Estoque de sangue no Hemocentro tem queda no fim de ano

Transfusões são mais frequentes nessa época devido ao aumento de acidentes nas estradas
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O Hemocentro de Nova Friburgo (Arquivo AVS)
O Hemocentro de Nova Friburgo (Arquivo AVS)

Devido às festas de fim de ano, o estoque geralmente fica mais baixo, já que muitos doadores da cidade viajam para aproveitar as férias. Porém, o número de acidentes acaba aumentando, e com isso, as transfusões de sangue são mais frequentes, e por conta disso, o Hemocentro de Nova Friburgo pede doações.

As doações podem ser feitas também de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2524-2300.

O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins funciona na Avenida Presidente Costa e Silva, 349, no Centro, ao lado do Hospital Raul Sertã. A unidade fornece sangue para unidades públicas e privadas de saúde de 10 municípios da região.

Para doar, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Com os recessos de final de ano, o hemocentro funcionou até esta sexta-feira, 20, e retorna nos dias 26 e 27 de dezembro. Após essa data, a unidade voltará às atividades normais no dia 2 de janeiro.

Segundo o diretor da unidade, Roberto Nidecker, o prefeito Renato Bravo autorizou para o ano que vem a abertura do hemocentro dois sábados por mês, o que deve ajudar a aumentar as doações. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade