Está na hora de arrumar a casa!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Está na hora de arrumar a casa!
Está na hora de arrumar a casa!

Henrique Amorim

Para conseguir bons resultados é preciso um bom preparo através do ensino. É com essa filosofia que o prefeito Heródoto Bento de Mello pretende mudar totalmente a cara de Nova Friburgo implantando um novo comportamento social: o respeito às leis que existem, mas nem sempre são cumpridas, às vezes, por puro relaxamento do próprio poder público. A intenção é colocar ordem na cidade conscientizando a população sobre seus direitos e deveres para uma boa e pacífica convivência no espaço urbano. A iniciativa, porém, deverá partir dos próprios friburguenses que serão alertados quanto à necessidade de cumprir a lei através de panfletos e cartazes que serão distribuídos aos transeuntes, comerciantes e empresários.

Esse será o primeiro passo da campanha Uma nova ordem urbana para uma Nova Friburgo, lançada ontem, 29, pelo prefeito Heródoto e o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), coronel Hudson de Aguiar Miranda, com a presença do comandante do 11º BPM, tenente-coronel Robson da Silva Santos, parceiro do projeto, grande parte do secretariado do governo e vereadores. Durante a apresentação da campanha Uma nova ordem urbana para uma Nova Friburgo, o coronel Hudson anunciou que, após o período de conscientização (sem data divulgada), haverá repressão nos casos de reincidência.

Na ocasião foi anunciada também a criação da futura Secretaria Municipal de Ordem Urbana, que terá o coronel Hudson como titular e abrangerá a Autran, Guarda Municipal, Departamento de Posturas e a Defesa Civil. “Com a campanha iremos aplicar à risca o Código de Posturas de Nova Friburgo, que, embora tenha sido elaborado em 1969, continua bastante atual”, disse o superintendente da Autran, observando que uma das irregularidades campeãs na cidade é a falta de alvarás de funcionamento no comércio. “Queremos primeiro pegar o cidadão pela mão e alertá-lo que ele está fazendo a coisa errada, orientando-o a fazer o certo. Não devemos ir logo puxando a orelha. Queremos a disciplina, mas com ternura”, sustentou Heródoto.

O que pode e o que não pode

O prefeito observou durante o lançamento da campanha que não deverão ser toleradas a carga e descarga e o estacionamento de veículos em horários e locais proibidos, a propaganda em espaços não autorizados pela Prefeitura, o lixo colocado nas ruas fora dos horários pré-estabelecidos para coleta, a exposição de mercadorias de lojas nas calçadas e penduradas em marquises, entre outras irregularidades facilmente observadas hoje nas ruas da cidade. Os motoristas e pedestres também serão alvo da campanha, que irá propor a solidariedade no trânsito com respeito à sinalização.

“Nós, motoristas, temos que aprender a parar o carro na faixa de pedestres para um transeunte atravessar. Como pedestres não deveremos, pois, atravessar fora da faixa. Ensinando as crianças teremos em breve uma cidade melhor. Assim também se combate a violência com cidadãos bem educados e se atrai mais turistas”, acredita o prefeito. A população e os comerciantes poderão se informar sobre como fazer a sua parte para garantir a ordem urbana, consultar o código de posturas do município e até fazer denúncias na página da campanha na internet (www.ordemnovafriburgo.com.br).

Heródoto observou também que soluções simples já adotadas colaboram para a melhoria de serviços como a carga e descarga na Avenida Alberto Braune, que passou a ser feita com os caminhões estacionados de ré, eliminando o despejo de mercadorias no meio da rua. A campanha também irá alertar os proprietários de bares que comercializam bebidas alcoólicas que a desordem, algazarra e demais barulhos que porventura ocorram entre os clientes sujeitarão os responsáveis pelos estabelecimento a multa e possível cassação do alvará, caso haja reincidência.

A higiene pública também será preservada com o impedimento da obstrução das calçadas com lixo que só poderá ser depositado em locais pré-determinados no horário da coleta. As chaminés de restaurantes e indústrias terão que ter altura suficiente para que a fuligem não incomode os vizinhos. As calçadas e ruas também não poderão ser ocupadas por mercadorias, carrinhos de compras e mesas de restaurantes e lanchonetes, prejudicando a livre passagem dos pedestres.

O reforço no patrulhamento das ruas já está sendo feito pela Guarda Municipal e caberá à Autran intensificar o choque de ordem na proibição ao estacionamento irregular, inclusive as filas duplas e o novo ordenamento do trânsito no Centro com a inversão de mão das ruas Leuenroth e Comandante Ribeiro de Barros (Rua do Arco) no Paissandu e a capacitação permanente dos agentes.

Até o meio ambiente estará na mira da ordem geral. A circulação de retroescavadeiras sem apresentação de licença da obra à qual o equipamento estará servindo será proibida em todo o município. “As escavações não programadas certamente vão resultar em desabamentos que depois agridirão pessoas e o meio ambiente. Essas máquinas são verdadeiras AR-15”, simulou Heródoto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade