Vinicius Gastin
A Seleção de Nova Friburgo estreou com o pé direito na 5ª edição da Copa Intertv de Futsal. A primeira rodada foi realizada no último sábado, 10, no ginásio do Colégio Anchieta, e o time friburguense venceu Duas Barras por 6x5. No próximo domingo, 18, Nova Friburgo enfrenta São Sebastião do Alto, às 20h.
Antes de a bola rolar, a cerimônia de abertura contou com as participações do prefeito Rogério Cabral e do diretor da Rede Intertv, Heder Alvez, e apresentações da equipe de ginástica da Silvana Gym e da cantora Denise Pinaud, que entoou à capela o Hino Nacional.
O jogo
Em casa seria natural o time de Nova Friburgo tomar a iniciativa do jogo. O Duas Barras, entretanto, tentou impedir ao ficar com a bola dominada nos primeiros instantes. Não funcionou. Escalada com jogadores mais experientes, a equipe friburguense foi sempre mais perigosa. João Gabriel (artilheiro da Supercopa SAF de Futebol Amador) participou bem dos dois lances iniciais. No primeiro rolou para Polessa chutar e o goleiro defender. No segundo carimbou o travessão. A resposta do Duas Barras veio à altura, em rápido contragolpe e finalização na trave. Apenas um susto: instantes depois, Polessa roubou a bola, avançou e bateu por baixo do goleiro para abrir o placar. O camisa 7 também foi o autor do segundo gol, após tabela com João Gabriel e chute certeiro, sem chances de defesa. As alterações começaram a acontecer a partir dos oito minutos, e o Nova Friburgo conseguiu manter o nível. Douglas parou em nova defesa do goleiro, que não segurou a cobrança de falta de Maicon aos 12 minutos, 3x0. A chance de ampliar esteve nos pés de Heitor, que bateu para fora. Antes do intervalo Duas Barras finalizou três vezes ao gol, mas pecou na pontaria.
Para a etapa final, o técnico Luiz Felipe de Andrade manteve a mesma formação que terminou a primeira etapa. Entretanto, a postura não foi a mesma e o time adversário tomou conta da partida. Veloz e rápido na troca de passes, o Duas Barras diminuiu aos cinco minutos. Antes os visitantes haviam finalizado três vezes, contra apenas um chute de Maicon para Nova Friburgo — salvo em cima da linha pela defesa. O segundo gol foi após um erro na saída de bola e o empate por pouco não aconteceu no lance seguinte. O time titular voltou a campo, mas não segurou o ímpeto adversário e o travessão impediu o terceiro gol bibarrense, mais maduro do que o quarto friburguense naquele momento. Em nova tentativa de conter o rival, Luiz Felipe colocou o pivô Cordeiro para segurar a bola no ataque, e a alteração surtiu efeito além do esperado. Em jogada pelo lado direito, Cordeiro tentou rolar para o meio, a bola desviou na defesa e entrou. O alívio para o time da casa foi maior quando Polessa marcou o quinto gol, aos 15. Mas não foi o suficiente para definir o placar e os cinco minutos finais foram eletrizantes. Um chute de longa distância, pouco depois, recolocou Duas Barras na partida. Nova Friburgo marcou o sexto, mas os visitantes chegaram ao quarto gol a apenas oito segundos do fim. E ainda deu tempo para sofrer a sexta falta, que dá direito ao tiro de dez metros sem barreira, e marcar o quinto gol. Contudo, no fim das contas, Nova Friburgo estreou com vitória: 6x5.
Campeão e vice do torneio disputam a Super
Copa contra os vencedores de outras regiões
A Copa Intertv de Futsal
O campeonato integra 50 municípios, divididos em três regiões: Serrana, Norte Fluminense e dos Lagos. Este ano Nova Friburgo, Saquarema, Araruama e Cardoso Moreira são as cidades sedes da competição. A novidade é a participação de equipes na categoria sub-13. Os jogos acontecerão simultaneamente entre 10 de agosto e 9 de novembro. Os campeões e vice-campeões de cada região disputarão a Super Copa. Os dois times classificados fazem a grande final, com transmissão ao vivo da Rede Intertv.
Resultados da 1ª rodada:
Nova Friburgo 6x5 Duas Barras
Trajano de Moraes 3x2 ALT
Cantagalo 7x7 S.M. Madalena
Macuco 2x3 Sumidouro
Petrópolis 5x6 Carmo
Areal 2x3 Cordeiro
S.J.V. do Rio Preto 2x0 Cachoeiras de Macacu
S.S. do Alto 2x3 Teresópolis
A 2ª rodada (18/08):
12h – Sumidouro x Petrópolis
13h – Cachoeiras de Macacu x Cordeiro
14h – Trajano de Moraes x S.M. Madalena
15h – Areal x S.J.V. do Rio Preto
17h – ALT x Cantagalo
18h – Carmo x Macuco
19h – Duas Barras x Teresópolis
20h – Nova Friburgo x S.S. do Alto
Polessa marcou três gols e foi o destaque na vitória
O público compareceu em bom número para prestigiar a abertura da competição
Técnico aprova estreia, mas alerta para a desatenção
Luiz Felipe de Andrade analisa o primeiro jogo do Nova Friburgo
Após um bom primeiro tempo contra o Duas Barras, o Nova Friburgo enfrentou dificuldades na etapa final. O time friburguense garantiu a vitória apenas nos minutos finais e por pouco não sofreu o empate dos bibarrenses. "Nós esperávamos essa dificuldade, pois tivemos pouco tempo para treinar. Foram apenas seis atividades antes do início da competição. Deixamos o adversário crescer no segundo tempo. O futsal tem isso, não existe jogo decidido, é muito dinâmico. Na primeira etapa poderíamos ter liquidado o jogo, desperdiçamos dois contra-ataques. Por ser estreia e em casa imaginamos que seria complicado, até pelo título conquistado no ano passado. A cobrança aumenta”, avaliou o técnico Luiz Felipe de Andrade.
O treinador optou pela escalação de um time mais experiente e colocou os jogadores mais jovens gradativamente em quadra. A justificativa pela escolha é o entrosamento entre os quatro que iniciaram a partida. "Eu escalei o time que treinou mais vezes, mas até os nossos jogadores mais jovens possuem certa rodagem no futebol, estão acostumados com competições. O nosso esquema é esse mesmo, e trocamos frequentemente. O grupo é nivelado, com muitos jogadores de qualidade.”
O Nova Friburgo realizou ontem o único treino antes da segunda rodada. De acordo com Luiz Felipe, o objetivo da atividade foi corrigir as falhas na marcação. "Quando estávamos marcando a meia quadra nós atuamos bem, demos poucos espaços. Mas quando decidimos apertar os espaços apareceram para o Duas Barras. Temos que trabalhar um pouco mais essa parte nos próximos treinos.”
O técnico Luiz Felipe de Andrade aprovou a estreia,
mas fala em corrigir erros para a segunda rodada
Deixe o seu comentário