Estado investe na transformação digital do serviço público

Adesão ao programa .gov.br e parceria com o Ministério Público estão entre as iniciativas do 'Governo Digital RJ 4.0'
segunda-feira, 06 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O programa digital que vai permitir aos cidadãos fiscalizar a aplicação de recursos públicos pelo estado foi lançado em cerimônia com a participação do governador Wilson Witzel (Foto: Philippe Lima)
O programa digital que vai permitir aos cidadãos fiscalizar a aplicação de recursos públicos pelo estado foi lançado em cerimônia com a participação do governador Wilson Witzel (Foto: Philippe Lima)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está apostando na transformação digital do serviço público. Entre as iniciativas, estão a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público estadual (MP-RJ) para que a população possa fiscalizar os recursos públicos de forma virtual, além da adesão, por parte da administração estadual, ao programa .gov.br, da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia. A cerimônia, semana passada, no Palácio Guanabara, contou a presença do governador Wilson Witzel e secretários estaduais, entre outras autoridades.

“Somos o segundo estado a aderir à plataforma da rede.gov, o que demonstra um passo importante na administração. Além disso, a abertura do diálogo com o Ministério Público abre a transparência que desejamos ter com a sociedade fluminense. Queremos adotar as melhores práticas do governo federal e aplicá-las na nossa administração. Os próximos passos são transformar estas parcerias em números para que seja possível melhorar o tratamento da informação”, afirmou o secretário da Casa Civil e Governança, José Luis Zamith.

A parceria com o MP-RJ permitirá que o cidadão fluminense tenha acesso a uma plataforma digital que mostrará, de forma transparente e rápida, como os recursos orçamentários públicos estão sendo aplicados, além de informações relacionadas à gestão das políticas públicas. O portal utilizará a plataforma digital ‘MP em Mapas’, que reúne, por meio de inteligência artificial, dados georreferenciados relacionados a diferentes áreas no estado. O desenvolvimento de todo o projeto é coordenado pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação da Casa Civil e Governança e os dados divulgados são provenientes de todas as áreas governamentais.

“Esta é uma mudança de paradigma na administração estadual. Por meio desta plataforma, será possível otimizar as informações e racionalizar os recursos para entregar ao cidadão uma gestão eficiente. Há mais de 20 décadas que os processos deveriam ser menos burocráticos. Através da tecnologia é possível baixar custos e dar total transparência às ações governamentais”, ressaltou o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Gussem.

Adesão ao programa .gov.br

A transformação digital do governo do Estado do Rio também abrange à adesão ao programa .gov.br, da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia. Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos por parte dos cidadãos, uma só estrutura vai reunir cerca de mil serviços digitais. Atualmente, o estado recebe, por mês, cerca de dez mil solicitações, como emissão de documentos, por exemplo.

“Já somos a quarta população no mundo que mais acessa à internet. Ou seja, 70% dos brasileiros estão conectados. Por isso, é fundamental que as administrações públicas dos estados acompanhem essa evolução. Com a transformação digital, é possível reduzir os custos em 97%. A tecnologia consegue aumentar a oferta de serviços à população e, além disso, combate fraudes e supostos casos de corrupção – disse o secretário de Governo Digital, Luís Felipe Monteiro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: plataforma digital
Publicidade