgo vai visitar a Nasa pela 2ª vez

Aluna do CPM, Mylena Peixoto ainda tenta reunir recursos para custear a viagem, neste sábado
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
por Guilherme Alt
Estudante de Nova Friburgo vai visitar a Nasa pela 2ª vez

A estudante Mylena Peixoto, de 17 anos, vai realizar o sonho de transpassar os portões cheios de mistérios da maior agência espacial do planeta, a Nasa. E o melhor: pela segunda vez. A viagem está marcada para este sábado, 30, e até lá a estudante divide o tempo entre as salas de aula e de reuniões da escola, para angariar recursos.

Nos Estados Unidos, Mylena irá fazer um curso pago pelo programa educacional da Agência Espacial Norte-Americana. Apesar da realização do sonho, a jovem vive um paradoxo entre querer que as horas passem rápido para a viagem acontecer logo e que o relógio ande lentamente para que se consiga reunir recursos suficientes e custear a estada durante os sete dias de curso.

“O curso é todo pago, inclusive o translado. Mas como eu viajarei sozinha, estou tentando reunir uma quantia que me dê segurança, caso haja alguma emergência, para passar os sete dias no Estados Unidos. Uma pessoa pagou a passagem e estamos tentando quitar esse débito. Já fiz rifa e estou batendo de porta em porta para conseguir o financiamento”, conta Mylena.

De família humilde, de Campos Mylena mora em Nova Friburgo desde fevereiro, quando ganhou uma bolsa estudos integral do colégio CPM para se preparar para o concorrido vestibular do ITA, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, uma das mais importantes escolas de engenharia do país. Empolgados com a ida de Mylena para a Nasa, os amigos da estudante junto com o colégio CPM, organizaram uma força-tarefa para reunir o dinheiro necessário para a viagem. Com a proximidade da ida para os Estados Unidos, Mylena tem tentado se reunir com empresários friburguenses para buscar um patrocínio.

Entre uma tentativa e outra, a estudante falou com nossa equipe sobre a correria que tem sido e a expectativa de voltar à Nasa. “Passou-se exatamente um ano da minha primeira ida, muita coisa mudou, amadureci muito. Dessa vez a sede em viajar é muito maior. Quando fui pela primeira vez tudo era novo, agora que eu conheço e sei o que vou encontrar, estou ansiosa por voltar. Quero fazer contatos e tentar uma bolsa para universidade norte americana. Se eu for bem no curso e conseguir uma recomendação de algum diretor da Nasa, isso vai abrir amplas possibilidades para o meu futuro”.

Em setembro do ano passado, Mylena foi convidada para ir à Nasa, pela primeira vez, depois de compor a equipe que descobriu cinco asteróides orbitando entre Marte e Júpiter ao participar, em 2015, do projeto Caça aos Asteróides, do programa International Astronomical Search Collaboration (Iasc), dos Estados Unidos, coordenado pelo Clube de Astronomia de Campos. A iniciativa reúne estudantes do mundo inteiro.

Quando chegou lá, Mylena conheceu, junto com a comitiva brasileira, o Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, almoçou com astronautas e participou de um jantar na casa do gerente da Nasa. “Eu fiquei impressionada com a simplicidade deles”, disse. Em Washington, capital dos Estados Unidos, ela conheceu museus de ciências e fez um curso de sinais radiotelescópios no estado americano da Virgínia. Ela era a estudante mais jovem da turma.

Antes de vir para Friburgo, a jovem foi aprovada no vestibular para Ciências da Natureza, no Instituto Federal Fluminense (IFF) e em geografia, na Universidade Federal Fluminense (UFF), mas não pôde cursá-lo porque ainda não tinha concluído o ensino médio na ocasião. Ela não se importa mais com isso. A jovem de família simples está focada agora em cursar engenharia aeroespacial no ITA. “Todas essas conquistas são uma grande honra. Espero ir muito bem nesses sete dias, mas para isso eu preciso vencer o primeiro desafio que é reunir fundos para me manter, lá. Espero que eu consiga. Mais para a frente meu planos são conseguir cursar uma universidade ou no Brasil ou em solo norte americano. Somente com uma bolsa integral eu teria condições de ingressar em um curso superior desse nível ou que alguém possa me ajudar a pagar”, afirma Mylena. Quem quiser ajudar Mylena pode procurar o colégio CPM, através do telefone 2522-1330.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade