ESPORTES - Seis jogadores do Friburgo Rugby convocados para a seleção estadual

segunda-feira, 26 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Seis jogadores do Friburgo Rugby convocados para a seleção estadual
ESPORTES - Seis jogadores do Friburgo Rugby convocados para a seleção estadual

Seis jogadores do Friburgo Rugby foram convocados para fazer parte da seleção fluminense de rugby, na modalidade Rugby de 15. Eles participaram de um teste em Niterói, no campus do Gragoatá da UFF, no último dia 20, e, após serem observados pelo técnico Fernando Esdeban, foram confirmados no amistoso que a seleção faz neste sábado, 24, contra o Lanús da Argentina.
Raphael Fialho, Juliano Espírito Santo, Felipe Vogas, Filipe Sardou, Alisson Gabrig e Geudsy Abib são os convocados. Todos são atletas do time do Friburgo Rugby que participou do estadual no 1º semestre.
Eles veem na oportunidade uma chance de aprender mais para o time friburguense, dividir a experiência com os demais atletas da equipe e também na preparação da escolinha de rugby de crianças e adolescentes que busca formar novos jogadores no campo do Santa Luzia, no Cônego.
Os convocados para os amistosos de fim de ano sonham estar na seleção fluminense que participará do Campeonato Brasileiro no ano que vem. E a chance é real, nas próprias palavras do treinador que comandou a equipe friburguense nesta temporada e que agora é o técnico da seleção fluminense. Essa relação pode ser um facilitador, já que o técnico da seleção conhece bem os jogadores de Nova Friburgo.   
O rugby de 15, para o qual os atletas foram convocados, é o mais popular do mundo e utilizado na Copa do Mundo de Rugby, que atualmente perde apenas para a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas, sendo, portanto, o 3º maior evento esportivo do planeta.
Já nas olimpíadas, é utilizado o rugby de sete, ou seja, os jogos têm menos atletas (7) e é mais dinâmico. O rugby volta às Olimpíadas no Rio após algumas décadas. Esse retorno promete popularizar ainda mais o esporte e, obviamente, Nova Friburgo quer pegar carona nessa previsível evolução.
Acoplado a isso, o Friburgo Rugby está animado com a possibilidade de ter na cidade um Centro de Treinamento Popular da modalidade que, segundo a proposta conquistada na reunião de emendas participativas do deputado federal Glauber Braga, prevê também um centro de treinamento de jiu-jítsu. A mobilização dos atletas permitiu a conquista do recurso de R$ 1 milhão, cuja proposta será apresentada em Brasília para o orçamento 2013.
O sonho é fazer de Nova Friburgo uma das principais referências do esporte no país. Com essas conquistas recentes, o caminho parece estar aberto para tal.               


Friburguense cria escola de futebol para promover integração social e observar novos talentos

O Friburguense vai abrir, de vez, as portas para a garotada. A fim de aproximar os jovens talentos da região ao clube, o Frizão vai inaugurar a Escola de Futebol do Friburguense no dia 4 de dezembro, às 17h30. Crianças de cinco a 15 anos podem fazer a inscrição através dos telefones 9956-1203, 8817-0133 ou 2526-7004. O contato pode ser feito também pessoalmente no departamento de futebol do Friburguense. Os garotos que se destacarem serão integrados às divisões de base do tricolor serrano.
A escolinha vai funcionar no campo sintético do Friburguense e, esporadicamente, no campo oficial. Os treinos acontecerão todos os dias, de acordo com os horários pré-determinados e categorias diversas. O objetivo, além de observar os jovens valores, é promover a integração social. Por isso, não será avaliado nenhum critério técnico para a participação das crianças. O preço será promocional no mês de dezembro: R$ 50,00, que inclui um kit com o uniforme completo (meião, calção e camisa).

Elenco profissional conta com 80% de jogadores formados no clube
 Atualmente, o time profissional do Friburguense conta com 80% dos jogadores formados nas divisões de base do clube. Na equipe titular, Diego Guerra, Bidu (ambos nascidos em Nova Friburgo), Lucas, Marcelo e Romulo foram formados no Frizão. O elenco considerado principal conta ainda com Afonso, Leomir, Toshyia e Douglas (também nascido na cidade), todos com passagens pelas categorias inferiores.
“O Friburguense valoriza o trabalho da base, apesar da ideia equivocada que se tem a respeito do assunto. Nosso elenco profissional é recheado de jogadores que subiram dos juniores e, nos últimos anos, temos revelado bons valores”, disse o gerente de futebol Siqueirinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade