Vinicius Gastin
Estádios lotados, famílias reunidas aos domingos e a rivalidade sadia entre os clubes. Com o objetivo de reviver os bons tempos do futebol amador de Nova Friburgo, o secretário municipal de esportes, Renato Satyro, anunciou na noite da última quarta-feira a realização da Supercopa SAF. Uma reunião entre os membros da secretaria e representantes dos clubes participantes foi realizada na mesma data para definir as diretrizes da competição.
O campeonato terá início em 28 de abril e fará parte do calendário anual de eventos da Secretaria de Esportes. Nesta primeira edição, participarão os cinco clubes campeões em 2012 das respectivas localidades: Corujão (campeão de Olaria), Santos (vice-campeão de Olaria), Raça (campeão de Conselheiro Paulino), Estrela (campeão rural) e Vargem Alta (vice-campeão rural). Além destes, Stucky, Amparo e Cordoeira foram convidados. “Nosso intuito é resgatar os bons tempos do futebol de Nova Friburgo, que os mais novos ouvem falar, mas não viveram. Vamos fazer uma competição de alto nível na cidade”, comemorou Satyro.
A empolgação do secretário é justificada pela estrutura do evento. Os árbitros serão da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, com possibilidades de Luiz Antônio Silva Santos, o Índio, apitar as finais. “Vamos usar os bandeirinhas de Nova Friburgo, mas os árbitros serão de fora da cidade. Não que a qualidade dos que nós temos seja ruim, mas eles conhecem os jogadores e queremos evitar qualquer tipo de intimidade”, disse o secretário.
Os uniformes das equipes serão doados e as camisas terão os patrocínios da Saf e Secretaria de Esportes. A bola oficial será a mesma do campeonato estadual da primeira divisão. “Vamos ter o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e um regulamento muito fechado, punindo qualquer tipo de violência dentro e fora de campo, oferecendo suspensões inclusive das próximas edições.”
O REGULAMENTO
Os jogos acontecerão em um único local por fim de semana, sendo a primeira rodada disputada em 5 de maio, no Estádio Eduardo Guinle, com jogos às 9h, 11h, 13h e 15h. Uma semana antes, em 28 de abril, o Torneio Início vai marcar oficialmente a abertura da competição.
A segunda rodada está prevista para o dia 12 de maio, com os jogos em São Pedro da Serra, no estádio do Estrela. Nos domingos seguintes, as partidas acontecem respectivamente em Amparo (19/05), Stucky (26/05), Cordoeira (02/06), Vargem Alta (09/06), e Conselheiro Paulino (16/06). “Vamos fazer algumas vistorias ainda para ver se os estádios comportam as partidas, dentro da qualidade do evento que nós queremos fazer”, disse Renato.
Após a disputa por pontos corridos, avançam às semifinais os quatro primeiros colocados e o primeiro e o segundo jogam com a vantagem do empate. As partidas decisivas estão marcadas para o dia 16/06 no estádio Marcio Branco, no Stucky. Neste mesmo palco, na semana seguinte (23/06), acontecem as disputas do título e do terceiro e quarto lugares.
Para o próximo ano, o sistema de classificação para a Supercopa Saf deverá ser mantido. Após o término desta edição, as equipes disputam os campeonatos dentro dos próprios bairros e os vencedores garantem automaticamente a vaga no torneio em 2014. “A SAF, nosso grande parceiro, já se comprometeu a fazer o torneio todos os anos. A prefeitura está cedendo troféu, medalha, staff, organização e a Saf vai patrocinar todo o material esportivo e as premiações. É uma competição cara, onde apenas a arbitragem vai custar quase dez mil reais. No entanto, prevalece a vontade de fortalecer novamente o nosso esporte amador”, destacou Satyro.
Nova Friburgo entre as
sedes da Copa Rio Sub-17
Evento da Federação de Futebol do estado reúne equipes de todo o país
A Copa Rio Sub-17 chega à 27ª edição e Nova Friburgo será uma das oito cidades-sede do evento. A competição faz parte do calendário oficial da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e contará com a participação de 32 clubes, distribuídos em oito sedes pelo estado. As finais acontecem em Cabo Frio e serão transmitidas pelo canal Sportv. O ex-jogador Edmundo, ídolo de clubes como Vasco e Palmeiras, ajuda na organização da Copa desde 2011 e vai estar em Nova Friburgo no próximo dia 26 para lançar oficialmente a competição.
As três primeiras rodadas da fase inicial e as oitavas de final acontecem dentro da própria sede. A novidade será a disputa do título de campeão local, entre o vencedor do grupo F, com sede em Nova Friburgo, e outro clube de melhor desempenho dentro da própria chave. “Há a possibilidade do Atlético-PR ou do Flamengo comparecerem”, revelou o secretário Renato Satyro.
APOIO DAS EMPRESAS POSSIBILITA
O EVENTO EM NOVA FRIBURGO
Pelo segundo ano consecutivo, Nova Friburgo foi escolhida como uma das sedes do torneio. Os recursos foram captados pela Secretaria de Esportes e toda a estrutura de estadia, arbitragem e alimentação será custeada pelos patrocinadores locais. “Nós agradecemos à Rota 116, Águas de Nova Friburgo, Saf e EBMA. Eles irão custear a hospedagem das delegações”, disse Renato.
Neste ano, o Friburguense terá como adversários na competição, o Cruzeiro-MG, Coritiba-PR e o Vitória da Conquista-BA, equipes que ficam na cidade até as quartas de final. “Muitos hotéis ganham com a realização dessa competição, o comércio fica aquecido e novos contatos são feitos, inclusive pelo Siqueira, no Friburguense. Os jogadores fazem compras e alguns jogadores e ex-atletas famosos visitam a cidade”, destacou o secretário.
Duas delegações ficarão hospedadas no Sanatório Naval e uma na Pousada Fribourg. Os primeiros jogos e as oitavas de final acontecem no estádio Eduardo Guinle e a segunda e terceira rodadas no estádio Marcio Branco, no Stucky. Em 2012, o Botafogo e o Internacional visitaram a cidade. O time de Porto Alegre foi o campeão do torneio e, através de contato com alguns dirigentes, manifestou o interesse dos gaúchos em retornar à cidade. “Eles elogiaram o acolhimento do Siqueira, da Secretaria de Esportes, da Prefeitura e do Sanatório Naval. O Internacional queria retornar esse ano, mas não foi possível pelo sorteio”, contou Satyro.
O secretário de esportes revelou a intenção de expandir a participação de Nova Friburgo no evento e receber as próximas finais no município. “Precisamos fortalecer os nossos patrocinadores para receber mais quatro equipes. As semifinais e finais contam com transmissão da televisão e esse ano elas vão acontecer em Cabo Frio. A emissora achou interessante pela questão turística”.
A equipe juvenil do Friburguense já está se preparando para a disputa da Copa Rio. Sob comando do técnico Andreson Alves, os jogadores treinam diariamente no antigo campo do Serrano e periodicamente no Eduardo Guinle. O Frizão estréia no dia 28, contra o Vitória da Conquista-BA.
Grupo A - Macaé
Macaé Esporte - RJ
Liga Macaense - RJ
Grêmio - RS
Sport - PE
Grupo B - Cabo Frio
Cabofriense - RJ
Bahia - BA
Botafogo - RJ
Taruma - AM
Grupo C - São João de Meriti
Audax - RJ
Atlético - PR
Moto Clube - MA
Flamengo - RJ
Grupo D - Itatiaia
Itatiaia - RJ
Vitória - BA
Fluminense - RJ
Poconé – MT
Grupo E - Barra Mansa
Barra Mansa - RJ
L. Barramansense - RJ
Atlético - MG
Palmeiras - SP
Grupo F - Nova Friburgo
Friburguense - RJ
Cruzeiro - MG
Coritiba - PR
Vitória da Conquista - BA
Grupo G - São João da Barra
São João da Barra - RJ
Audax - SP
Internacional - RS
Genus-RO
Grupo H - Miracema
São José - RJ
Vasco da Gama - RJ
América - MG
São Francisco - BA
Jogos do Grupo F:
1ª Rodada : 28/mar - Qui - Friburguense x Vitória da Conquista, Eduardo Guinle
28/mar - Qui - Cruzeiro x Coritiba, Eduardo Guinle
2ª Rodada: 29/mar - Sex - Coritiba x Friburguense, Estádio Marcio Branco - Stucky
29/mar - Sex - Vitória da Conquista x Cruzeiro, Estádio Marcio Branco - Stucky
3ª Rodada: 30/mar - Sáb - Friburguense x Cruzeiro, Estádio Marcio Branco - Stucky
30/mar - Sáb - Coritiba x Vitória da Conquista, Estádio Marcio Branco - Stucky
Arquivo de Notícias
ESPORTES - Revivendo os bons tempos
quinta-feira, 14 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Revivendo os bons tempos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário