Este fim de semana vai ser do babado...

segunda-feira, 14 de abril de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

Alegria e total descontração não vão faltar na festa que comemora neste sábado, 12, os oito anos da boate gay Stargate, a única dedicada ao público GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) em todo o Centro-Norte fluminense. Como em toda festa gay, é claro, o luxo, o brilho e a irreverência deles e delas vão tomar conta do pedaço. Várias drag queens badaladíssimas estarão por lá e o organizador William Ferro, que preside a ONG Amores, de valorização da diversidade sexual e combate à homofobia, prevê recorde de público. Tanto é que a festa dos oito anos, Infinito enquanto dure, será realizada na quadra da escola de samba Unidos da Saudade, no Bairro Ypu, bem pertinho da boate que funciona na Rua Coronel Zamith. Os cem primeiros a chegar ganharão CDs.

Ele espera muitas colegas de todo o estado que terão diversão garantida com o show das drags friburguenses e a convidada especial Lorna Washington. Ela promete uma performance superespecial na festa que terá ainda muito som eletrônico a cargo dos DJs Cris K e E-E Thunder, residente do Cine Ideal, no Rio de Janeiro, que, além do som, apresentarão também vídeos dos astros da música eletrônica mais badalados do momento.

“O público gay é antenadíssimo com as novidades e nunca dispensa um tecno e um house na pista. Por isso, os DJs já sabem que vão tocar para um público exigente e que sabe muito bem o que quer”, entrega William Ferro, que reserva ainda para a madrugada do babado muita diversão com um touro mecânico, sorteios de camisetas e brindes diversos, apresentações especiais de go go boys e go go girls convidados, que prometem levar o público à loucura com suas performances ousadas. Às 3h da madrugada, William reserva uma supersurpresa para bombar e sacudir o aniversário da Stargate, que surgiu de uma brincadeira entre amigos gays de Nova Friburgo.

Eles queixavam-se, na época, da falta de um local que servisse como ponto de encontro, sem os olhares (ainda) preconceituosos da sociedade. “Resolvi então lançar o desafio e abri um bar destinado aos gays da cidade com uma pequena pista de dança. O sucesso foi enorme e logo o empreendimento virou a boate Stargate, que conseguiu vencer o preconceito”, relembra William Ferro. Prova disso é que o reduto gay é vizinho da igreja evangélica Deus é Amor e a convivência é harmônica.

“Nunca fomos hostilizados pelos freqüentadores da igreja. Nas madrugadas de domingo, quando se encerra a programação da boate e do forró que funciona na mesma rua e tem vigília na igreja, todos saem à rua ao mesmo tempo e não há qualquer repreensão. Quando a boate está fechada e os fiéis estão aguardando um culto, eu empresto cadeiras para eles aguardarem sentados na calçada. Alguns até vem ao meu bar comprar refrigerantes. Há espaço para todo mundo, desde que haja respeito à opção de cada um”, valoriza William.

Boate é o principal point gay friburguense, mas há espaço para

todo mundo

Ao longo desses oito anos de puro luxo, glamour, ousadia e felicidade a Stargate tornou-se uma referência não só para o público gay, como também para heterossexuais que freqüentam a casa para se divertir. Além da clientela friburguense, a casa recebe gays e simpatizantes de todo o estado e até mesmo do exterior. A localização central e ao mesmo tempo numa rua reservada facilitam o acesso do público. A cada evento ou festa temática às sextas-feiras e sábados a boate recebe cerca de 200 pessoas em busca de pura diversão.

O delírio total, segundo William, fica por conta dos shows de strip-tease dos go go boys e também das go go girls que agitam as meninas. Na contabilização de sucessos a Stargate registra a participação de drags e ícones do universo gay de todo o estado. “Enquanto os gays vão à boate dançar, encontrar parceiros e serem felizes, há muitos heteros que têm amigos gays ou lésbicas que freqüentam a casa para conhecer o universo gay e fazer amizades, tudo com muito respeito e dignidade”, sustenta o diretor da casa, que é madrinha da ONG Amores, a precursora das paradas gays em Nova Friburgo em prol do combate à homofobia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade