A temporada de 2011/2012 atrai milhares de turistas para o Rio de Janeiro. De acordo com a secretaria estadual de Turismo, no período de dezembro a março, três milhões de visitantes são aguardados, seja por ar, mar ou terra. Os turistas vão injetar 2,2 bilhões de dólares na economia do estado, superando os resultados de 2010, quando 2,6 milhões de pessoas visitaram a capital, gerando 1,9 bilhão de dólares de movimentação financeira. Do total de turistas que chegarão ao Rio, 2,2 milhões são brasileiros e 754 mil, estrangeiros.
Muitos desses turistas chegam em transatlânticos. Somente nesta sexta-feira, 30, e neste sábado, 31, mais de 25 mil pessoas devem desembarcar no Terminal Internacional de Cruzeiros do Píer Mauá para passar o Réveillon na cidade do Rio de Janeiro, o que representa um reforço de 7,5 milhões de dólares na economia. Segundo cálculo da Associação Brasileira dos Operadores de Turismo Receptivo Internacional (Bito), cada turista marítimo gasta, em média, 300 dólares por dia. Outros quatro navios estavam para atracar nesta sexta-feira no porto e, neste sábado, cinco.
Na semana passada, 23 navios atracaram no porto e 70 mil turistas marítimos passaram pelo terminal, gastando cerca de 20 milhões de dólares na capital. A previsão é que, até abril de 2012, 700 mil turistas marítimos cheguem ao Rio.
Turismo em ascensão na Região Serrana
A capital está longe de ser o único destino turístico no estado. A Região Serrana, que ao longo do ano vem se recuperando da tragédia das chuvas, também comemora os dados de ocupação hoteleira para o verão. Segundo o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, os números positivos refletem o trabalho de promoção das cidades desenvolvido pelo governo do estado.
“O estado tem atrativos diversificados. Cada cidade tem particularidades que permitem a prática de um segmento do turismo. Os turistas precisam descobrir o Estado do Rio”, afirmou o secretário.
Em Petrópolis, a temporada deve atrair 275 mil turistas, gerando 32 milhões de reais para a economia. A ocupação média dos hotéis está em 80%. Cerca de oito mil empregos foram criados no setor. Em Teresópolis, 45% dos quartos já estão ocupados para o Réveillon. Em Nova Friburgo, os hotéis estão com 60% de reservas confirmadas.
Deixe o seu comentário