O governador do estado do Rio, Wilson Witzel, e o secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, participaram na última quinta-feira, 21, do lançamento do Programa Rumo ao Rio, no hotel Rio Othon Palace, em Copacabana. A iniciativa tem o objetivo de expandir o mercado de eventos nos 92 municípios fluminenses, por meio do apoio oficial do governo do Estado, a eventos captados para o Rio de Janeiro. Na ocasião, o governador assinou o decreto que dispõe sobre o programa.
“Pretendemos mostrar a grandiosidade do Rio de Janeiro, as nossas praias e as belezas naturais da Região Serrana. É preciso ter consciência de que investir no turismo é fundamental. Estou muito feliz por assinar este avanço gigantesco em termos de captação de eventos que é o programa Rumo ao Rio, desenvolvido pela Secretaria de Turismo’d, destacou o governador.
O governo do estado vai emitir ainda a “Declaração de Apoio Oficial do Governador”. O documento facilitará o acesso à infraestrutura de serviços públicos, sob gerência do governo estadual, entre outras ações. O certificado poderá ser solicitado de forma simples e ágil através de preenchimento de formulário disponibilizado no site da Secretaria de Turismo (Setur-RJ). O prazo para a resposta é de até sete dias úteis.
“Este é um evidente e explícito compromisso público de que queremos que cada vez mais eventos venham para o Rio e que os turistas sejam bem recepcionados”, afirmou o secretário de Turismo, Otávio Leite. No evento de lançamento também foi assinado pelo governador Wilson Witzel um decreto que concede o diferimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A mudança integra as iniciativas com o objetivo de apoiar e estimular a captação de eventos no estado do Rio de Janeiro.
“Demos dois passos importantes no setor de eventos. São medidas que vão destravar alguns nós para que possamos estimular este setor de forma concreta. Havia uma incidência tributária absolutamente injusta que se praticava contra os organizadores de feiras e expositores porque se exigia o pagamento prévio das mercadorias que eram expostas, mesmo sem a certeza se elas seriam vendidas. Esta mecânica tributária ofensiva à captação eventos, neste momento, está sendo rompida. O expositor passará a pagar o tributo apenas sobre o que foi vendido” complementou o secretário de Turismo.
Eventos em alta no estado
O mercado de eventos no estado do Rio de Janeiro está cada vez mais aquecido. Dados do Rio Convention & Visitors Bureau revelam que em 2018 mais de 1,2 milhão de pessoas passaram pela capital em função de eventos. Foram 275 feiras, congressos e convenções, sendo 183 nacionais, 58 internacionais e 34 regionais. A pesquisa também aponta que 35% eram voltados para a área médica e 12% para negócios.
Em relação à localização, 41% dos eventos tiveram como sede a Zona Oeste, com destaque para a Barra da Tijuca, que concentrou 108. Outros 35% foram realizados no Centro ou na Zona Norte, e, 19% na zona Sul, com destaque para Copacabana, com 18.
Estiveram presentes ao evento diversas empresas e entidades, como por exemplo, Apresenta Rio, Abav Rio, ABEOC, Abih, Rio Convention, Assem Rio, Abrasel, FBHA, SindiRio, Bito, Rio Host, FCVB (Federação dos Conventions), Conventions CVBs, Fecomércio.
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