Estação Livre terá festa da Flor e Country, Concerto da Primavera

Eventos que entraram no calendário cultural da cidade têm entrada franca
sábado, 22 de setembro de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A exuberância das flores em Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)
A exuberância das flores em Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)

A Festa da Flor de Nova Friburgo vai para a 12ª edição e é o maior evento do gênero no Estado do Rio de Janeiro. Prevista para acontecer de 10 a 14 de outubro, na Estação Livre - Praça Getúlio Vargas, além de seus produtos, os expositores vão oferecer oficinas, palestras e passeios turísticos para o visitante, que é sempre recebido com carinho em um ambiente florido e acolhedor. Amantes de floricultura, jardinagem e paisagismo, ficam encantados com as variedades oferecidas que incluem espécimes exclusivos da Mata Atlântica.

De acordo com a Teia de Eventos, empresa responsável pela organização do evento, a festa é considerada um marco positivo no resgate cultural da cidade, que já foi chamada de “Cidade dos Cravos”, além de ter sido uma das primeiras no Brasil a promover esse tipo de evento, no começo da década de 30.

Para muitos produtores, no entanto, a festa, que será realizada no centro da cidade deveria mudar de local.

"Temos o interesse de trazer a festa para cá, Vargem Alta, para dentro da nossa produção. O turista virá até aqui, vai visitar o local de onde saem as flores, das lavouras até as estufas. Mas, pra isso precisamos ajeitar as coisas. Este é nosso objetivo", revelou o produtor Manoel Vadite.

De acordo com ele, trazer eventos desse porte aproxima o produtor do friburguense e do turista, e vai “cutucar o poder público, obrigá-lo a estabelecer melhorias na região”.

Em nota, a Teia de Eventos afirma que “será um grande prazer realizar a Festa das Flores na comunidade de Vargem Alta”. Em conversa com alguns produtores na última reunião da Afloralta - Associação de Produtores de Vargem Alta, foram levantadas as questões quanto à realização do evento na região. Chegou-se ao consenso de que, em um primeiro momento, é preciso quantificar a capacidade de carga do local, criar um circuito rural, capacitar a comunidade para o receptivo, criar produtos locais para agregar a renda e  melhorar alguns aspectos quanto à infraestrutura.

“É necessário um local com condições estruturais para receber a montagem do evento, com estacionamento amplo para carros, ônibus e vans de excursão. Tudo isso precisa ser pensado", avaliou.

A empresa informa que está sendo construída “uma parceria com a Afloralta”, que visa um crescimento em conjunto, “possibilitando que o turismo rural seja realizado com todo o conforto e comodidade tanto para o visitante quanto para o morador".

Algumas visitas guiadas já estão sendo realizadas pelas empresas de receptivo locais para Vargem Alta. Mais informações no Nova Friburgo Convention Bureau, pelo telefone (22) 2533-0059.

Real Euterpe e Sinfônica dos Bombeiros apresentam Concerto da Primavera

Como tradicionalmente acontece nos últimos anos, a Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio e a Real Banda Euterpe Friburguense subirão ao palco, neste domingo, 23, a partir das 10h, para apresentação conjunta no espaço Multiuso do Nova Friburgo Country Clube, com o ‘Concerto da Primavera’.

A entrada é franca, e comemora o bicentenário de Nova Friburgo, realização conjunta da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Cultura e Turismo, do Comitê NF 200 e ainda com apoios do CBMERJ, por intermédio do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, sediado no município, e do Country Clube.

Sob as regências dos maestros Aurimar Bento Donato (Sinfônica dos Bombeiros) e de Nelson José da Silva Neto (Real Euterpe), o concerto mobilizou músicos de ambas as agremiações, em ensaios nos últimos dias.

Na última quinta-feira, 13, o maestro Nelsinho, da Euterpe, conduziu um grupo de instrumentistas da sesquicentenária banda friburguense para ensaio conjunto, no Rio, com músicos da Sinfônica dos Bombeiros, enquanto na tarde do último sábado, 15, o maestro Aurimar esteve na sede da Euterpe para ensaiar com demais integrantes da agremiação musical friburguense.

“Um evento para toda a família, na manhã do próximo domingo, 23, e que promete agradáveis momentos para saudar a estação das flores”, comentou José Nilson da Silva, presidente da Real Banda Euterpe, lembrando ainda que a apresentação, além de homenagear os dois séculos de fundação do município, ainda celebra o 60º aniversário do Nova Friburgo Country Clube.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: primavera | evento
Publicidade