A instalação de barracas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no último fim de semana, surpreendeu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende. Segundo ele, as barracas enfeiam e dão aspecto desorganizado à praça, contrariando o esforço que foi feito tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada para preparar a cidade para o Natal. Braulio conta que os empresários que têm lojas nas redondezas estão reclamando da Prefeitura.
"O comentário geral é de que as barracas não condizem com o período natalino. Não estamos no Carnaval, nem na época de festas juninas. Como a Prefeitura pode deixar que isso aconteça em pleno centro da cidade?”, questiona.
Na opinião de Bráulio, a autorização do governo municipal representa um contrassenso ao empenho que vários setores, inclusive a própria Prefeitura, demonstraram na decoração da cidade para as festas de fim de ano. Ele ressalta que também as entidades do comércio, a cada mês de dezembro, desenvolvem ações que objetivam criar o clima de Natal em Nova Friburgo: levam grupos musicais para cantar nas ruas, incentivam o horário estendido das lojas e realizam campanha para estimular as vendas no comércio local.
"Com essas iniciativas, atraímos não apenas os friburguenses, mas moradores da nossa região e até de municípios mais distantes para comprar aqui. Em última análise, aumentamos a contribuição do comércio varejista, que já é grande, para a economia do município”, acentua.
Braulio acrescenta que barracas ainda tomaram calçadas da praça, colocando mesas e cadeiras na passagem dos pedestres. "Aquele cenário denigre a imagem de Nova Friburgo”, finaliza ele.
Deixe o seu comentário