Devido à expectativa de maior movimento de turistas neste fim de semana prolongado por causa do feriado de Tiradentes (terça-feira, 21), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) decidiu liberar o tráfego de veículos leves na RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), a Estrada Serramar, na altura do km 41, em Cascata, onde estão sendo removidas 450 mil toneladas de terra que deslizaram de uma encosta, no carnaval, e cobriram toda a pista. O trecho será liberado deste sábado, 18, até terça-feira, 21, das 7h às 18h. Durante este feriadão os serviços de remoção da avalanche foram paralisados.
O engenheiro chefe do DER-RJ em Nova Friburgo, Marcelo Brito, informou que a liberação do trecho atingido pelo mega deslizamento no feriadão visa a permitir melhor fluxo do tráfego de turistas no acesso ao litoral do estado e à Região Serrana.
A partir da próxima quarta-feira, 22, voltará a ser adotado o sistema de liberação do tráfego no local somente três horas por dia (das 7h às 8h, das 12h às 13h e das 18h às 19h) quando o serviço de remoção da terra será retomado.
Desde o carnaval já foram retirados cerca de 70% da terra e lama por uma equipe de 30 homens e pelo menos 20 máquinas pesadas que operam diariamente no local. Após a remoção, o DER-RJ iniciará a contenção da encosta com muros de concreto. A obra, ainda sem data definida para começar, custará aos cofres públicos aproximadamente R$ 30 milhões.
Deixe o seu comentário