Cordeiro, Saquarema e São Fidélis ganharão salas de cinema em breve. O Estado do Rio é o primeiro do Brasil a colocar em prática o projeto Cinema da Cidade. A iniciativa tem o objetivo de implantar espaços de exibição em municípios de pequeno e médio porte que não contam com cinemas em funcionamento.
Trata-se de uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Ministério da Cultura (MinC), da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Caixa Econômica Federal. Para a primeira edição serão investidos R$ 12,5 milhões. A previsão é de que a licitação para escolher a empresa que fará os projetos básicos e executivos das obras seja lançada em agosto.
Os complexos construídos serão de propriedade pública do município e deverão contar com duas salas de exibição, preferencialmente digitais. A administração será feita por empresas exibidoras, que serão escolhidas através de licitação. "Temos ações para fortalecer a indústria cinematográfica e o parque exibidor. Queremos atingir não somente as capitais, mas também o interior, com uma rede para lançamentos e acesso à exibição”, afirmou Julia Levy, superintendente do Audiovisual da Secretaria de Cultura.
Atualmente 24 das 30 cidades em condições de serem atendidas pelo projeto participam da seleção. Para receber as salas de cinema, os municípios são avaliados com base em critérios que consideram a adequação do imóvel proposto às necessidades da atividade de exibição; as condições socioeconômicas, ambientais e urbanísticas; e a potencialidade de manutenção e sustentabilidade comercial da atividade.
As iniciativas do estado para o setor incluem ainda o programa Cinema Para Todos, que já beneficiou mais de um milhão de alunos, com acesso às salas de exibição através da distribuição gratuita de vales-ingresso. Os vales podem ser trocados nas bilheterias de qualquer uma das 65 salas participantes.
Deixe o seu comentário