Os atos de vandalismo nas madrugadas friburguenses continuam depredando o patrimônio público e prejudicando a comunidade em diversos aspectos. O mais recente deles danificou ainda mais as tradicionais estátuas das quatro estações, localizadas na Praça Dermeval Barbosa Moreira. As imagens estão repletas de pichações e manchas de tinta, provavelmente efetuadas durante o carnaval. A sujeira veio somar-se a outros danos, como partes quebradas ou destruídas, que estão conferindo um aspecto de abandono às estátuas.
Esculpidas em mármore carrara, as estátuas são alvo constante dos vândalos e precisam ser preservadas antes que sejam danificadas por completo. As imagens também estão bastante desgastadas pela ação do tempo, já que não costumam passar por um trabalho de limpeza e restauração. Ações neste sentido têm deixado a desejar, como pode ser observado pela demora na reparação da estátua do verão, desde novembro sem a cabeça.
Às condições precárias das estátuas juntam-se outros problemas de infraestrutura que podem ser vistos na Praça Dermeval. Frequentadores têm reclamado do mau estado dos bancos e do piso, que oferecem risco à comunidade e necessitam de reparos urgentes. Os jardins também estão sem conservação e acabam sendo utilizados como lixeira por pessoas sem compromisso com a preservação da cidade. Vale lembrar que cuidar do patrimônio público é tarefa não só dos órgãos responsáveis, como também de toda a sociedade.
Deixe o seu comentário