Estoques de sangue em baixa no Hemocentro de Nova Friburgo

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Estoques de sangue em baixa no Hemocentro de Nova Friburgo
Estoques de sangue em baixa no Hemocentro de Nova Friburgo

(SECOM) A diretora do Hemocentro de Nova Friburgo, Rita Motroni, está preocupada com o nível do estoque de sangue nesse período que antecede o carnaval. Por isso, ela faz um apelo aos friburguenses e aos moradores das 13 cidades vizinhas, as quais o hemocentro é responsável, para que doem sangue. O horário de funcionamento é das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira, no Hospital Municipal Raul Sertã. 
Para um estoque seguro, segundo Rita, o necessário seriam 40 doações por dia. Porém, nesse período de festas e de férias, as doações sofreram uma considerável redução, para apenas 12. Segundo ela, é importante que as pessoas procurem o hemocentro e façam a sua doação. “Hoje, estamos com apenas uma bolsa de sangue O+. Uma doação ajuda a salvar várias vidas, devido à divisão da bolsa em subprodutos, como plaqueta e plasma.”
Dra. Rita tranquiliza as pessoas quanto ao mito de que doar engrossa ou afina o sangue. “Doar sangue não implica em tornar-se doador regular. A pessoa pode doar uma vez e não doar mais. Mas alguns cuidados são necessários, como obedecer ao intervalo de dois meses para homens e 3 meses para mulheres. Doar sangue é um ato de cidadania. É preciso haver conscientização entre as pessoas, até porque qualquer um pode entrar na condição de paciente.” 


Requisitos básicos para doar sangue
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 e 68 anos (incompletos)—jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. 
- Pesar no mínimo 50 Kg 
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade