Estado lança campanha de vacinação contra o sarampo

População de 6 meses a 49 anos é o alvo. Expectativa é que neste ano surjam mais de dez mil novos casos da doença
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
por Lyvia Stael (lyvia@avozdaserra.com.br)
Estado lança campanha de vacinação contra o sarampo

 A Secretaria Estadual de Saúde iniciou esta semana a campanha ‘RJ contra o Sarampo’, convocando a população entre seis meses e 49 anos para ser vacinada contra a doença nas unidades básicas de saúde. A vacinação é permanente, mas a nova campanha tem a finalidade de sensibilizar os fluminenses para a importância da imunização, já que há a expectativa de que neste ano surjam no estado mais de dez mil novos casos da doença que, em 2016, estava erradicada no Brasil. A vacinação é a única forma de prevenção, reforça a Secretaria de Saúde.

Para o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, o movimento antivacina defendido por alguns grupos e propagado em redes sociais foi um dos fatores que culminaram para a volta da doença no Brasil. “A população precisa se certificar que está imunizada. O sarampo mata. A vacinação é uma responsabilidade com a própria proteção, mas também com a da família, dos amigos e de pessoas próximas. Estamos convidando todos a aderirem à campanha, para gerarmos uma verdadeira mobilização pela saúde do Estado do Rio de Janeiro”, enfatiza Edmar.

O esquema vacinal contra o sarampo está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde para as faixas etárias recomendadas. Porém, com a iminência do aumento expressivo do número de casos, a orientação da Secretaria Estadual de Saúde é que a população busque as unidades básicas de saúde o quanto antes para receber a dose. Ainda segundo a secretaria, todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro estão abastecidos da vacina que previne a doença.

Vacinação em Friburgo 

Os postos de saúde de Nova Friburgo, normalmente, oferecem a vacina em qualquer época do ano, de segunda a sexta-feira. No Centro de Saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, o horário de vacinação é das 8h às 16h; no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, o horário é das 8h às 17h.

Para tomar a vacina é necessário apresentar um documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e caderneta de vacinação. Caso o cidadão tenha perdido a caderneta deverá procurar uma das salas de vacinação para abrir um novo cartão. A partir daí, a pessoa irá guardar esse documento porque vai precisar dele novamente. Em alguns casos, a pessoa precisará tomar alguma vacinas novamente.

Transmissão

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, tosse e espirro. A pessoa com sarampo pode apresentar mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Quem deve se vacinar

Todas as pessoas entre seis meses e 49 anos devem ser imunizadas. É recomendado que a população leve sua caderneta de vacinação na ida ao posto de saúde.

Contraindicações

Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos a proteína do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade