Estatísticas mostram que ação do 11º BPM reduziu alguns crimes no município em 2008

segunda-feira, 02 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Estatísticas mostram que ação do 11º BPM reduziu alguns crimes no município em 2008
Estatísticas mostram que ação do 11º BPM reduziu alguns crimes no município em 2008

Daniel Cunta

s índices são da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e são comparativos entre crimes mais ocorridos na área dos sete batalhões que integram o comando do interior, incluindo o 11º BPM (Tiradentes). A estatística mostra que, em 2008, houve uma redução de determinados tipos de ocorrências em relação a 2007.

A informação é recente e, segundo o comandante do batalhão serrano, tenente-coronel Robson da Silva Santos, revela o bom desempenho dos policiais do 11º BPM na repressão ao crime. Indicado para o Prêmio Polícia Cidadã, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (CESeC), com cinco projetos, o batalhão local se mostra preocupado com a prevenção e prestação de bons serviços, mas também é eficaz na ação contra a criminalidade.

O quadro apresentado pela Secretaria de Segurança compara índices encontrados nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Cabo Frio, Petrópolis e Teresópolis com os de Nova Friburgo. “Estamos diante da indicação ao prêmio pela realização dos projetos Gol de Placa; a minicidade do trânsito; o monitoramento em tempo real, pela internet, do atendimento da central de urgência 190; o talão de visitação residencial; e a página do 11º BPM na internet. Mas não podemos deixar de destacar também a produtividade comprovada da Polícia Militar em nossa região”, declarou o tenente-coronel Robson.

Também foi divulgado um quadro comparativo entre os anos de 2007 e 2008, com ocorrências de 19 tipos de crimes diferentes, em que se nota um decréscimo da maior parte dos casos em Nova Friburgo no último ano.

Estatística comparativa da PM de 2007/2008

Tipo de crime 2007 2008

Homicídio doloso 65 56

Auto de resistência 05 01

Sequestro 00 02

Latrocínio 01 02

Estupro 18 07

Roubo a transeunte 127 94

Roubo a residência 24 22

Roubo a coletivo 09 08

Roubo a estabelecimento financeiro - -

Veículos roubados 39 20

Veículos furtados 212 125

Apreensão de arma de fogo 232 206

Autos recuperados 174 128

Cadáveres encontrados 28 15

PM morto em serviço - -

PM morto de folga - -

PM ferido em serviço - -

Ocorrências com drogas 199 179

Quantidade de drogas apreendidas 16,6 kg 11,7 kg

Além da atuação repressiva, prevenção tem sido priorizada pelo comando do 11º BPM

Como vem sendo divulgado nos últimos dias, inclusive com banners espalhados por instituições de ensino e locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e supermercados, o 11º BPM está concorrendo ao Prêmio Polícia Cidadã, oferecido pelo CESeC, da Universidade Candido Mendes.

São 41 projetos concorrendo ao prêmio de R$ 5 mil. Só o Batalhão Tiradentes foi indicado com cinco programas, todos iniciados durante a gestão do atual comandante, tenente-coronel Robson da Silva Santos, que diz ter destino certo para o dinheiro do prêmio, caso venha a conquistá-lo. “O prêmio não vem para a instituição, mas, sim, para o idealizador do projeto. Mesmo assim, pretendo usar os recursos para a manutenção dos próprios projetos ou na implantação de outros programas de prevenção”, diz.

Conheça os projetos:

1 - Talão de visitação a residências - Criado com base no trabalho realizado por carteiros, que sempre deixam um aviso quando não encontram o destinatário em casa, o talão de visitação aproxima o cidadão da Polícia Militar. “Como não dispomos de um efetivo que nos permita estar em todos os bairros, criamos este serviço”, explicou o coronel Robson.

Segundo o comandante, uma viatura é deslocada para bairros afastados, onde percorre as ruas e passa pelas residências. “Onde o policial não encontra o morador, é colocada na caixa de correspondência a folha do talonário, informando que a Polícia Militar esteve ali. Isto dá ao cidadão de bem a certeza de que a PM está passando por ali”, explicou o coronel, completando que todo dia, em algum lugar da cidade, a PM presta este atendimento.

2 - Monitoramento do atendimento 190 - Durante muito tempo, o atendimento pelo 190 da Polícia Militar foi alvo de reclamações de diversas pessoas, sempre com a alegação de que foram mal atendidas. Preocupado com a imagem do batalhão em prestar um bom serviço à população friburguense, o comandante criou o sistema de monitoramento 24h de todos os setores do 11º BPM e, principalmente, da sala do 190.

“São oito câmeras espalhadas pelos setores, permitindo que seja visto em tempo real tudo o que está acontecendo nas instalações do batalhão”, informou o coronel Robson. Mas o principal destaque ficou por conta do monitoramento do setor de atendimento do telefone 190, em que, de qualquer lugar do país, o comandante pode ver e ouvir tudo o que se passa no setor. “Agora posso gravar as ligações e apurar, sempre que preciso, se o cidadão foi mal atendido ou se o policial é que foi ofendido em sua função. Somos o único batalhão com este tipo de serviço e o criamos como forma de prestar um bom serviço”, afirmou.

3 - Homepage do 11º BPM - Também é uma forma de prestar atendimento à população em geral, a página na internet (11bpm-novafriburgo.com) visa a aproximar o cidadão do batalhão. Nela se encontram dicas de segurança, como proceder em casos urgentes, a organização do 11º BPM e atendimentos, além de outros tipos de serviços.

Também se encontram no site uma mensagem do comandante, a galeria de fotos dos ex-comandantes, a história da Polícia Militar e o Fale Conosco, através do qual podem ser enviadas reclamações, elogios e denúncias. Na página do Batalhão Tiradentes se pode saber de tudo que os PMs da região estão realizando e como participar para ajudar a obter uma região cada vez mais tranquila.

4 - Minicidade do trânsito - Inaugurada em junho de 2008, a minicidade do trânsito tem a parceria da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran), Rota 116 e 11º BPM. A iniciativa tem atendido a crianças de escolas públicas e particulares de toda a cidade, permitindo maior informação e construindo, com prevenção, um trânsito mais seguro.

O projeto visa a educar crianças e jovens com noções de trânsito, formando motoristas e pedestres responsáveis. São aulas práticas e teóricas, com vídeos e palestrantes que, de forma dinâmica, ensinam a forma correta de se comportar no trânsito.

5 - Projeto Gol de Placa - Visa ao bem-estar social e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes da região. Criado por Alexsandro da Cunha Carvalho em junho de 2002, quando começou suas atividades no Cascatinha, o Gol de Placa ganhou o apoio do coronel Robson da Silva Santos em novembro de 2006, quando iniciou o trabalho no campo do Batalhão Tiradentes.

Hoje são 240 crianças assistidas pelo projeto, que luta contra a marginalidade social e as drogas, tendo o esporte como aliado e instrumento. O trabalho no batalhão acontece aos sábados.

Quem quiser votar pode acessar a página www.premiopoliciario. com.br e clicar na opção Voto Popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade