O professor Renato Satyro, secretário municipal de Esportes, fez um balanço de suas atividades nestes pouco mais de 10 meses que está à frente da pasta do esporte. Para boa parte dos desportistas friburguenses, um período de evolução do esporte local, porque a secretaria pode atender as mais diversas entidades que organizam eventos na cidade. Além de apoio a inúmeras promoções individuais, a secretaria também organizou, construiu quadras, criou escolinhas, movimentando todo município.
Foram criadas quatro escolinhas de futebol: em Duas Pedras, Cordoeira, Amparo e Barroso; da mesma forma, no que se refere a núcleos da terceira idade, em Olaria e Conselheiro Paulino.
Em termos de quadras inauguradas ou em construção, temos: Santa Bernadete, São Jorge, Maringá, Nova Suíça, Solares, Salinas, cobertura da quadra de São Pedro da Serra, reforma da quadra de Tiradentes.
No momento está em licitação a recuperação das quadras de Campo do Coelho, Cordoeira, Duas Pedras, Pastão, Conselheiro Paulino, Vila Amélia, Bairro Ypu e São Geraldo.
Recentemente, a secretaria adquiriu um carro de 16 lugares, para transporte de equipes das várias modalidades para eventos fora da cidade, além de material esportivo que ficará para o ano de 2013, para que o secretário que vier a assumir a pasta possa trabalhar com tranquilidade.
Durante a gestão de Renato Satyro, a secretaria organizou projetos como Acerte o Passo e Escola Saudável.
Sonho antigo, que se tornou realidade foi a Academia da Terceira Idade, com uma unidade em Conselheiro Paulino, outra em Olaria e uma terceira na Chácara do Paraíso. Neste momento, a prefeitura está também no processo de revitalização da ciclovia de Olaria.
Mas além do veículo para transporte de pessoas, Renato Satyro conseguiu um Gol e um Saveiro que serve à secretaria transportando material e dando atendimento aos eventos da cidade.
Em termos de subvenções, a secretaria conseguiu apoiar financeiramente o Inec – Instituto de Esportes e Cultura de Nova Friburgo, e a Aesport – Associação de Esportes de Olaria Cônego e Cascatinha.
Finalmente, a secretaria de Esportes vai ajudar com material esportivo, entidades de diversos bairros como o Nova Friburgo Rugby, Parque Maria Tereza, Rua São Paulo, Galdinópolis, Lumiar, São Pedro da Serra, Escolinha do Serrano, Projeto Social Floresta, Veterano Serrano, Clube Comunitário de Conselheiro Paulino, Amparo Futebol Clube e Associação de Moradores do Tinguily.
EVENTOS – Os principais eventos atendidos pela secretaria foram:
Etapa Carioca de Supercross
Festa Nacional do Corredor
Junfri
Copa Rio sub 17
Corrida da Mulher, Corrida Ecológica, Corrida pelo Meio Ambiente
JAI – Jogos Abertos do Interior
Montanha Cup
Campeonato de Futebol Olaria
Fightway Championship
Dia do Desafio
Campeonato do 3° Distrito
Festival de Pipas
Copa Inter TV (pela primeira vez com apoio e campeã)
Jogos Escolares Municipais
Encontro dos Núcleos Municipais
Copa Edmond de Taekwondo
Campeonato Friburguense de Downhill
Corrida e Passeio Ciclístico da Primavera
Copa da Amizade de Futebol
Copa Municipal de Sinuca
ACERTE O PASSO – Um dos primeiros projetos da secretaria, o Acerte o Passo, pode ser considerado um dos mais importantes, porque faz aferição de pressão arterial, avaliação, orientações, teste de glicemia, acompanhamento e aula de alongamento.
Atualmente ele é realizado em três diferentes locais: segunda-feira, na Via Expressa; quara-feira, em Conselheiro Paulino; e sábado, na Avenida Galdino do Valle Filho, em frente à Igreja Luterana. O projeto é gratuito e qualquer pessoa pode participar.
As orientações para a prática saudável de caminhada e corrida são: procurar o médico antes de iniciar qualquer atividade física; procurar o profissional de educação física antes de iniciar a atividade física e só iniciá-la depois de liberado pelo médico; consumir alimentos leves antes da prática de atividades físicas; fazer alongamentos antes e depois da caminhada; fazer a caminhada em solo regular; exercitar-se pelo menos três vezes por semana, no mínimo por 30 minutos; usar roupas leves, tênis apropriado, boné ou chapéu, protetor solar e óculos escuros; beber líquido (água) antes, durante e depois da atividade física.
Educação Física 2 vence a Copa Estácio
O time do curso de Educação Física 2 venceu a 1° Copa Estácio Intercursos de Futsal Masculino, realizada no final da semana passada. A competição contou com dezenas de estudantes da Universidade Estácio de Sá que substituíram livros pela bola, tênis pelas chuteiras. O torneio teve como objetivo o congraçamento entre os cursos da Unesa.
As partidas aconteceram no Ginásio Poliesportivo de Duas Pedras, onde os 130 universitários inscritos travaram ótimos duelos.
O regulamento previa que cada curso poderia inscrever até dez jogadores e a Educação Física foi o campeão neste quesito, com a formação de cinco equipes; seguido pelo curso de Direito, com três; Comunicação Social e Engenharia, dois; e Fisioterapia, Análise de Sistemas e Administração, com um time, cada. Os atletas da equipe campeã ganharam uma bolsa de estudo de até 50% durante os meses de novembro e dezembro deste ano.
No primeiro dia de competição, dez jogos foram disputados entre 10h e 19h. A rede balançou 97 vezes, sem contar a disputa por pênaltis no último jogo do dia. Confira os resultados:
Educação Física 2 7 x 3 Educação Física 3
Educação Física 4 6 x 5 Educação Física 5
Direito 1 1 x 5 Direito 2
Comunicação 1 4 x 8 Comunicação 2
Engenharia 1 9 x 5 Engenharia 2
Análise 0 x (wo) Administração
Educação Física 1 3 x 7 Direito 3
Educação Física 5 1 x 7 Educação Física 1
Engenharia 2 17 x 3 Fisioterapia
Direito 2 3(2) x (1)3 Comunicação 2
No domingo os resultados foram:
Educação Física 2 9 x 6 Educação Física 1
Engenharia 1 3 x 5 Administração
Direito 2 2 x 12 Educação Física 2
Administração 1 x 3 Educação Física 2
O time campeão atuou com Yuri, Matheus Cordeiro, Café, Hugo, Geovani, Jhonata, Rinaldo Júnior, Alessander, Julio e Juninho Muxinelli. Técnico: Adriano José.
Resgatando o passado
Overlande Lourenço da Silva (Chico da Roça)
Aposentado, natural de Itaocara, nascido em 7 de dezembro de 1932, ingressou no futebol aos 17 anos, atuando pelo Suburbano de Cambuci. Atuou também pelo União de Itaocara e depois foi contratado pelo Serrano. Jogou também no Filó, depois passou pelo Fluminense e Friburgo, e foi um dos destaques da seleção friburguense.
Foi campeão em duas oportunidades pelo Serrano (torneios início) e Friburgo. Foi campeão estadual nas campanhas de 1956 e 1960, pela seleção friburguense.
Chico jogou até 1968, ano em que encerrou a carreira como um jogador de competição. Ele foi um centroavante de raça, meio desengonçado, mas muito habilidoso e um bom cabeceador. Dava trabalho aos adversários pelas suas inesperadas jogadas de um atacante nato, daqueles que procurava o gol até os últimos minutos da partida com o mesmo entusiasmo inicial.
Ele foi um jogador privilegiado porque atuou ao lado de craques consagrados como: Gabriel, Leone, Paulo Banana, Pardal, Jael, Portela, Jorge, Cabrita, Romeu, Jaburu, Natal, Sinésio, Gerson e tantos outros renomados deste futebol friburguense.
Ao longo dos anos passados nos gramados, conseguiu agregar uma legião de amigos, que hoje o lembram com sentimento carinhoso e nostálgico, tal a performance que mantinha com os companheiros de equipe e adversários. Este foi Chico da Roça, um atleta carismático e, sobretudo, um amigo.
Deixe o seu comentário