Estética bucal aumenta a autoestima

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Estética bucal aumenta a autoestima
Estética bucal aumenta a autoestima

Por Alessandro Lo-Bianco

A beleza hoje em dia não é mais privilégio de alguns. Uma boca bonita, dentes perfeitos e um sorriso contagiante estão ao alcance de todos. Muitas pessoas com dentes escurecidos e problemas na arcada dentária perdem a autoestima e até podem ficar com vergonha de sorrir e ter problemas de relacionamento interpessoal por causa disso. Com a evolução das técnicas, a estética dental está cada vez mais popular e acessível a um público maior. Quando, por uma causa isolada ou por vários fatores, o sorriso claro não está acontecendo, é aí que entra o trabalho do Dr. Normando Scarabotto, cirurgião-dentista, especialista em estética e saúde bucal. “O que eu costumo dizer é que a estética é um estímulo para começarmos a olhar para nós mesmos, e perceber que vale a pena cuidar um pouco do nosso corpo. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a autoestima dos pacientes e contribuir para o sucesso”, afirma Dr. Scarabotto.

Através do sorriso se conquista amigos, pode-se acabar com uma discussão, conseguir um emprego e até melhorar o dia de alguém. Mas, como sorrir quando os dentes são tortos, desiguais, quebrados ou separados? A odontologia estética promete solucionar tudo. A correção dos dentes pode ser feita a qualquer época, mas o ideal seria desde pequeno ter o hábito de ir ao dentista e cuidar dos dentes, e caso isso não tenha acontecido, é possível corrigir os dentes quando já adulto. Felizmente, hoje em dia, a Medicina Dentária pode transformar sorrisos degradados em sorrisos brilhantes corrigindo problemas como: dentes com forma ou posição alterada, dentes descolorados, espaços entre dentes e dentes fraturados, entre outros. O clareamento dos dentes também é importante, bebidas, café, cigarro contribuem para o escurecimento dos dentes, e os mesmos podem ser clareados através do uso de molduras ou laser.

Existem vários tipos de tratamentos dentários com o objetivo de melhorar as funções mastigatórias e respiratórias, como tratamentos que visam melhorar a estética bucal, que são aplicados de acordo com a necessidade do paciente, como:

Clareamento dentário

Além das manchas desaparecerem, o processo elimina bactérias e promove a desinflamação da gengiva, já que o gel clareador contém substâncias que também desinfetam, limpam e descontaminam os dentes. As principais técnicas de clareamento existentes são o doméstico assistido, o com luz—que pode ser o laser—e a mista. O clareamento doméstico é realizado pelo paciente em casa e supervisionado pelo dentista. No laboratório é feita uma moldeira personalizada de silicone que serve para colocar o gel, e todos os dias o paciente passa um tempo que varia de 30 minutos a 8 horas, determinado pelo dentista, com o gel em contato com os dentes.

O procedimento a laser é feito no consultório e o gel utilizado tem a concentração mais elevada de peróxido de hidrogênio, assim o resultado é mais rápido. Geralmente, esse procedimento é usado para quem tem pressa com o resultado. Já na técnica mista, primeiro é aplicado o gel de concentração alta no consultório e depois sob a supervisão do dentista complementa-se com o uso da moldeira em casa com o gel de baixa concentração, até obter o branco desejado. “Essa técnica de moldeira no consultório é para evitar o uso por tempo indevido de gel de alta concentração, que pode acarretar queimaduras nas gengivas e sensibilidade. O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente”, declara o Dr. Normando.

Facetas de resina

Os dentes desalinhados, curtos, lascados ou manchados também podem ser rapidamente arrumados numa única sessão, em quatro horas, com perfeição, sem dor e com excelentes resultados. Segundo o Dr. Normando Scarabotto, resina é um material branco que pode ser colorido, de acordo com os dentes naturais do paciente. Esse material é aplicado no dente e esculpido para cobrir ou substituir a área com problema. O material é então endurecido com um aparelho fotopolimerizador.

É recomendada para pacientes com forte manchamento dentário, em que o clareamento não alcançou um bom resultado, fechamento de diastemas e na correção de mau posicionamento dentário. As facetas em resina não desgastam o dente natural, possuem uma alta qualidade estética e podem ser realizadas na mesma sessão. “As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis, quando comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas, que podem ter a cor dos dentes originais. Materiais restauradores de porcelana, implantes ósseo-integrados podem devolver ao paciente um ou mais dentes perdidos”, explica o Dr. Scarabotto.

Fechamento de diastemas

Diastemas são espaços existentes entre dois dentes vizinhos, que muitas vezes acabam sendo maiores que o normal, e nesse caso é realizado o seu fechamento. O fechamento de diastemas pode ser feito através de facetas em resina ou porcelana, tratamento ortodôntico ou implante dentário. Está comprovado que bom humor e otimismo fazem bem à saúde. O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita, principalmente quando os dentes são bonitos e saudáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade