As chuvas recentes provocaram transtornos em algumas localidades. No bairro Stucky, por exemplo, uma erosão na estrada que dá acesso ao campo de futebol do bairro, provocou a alteração de linhas de ônibus da região. De acordo com a prefeitura, entretanto, desde a última semana dez funcionários da Secretaria municipal de Obras tem realizado intervenções na localidade para reparar esses danos.
Ainda segundo o governo municipal, a erosão foi consequência da ruptura das manilhas da rede de águas pluviais que atravessava a pista, problema causado pelo excesso de chuva. “Sem a devida captação, as águas provocaram um deslizamento na encosta que culminou com a interdição da estrada para veículos pesados e ônibus, prejudicando o transporte público para os moradores do Stucky”, afirmou a prefeitura.
A equipe da Secretaria de Obras tem trabalhado para adequar 12 metros da rede de águas pluviais, refazendo e ampliando a sua capacidade. As manilhas que eram de 40 centímetros estão sendo substituídas por outras de 80. “Assim, será possível conter a erosão da pista, trazer mais segurança ao tráfego de veículos e, principalmente, retomar o atendimento da linha de ônibus”, acrescentou o governo municipal.
O grupo ainda tem construído, paralelamente, um muro de contenção com pedras, chamado de gabião, que terá 15 metros de comprimento por três de altura. Uma escavadeira hidráulica, uma retro e dois caminhões auxiliam na construção. O muro é composto por uma grande quantidade de pedras dispostas em gaiolas de arame formando uma proteção capaz de estabilizar grandes quantidades de terra e, ao mesmo tempo, dar sustentação à rede de coleta de água da chuva.
De acordo com a Secretaria de Obras, a expectativa é concluir todo o serviço em até 30 dias. Em seguida, outras localidades serão atendidas. Já a empresa de ônibus Faol informou que, tão logo as obras na pista estejam concluídas, o trajeto da linha Centro-Stucky será retomado.
Deixe o seu comentário