(SECOM) As secretarias de Saúde dos governos estadual e municipal continuam destacando a campanha intitulada “10 minutos contra a dengue”. Basta uma checagem por toda a casa em dez minutos por semana para que se consiga acabar com o mosquito da dengue.
Confira os detalhes dessa checagem: caixas d’água vedadas; calhas limpas; tonéis, galões, barris e poços bem vedados; pneus sem água e em lugares cobertos; bandejas de ar-condicionado limpas e sem água; bandejas de geladeira limpas e sem água; pratos de vasos de planta com areia até a borda; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; vasos sanitários, sem uso constante, fechados; baldes virados com a boca para baixo; lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças; e piscinas e fontes sempre tratadas.
O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a dez dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, pode-se interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.
O número de casos de dengue em 2012 deve ser elevado com a chegada do vírus 4, pois a maioria dos brasileiros não tem defesa contra esse tipo de vírus. Por isso esses dez minutos por semana são tão importantes. As pessoas devem ficar atentas e não deixar o mosquito se multiplicar.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, a dengue preocupa muito, pois além do Vírus 4, está se observando o retorno do vírus 1, que há vinte anos havia desaparecido.
“Como muitos jovens não tem a imunização, esse é outro agravante”, disse. Os números relatados pelo secretário demonstram como a dengue ainda está presente e de forma perigosa. Em 2011, foram 70 mil casos na cidade do Rio de Janeiro, enquanto que em Nova Friburgo, no mesmo período, foram registrados 1.224 casos da doença.
Outras informações sobre a campanha “10 minutos contra a dengue” no site www.riocontradengue.com.br.
Deixe o seu comentário