Estado quer ampliar participação da agricultura familiar fluminense no PAA

segunda-feira, 10 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O Estado do Rio pretende estimular seus agricultores a expandir a participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, que ampliará os limites individuais anuais por produtor de R$ 4,5 mil para R$ 5,5 mil. O objetivo do governo fluminense é promover a segurança alimentar, para isso deverá envolver a Secretaria de Agricultura, cooperativas e associações.

A agricultura familiar responde por mais de 80% da produção de alimentos no estado, tendo como destaques a produção de hortaliças, floricultura e pecuária de leite, que são atividades características da estrutura fundiária de pequenas propriedades. Até mesmo o segmento sucroalcooleiro, que em todo o país é típico da agricultura empresarial, no Rio de Janeiro é desenvolvido em grande parcela pelo segmento.

"Queremos promover segurança alimentar, estabilidade no fornecimento de produtos e geração de renda, através da comercialização para instituições públicas, seja utilizado cada vez mais por nossos agricultores”, disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo, em Brasília, onde participou de evento na sexta-feira, 7, de lançamento da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

CRÉDITO - Ainda em Brasília, o secretário de Agricultura reuniu-se com a diretoria do Banco do Brasil, onde negociou o apoio da instituição na ampliação da oferta de crédito de investimento para a agricultura fluminense. Segundo ele, o financiamento para investimento é o que transforma de fato a realidade, melhorando a produção e renda da população do campo e reduzindo ainda mais a pobreza rural.

"Vamos também usar cada vez mais nossos instrumentos de crédito como a equivalência produto, através do Moeda Verde, e o fomento de programas setoriais como Rio Genética, Florescer, Frutificar e Prosperar, entre outros. São ações que reforçam o apoio do governador Sérgio Cabral e do vice Pezão ao pequeno produtor, da melhoria das condições de escoamento com o programa Estradas da Produção à prestação de contrapartida para programas estruturantes do governo do estado com o Rio Rural”, finalizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade