Estado do Rio ganha mais 592 policiais militares

terça-feira, 08 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O Estado do Rio de Janeiro ganhou mais 592 policiais militares na sexta-feira, 4. Ao todo, 592 policiais—sendo 77 mulheres—se formaram no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O subsecretário de planejamento da integração operacional, Roberto Sá, compareceu à cerimônia, em Sulacap, na zona oeste do Rio, representando o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Durante seu discurso, Sá lembrou que o Rio de Janeiro passa por uma fase de mudanças e quebras de paradigmas.

“Hoje vocês ingressam em uma instituição que reconhece cada vez mais o seu valor. Orgulhem-se por fazer parte da Polícia Militar, que é uma referência e é observada por outros estados e pela polícia de todo o mundo”.

O primeiro colocado da turma, Fabrício Celestino, recebeu o diploma das mãos do subsecretário, enquanto o comandante-geral da PM, coronel Erir Costa Filho, premiou o segundo lugar, Clayton Nascimento. Já o subcomandante operacional da PM, Coronel Pinheiro Neto, entregou a premiação a Ivan Leal, de Nova Friburgo, terceiro melhor aluno.

Durante os sete meses de curso os soldados aprenderam abordagem, sobrevivência, polícia comunitária e direitos humanos, entre outras disciplinas. O coronel Erir disse acreditar que a entrada destes novos alunos significa um avanço na instituição. “Que vocês ajudem a melhorar a vida da nossa sociedade, onde nós também fazemos parte. Precisamos que o nosso serviço seja de excelência”.

Os alunos, da turma do terceiro sargento José Ricardo Amorim Valente, tiveram aulas em três níveis: básico, com disciplinas como português, direitos humanos, ética e educação física; profissional, com aulas de técnicas de abordagem, polícia comunitária e policiamento ostensivo em geral; e jurídico, com disciplinas como noções de legislação, sociologia jurídica e legislação de trânsito.

Alunos comemoram a formatura

Morador do município de São João de Meriti, Fabrício Celestino contou que poder ingressar na Polícia Militar é a realização de um sonho. “Espero por este momento desde criança. Sou um admirador do trabalho da PM, pois ele é muito bem desenvolvido e importante para a sociedade”.

Clayton Nascimento, de 29 anos, revelou que a sua preparação física foi feita por conta própria, pois ele não tinha condições financeiras para pagar academia de ginástica. “Eu não imaginava ficar em segundo lugar na classificação geral. Toda a minha família está orgulhosa de mim.”

Já para o morador de Nova Friburgo, Ivan Leal, a sua vida em todos os setores mudará completamente daqui para frente. “Na área profissional, atenderei a comunidade da melhor maneira possível. Este esforço de passar para a PM foi todo mérito meu. Não poderia estar mais feliz”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade