Estado detalha projeto do Hospital do Câncer

domingo, 27 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Estado detalha projeto do Hospital do Câncer
Estado detalha projeto do Hospital do Câncer

Texto: Márcio Madeira / Fotos: Amanda Tinoco

O lançamento da Pedra Fundamental do Hospital Regional de Oncologia da Região Serrana reuniu na tarde de ontem, 25, diversas autoridades estaduais e municipais das principais cidades atendidas e incluiu detalhamentos importantes a respeito dos serviços que serão oferecidos à população. A apresentação serviu ainda para confirmar uma importante informação que não havia sido esclarecida durante a sessão específica realizada sobre o tema na Câmara Municipal, no dia 11 de junho deste ano: o Hospital do Câncer terá, sim, capacidade para realizar tratamentos com radioterapia.

"Os secretários municipais de Saúde aqui presentes sabem que esse tem sido um grande desafio dentro de nossa estrutura de atendimento”, explicou a subsecretária estadual de Unidades Próprias, Ana Lucia Eiras das Neves. "Diversas vezes temos sido obrigados a enviar pacientes para outros estados, especialmente para Juiz de Fora, por conta das limitações na capacidade de realização da radioterapia. Ao todo, no estado, temos 18 aceleradores lineares cadastrados no Sistema Único de Saúde e aqui em Nova Friburgo nós teremos mais dois. Ou seja, apenas nesse estabelecimento concentraremos 10% de toda a capacidade estadual, e poderemos atender a 1780 pacientes por ano”, concluiu.

Paralelamente às informações de natureza técnica, diversas autoridades fizeram questão de enfatizar outros significados atrelados ao segundo hospital do estado — e o primeiro da rede estadual — dedicado à oncologia. "Para quem viveu de perto todo o drama de janeiro de 2011, e recebeu tantas críticas mal informadas desde então, a confirmação deste hospital é a realização de um sonho”, afirmou o secretário estadual de Governo, Affonso Monnerat, que também destacou a qualidade da construção original do Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs) e explicou que o projeto buscou respeitar o máximo da estrutura já existente, preservando algumas das qualidades arquitetônicas do espaço.

Já o prefeito Rogério Cabral lembrou a economia que o novo estabelecimento irá representar, ao reduzir ou eliminar a necessidade de viagens para tratamento, sem esquecer da redução no sacrifício imposto aos pacientes. "Esse é um hospital que vai atender a toda a região e vai reduzir um pouco o sofrimento de todas essas famílias que, vivendo momentos tão difíceis de suas vidas, ainda precisam enfrentar três ou quatro horas de viagem para que possam receber o tratamento necessário e o mesmo tempo no retorno para suas casas. E vai trazer também economia aos cofres públicos, porque essas viagens representam um custo bastante significativo ao sistema de saúde. Agora será possível aplicar esses recursos em outras áreas, como as Estratégias de Saúde da Família”.

Também presente ao evento, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, Ícaro Moreno Júnior, afirmou que a expectativa de duração da obra é de 450 dias. O início das atividades, no entanto, continua sujeito ao andamento do processo licitatório, que deve caminhar paralelamente ao período eleitoral. Cruzando todas as informações disponíveis, a estimativa mais próxima é de que o hospital possa ser inaugurado próximo ao fim do primeiro semestre de 2016.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário estadual de Saúde, Marcos Esner Musafir, que no fim da manhã vistoriou as instalações do Hospital Municipal Raul Sertã, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Azevedo. "Foi uma visita muito importante”, afirmou Luis Fernando. "O secretário estadual teve oportunidade de conferir todas as obras que estão sendo realizadas, como por exemplo a transferência da farmácia interna, e sua equipe também nos auxiliou com algumas consultorias. Tivemos a chance de mostrar nossa realidade e temos a certeza de que nossas demandas serão consideradas com atenção ainda maior a partir de agora”, encerrou o secretário municipal.

 

 

 

 


 

Affonso Monnerat: "Para quem viveu de perto todo o drama de janeiro

de 2011, a confirmação deste hospital é a realização de um sonho”

 

O prefeito Rogério Cabral destacou a importância do novo hospital para

aliviar o sofrimento de quem precisa viajar em busca de tratamento

 

 O secretário estadual de Saúde, Marcos Esner Musafir, visitou o Hospital

Municipal Raul Sertã antes de comparecer ao lançamento da Pedra Fundamental

 

Ícaro Moreno Júnior: "O prazo de conclusão da obra é de 450 dias”







CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade