ESPORTES - Título em casa

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Título em casa
ESPORTES - Título em casa

Vinicius Gastin
Por uma diferença de apenas dois minutos, o título geral do Montanha Cup ficou em Nova Friburgo. O atleta Damiano Militão, um dos principais nomes do Mountain Bike friburguense, faturou a prova no último domingo, 10, em São Pedro da Serra, com o tempo de duas horas e três minutos. O segundo colocado, o cantagalense Kaio Cezar, piloto de uma equipe paulista, cruzou a linha de chegada com duas horas e cinco minutos. Isaías Teixeira, campeão de 2011, foi o terceiro colocado.
“São 18 anos de Mountain Bike. Primeiro eu tenho que elogiar a pista, estava uma maravilha. Esse esporte cansa e só quem o faz sabe o quanto. Quem não compete também deve imaginar, mas dependendo da pista o cansaço é aliviado. Locais como a Toca da Onça, os rios, a paisagem que visualizamos no alto das montanhas, relaxam. Parabéns à organização pelo apoio e marcação impecável. Foi quase impossível cometer algum erro na pista. Todos os lugares de risco tinham um grupo de pessoas para auxiliar. Isso nos dá segurança e anima as pessoas a participarem”, disse o vencedor.

A PROVA
A tranquilidade do distrito de São Pedro da Serra deu lugar à movimentação dos organizadores já nas primeiras horas de domingo. Liderados por Orlando Miele, idealizador do Montanha Cup, a Defesa Civil, os militares, amigos, amantes do mountain bike e voluntários empenharam-se para deixar tudo pronto até a hora programada. O resultado do esforço foi a pontualidade: às 9h, o ronco dos motores das motos anunciaram a largada e os ciclistas começaram a pedalar com destino à Sibéria.
Neste primeiro trecho, uma íngreme subida separou o “pelotão de frente” e praticamente definiu os pilotos que brigariam pelo título. Damiano Militão, Kaio Cezar, Isaías Teixeira, Leandro Dominick e Alexandro Pereira iniciaram a prova em alta velocidade e, aos poucos, abriram frente em relação aos demais competidores. Os atletas seguiram para a localidade de Bocaina dos Blaudt, passando pela Sibéria, atravessaram o asfalto da RJ-142 no sentido Galdinópolis, subiram a serra de Rio Bonito no sentido Macaé de Cima e desceram para Toca da Onça, a partir de onde o percurso de volta foi feito pelo mesmo caminho. A chegada cronometrada aconteceu no Alto da Sibéria. “Nós tivemos dois tipos de chegada porque não deu pra fazer uma em São Pedro da Serra. Por questão de segurança, a gente faz a chegada lá em cima (Sibéria). O atleta já venceu lá em cima, em São Pedro, e nós fazemos uma chegada simbólica para as pessoas assistirem”, destacou Orlando Miele.
E assim foi feito. Por volta de meio-dia, Damiano Militão foi recebido com festa pelas dezenas de pessoas que aguardavam na praça do coreto, no centro de São Pedro da Serra. A diferença de apenas dois minutos em relação à Kaio Cezar garantiu o primeiro título do Montanha Cup ao piloto de Nova Friburgo. “A estratégia principal foi vir até aqui, observar a pista e escolher uma relação de marchas que fosse adequada para concluir as subidas e descidas sem perder o rendimento. Na parte física, acredito que os acompanhamentos técnico e nutricional foram os principais fatores que ajudaram a ter esse desempenho na prova”, revelou.
Segundo colocado no geral e vencedor na categoria elite, o cantagalense Kaio Cezar compete por uma equipe de São Paulo. Para pedalar nesta edição, o ciclista teve de superar os problemas de saúde pelos quais passou no início da semana. “É uma prova bem tradicional e desde o primeiro ano eu participo. Para conquistar o título na minha categoria e ser vice no geral eu tive que superar a dengue, que me deixou de cama no início da semana. Estar aqui é motivo de muita felicidade.”
Isaías de Oliveira Teixeira, campeão da prova em 2011, foi o terceiro colocado na prova deste ano. “Eu retornei aos treinos há oito semanas. Fiquei parado durante seis meses no ano passado porque não pude deixar o meu trabalho para me dedicar ao esporte. Não estava tão bem treinado quanto eu gostaria e a prova ainda aconteceu um mês antes do normal.”

PILOTOS SUPERAM FALTA DE PATROCÍNIO 
Viver do esporte é um privilégio para poucos atletas no Brasil. A falta de patrocínio e apoio obriga aos desportistas a dividir o tempo entre a prática esportiva e o emprego em outra área qualquer. O caso se aplica aos ciclistas que participaram da oitava edição do Montanha Cup. Isaías Teixeira, por exemplo, admitiu não ter se preparado da maneira ideal. “Não tenho como me dedicar exclusivamente ao esporte. Essa é uma dificuldade encontrada por muitos em Nova Friburgo e no Brasil inteiro. Tenho que trabalhar e dividir os tempos de treinos para poder participar.”
A competitividade da prova e o nível dos atletas tornaram a missão do bicampeonato ainda mais difícil para o ciclista de 31 anos. “O piloto tem que estar bem treinado, preparado e isso é importante até mesmo para quem correu na categoria turismo. A prova foi muito boa e o bom nível dos atletas aumentou ainda mais as dificuldades que normalmente encontramos.”

TRILHAS ENCANTAM  OS TURISTAS
A Montanha Cup já pode ser considerada como uma tradicional prova no calendário esportivo do município. O evento também é um grande incentivador turístico: cerca de 200 competidores inscreveram-se para participar da prova e, aproximadamente 90%, vieram de outras partes do estado e do país. “Eu sou de Nova Friburgo e me sinto privilegiado por isso. Os circuitos aqui são sempre bonitos, técnicos e bem selecionados pela organização”, comentou Isaías.
A corrida foi divida em 17 categorias, contemplando jovens dos 15 aos 67 anos. A previsão inicial para a conclusão do percurso era de 2h30min, mas Damiano Militão superou as expectativas e cruzou a linha de chegadas com 2h3min. 

MILITÃO MIRA O TÍTULO MUNDIAL
A vitória de Damiano Militão está longe de ser considerada surpreendente. O ciclista de 32 anos é um dos principais nomes do mountain bike mundial e comprovou a competência em 2012. O Campeonato Mundial de Mountain Bike Master foi disputado em Camboriú (SC) e o professor de engenharia mecânica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) conquistou a medalha de prata na categoria 30/34 anos, que reuniu 64 atletas. “Ano passado eu fui vice-campeão mundial e já estava num ritmo de treinos bem forte há um ano e meio”, contou.
A medalha de ouro ficou com o italiano Fabio Zampese, de 30 anos, ao completar as seis voltas em 1h41min28s. O venezuelano Tony José Castro Ojeda faturou a medalha de bronze. O Brasil fechou a participação no Mundial do ano passado com um total de 23 medalhas, dez a mais que em 2011. O país terminou com cinco medalhas de ouro, nove de prata e nove de bronze. Damiano Militão subiu ao pódio, mas não no lugar em que realmente deseja estar neste ano. “Mantive o mesmo ritmo na Montanha Cup para tentar buscar o título mundial na África do Sul.” 

Resultados finais do Montanha Cup 2013
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º - Damiano da Silva Militão - 02:03:53 - Nova Friburgo/RJ
2º - Kaio Cezar da Silva Cordeiro - 02:07:57 - Cantagalo/RJ
3º - Izaías de Oliveira Teixeira - 02:11:15 - Nova Friburgo/RJ
4º - Leandro de Campos Dominick - 02:17:21 - Rio das Ostras/RJ
5º - Alexandro Ferreira Pereira - 02:18:32 - Rio de Janeiro/RJ

ELITE MASCULINO
1º - Kaio Cezar da Silva Cordeiro - 02:07:57 - Cantagalo/RJ
2º - Izaías de Oliveira Teixeira - 02:11:15 - Nova Friburgo/RJ
3º - Alexandro Ferreira Pereira - 02:18:32 - Rio de Janeiro/RJ

FEMININO OPEN 
1º - Carla Lavigne - 03:10:17  - Rio de Janeiro/RJ
2º - Nathalia Rosa de Oliveira - 03:20:19 - Teresópolis/RJ  
3º - Monica Espírito Santo Bernardes - 03:27:13 - Rio de Janeiro/RJ

SUB 23
1º - Coelho - 02:38:16 - Casimiro de Abreu/RJ
2º - João Marcos Defanti de Souza - 03:28:47 - Mimoso do Sul/ES
3º - Paulo Victor Gonçalves Badoca - 03:56:54 - Campos/RJ

SUB 30
1º - Carlos Henrique de Castro Gomes - 02:25:41 - Casimiro de Abreu/RJ
2º - Josival Soares Santos - 02:34:46 - Rio de Janeiro/RJ
3º - Décio Leonardo Pereira Viana - 02:59:16 - Macaé/RJ

MASTER A1 
1º - Damiano da Silva Militão - 02:03:53 - Nova Friburgo/RJ
2º - Leandro de Campos Dominick - 02:17:21 - Rio das Ostras/RJ
3º - Otavio Fontes Pessanha Leite - 02:22:18 - Nova Friburgo/RJ

MASTER A2
1º - Marcelo de Oliveira Santiago - 02:38:03 - Nova Friburgo/RJ  
2º - Marcelo da Silva Mouzer - 02:38:47 - Três Rios/RJ
3º - Everson Claro Furtado - 02:45:05 - Rio das Ostras/RJ

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade