Estrada Serramar é aberta ao tráfego só três horas por dia

quinta-feira, 16 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Os motoristas que desde o carnaval têm sido prejudicados com a interdição da RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), a Estrada Serramar, na altura do km 41, na localidade de Cascata, devido a um imenso deslizamento, já podem trafegar pelo local desde ontem, 15, mas somente em horários específicos: das 6h às 7h, das 12h às 13h e das 18h às 19h. Nestes horários os serviços de retirada e remoção de 450 mil toneladas de terra e lama que encobriram a estrada são paralisados, permitindo o deslocamento de viajantes e moradores das localidades próximas.

O tráfego no local do deslizamento, porém, só é permitido para veículos leves (carros, vans e microônibus de turismo). A circulação dos ônibus da linha Nova Friburgo-Macaé, via Rio das Ostras, está proibida por tempo indeterminado, por determinação da justiça. O trajeto tem sido feito via Trajano de Moraes. Durante o feriadão da Semana Santa o trecho da estrada atingido pela avalanche ocasionada durante um forte temporal na região foi liberado parcialmente, devido à paralisação do serviço de remoção.

O gerente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) em Nova Friburgo, engenheiro Marcelo Góes Telles de Brito, que supervisiona a obra, informou que cerca de 70% de toda a terra que deslizou da encosta já foram removidas com auxílio de seis tratores, pás mecânicas, retroescavadeiras e 20 caminhões operados por 30 homens do DER-RJ. Todo o material extraído do deslizamento está sendo transportado para um grande terreno na própria Estrada Serramar, a 12 quilômetros do local do acidente, no município vizinho de Casimiro de Abreu. O depósito do entulho no terreno foi autorizado pelos órgãos ambientais do estado.

Após o término da remoção da terra e limpeza da pista o DER-RJ iniciará, provavelmente no mês que vem, as obras de contenção da rodovia, orçadas em aproximadamente R$ 30 milhões. O prazo para conclusão das obras ainda não foi definido. Para sustentar a enorme encosta e evitar outros deslizamentos serão construídas por empreiteiras contratadas pelo DER-RJ diversas cortinas atirantadas (muros de concreto armado com ferro), dois muros de gabião (blocos de pedras amarrados com arame), além do retaludamento de toda a encosta, que é a construção de grandes paredões de concreto, intercalados com rampas, assemelhando-se a uma grande escada.

Marcello Brito lembra que nos horários que a rodovia permanecerá interditada ao tráfego, inclusive nos feriados da próxima semana (terça-feira, 21, e quinta-feira, 23), os motoristas que se dirigirem à Baixada Litorânea fluminense deverão optar por descer a serra da RJ-116 e, em Itaboraí, acessar o litoral, através da BR-101, ou chegar a Rio das Ostras, passando pelo distrito de Barra Alegre, em Bom Jardim, e os municípios de Trajano de Moraes (RJ-146) e Conceição de Macabu. Ambos os percursos aumentam a viagem em cerca de uma hora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade