Liliana Sarquis
O espanhol Julio Dominguez chegou ao Brasil há 60 anos em busca de melhores oportunidades, já que a vida em seu país, naquela época, estava muito difícil desde o fim da Guerra Civil. A tentativa deu certo. Ele é um dos empresários — do ramo de hotelaria — mais conhecidos e respeitados de Nova Friburgo.
Torcedor do Real Madrid e, aqui no Brasil, do Flamengo, Julio considera a seleção espanhola muito boa e forte candidata ao título, mas acha que a nossa equipe será a campeã. "Vou torcer pelo Brasil enquanto ele não jogar contra a Espanha”, diz ele. "Mas acho que o Brasil ganha. Vai ser duro ser telespectador se acontecer uma final entre os dois países, mas nesse caso, seja qual for o resultado, vou me sentir feliz, serei vice e campeão!”
Espanha nas Copas
Chave B, com Holanda, Chile e Austrália
Atual campeã mundial, a Espanha é séria candidata a repetir o feito de 2010. Com um elenco experiente e milionário, a "Fúria” tem à disposição do técnico Vicente del Bosque nomes como Iker Casillas, Piqué, Villa, Xavi, Xabi Alonso, Iniesta, Jordi Alba, Fábregas, Juan Mata, Busquets, Pedro, Sergio Ramos, Fernando Torres e o brasileiro naturalizado Diego Costa.
Num país que conta com dois times como Barcelona e Real Madrid, berço de muitos desses craques, é de se esperar que a seleção seja uma das primeiras do mundo. O que é comprovado pelo ranking da Fifa, que a coloca no topo. Esta é a 14ª participação da Espanha em Copas, tendo vencido apenas na edição passada.
Curiosidades
- Só em 1920 a Espanha teve uma seleção de futebol para representá-la oficialmente, nas Olimpíadas de Amberes, na Bélgica. Não havia sequer campeonato nacional no país naquela época. Mas, a partir daí, o esporte foi crescendo, ganhando muitos adeptos. O primeiro jogo da seleção foi contra a Dinamarca e a Fúria venceu por 1 a 0. A equipe chegou à final, sendo derrotada pelos donos da casa. A medalha de prata marcou o primeiro título da recém-criada seleção espanhola.
- A Fúria é detentora de três títulos na Eurocopa (1964, 2008 e 2012), medalha de ouro nas Olimpíadas que realizou em casa (1992) e duas pratas, 1920 e 2000. Além, é claro, da maior conquista até então, o primeiro lugar na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.
Deixe o seu comentário