Vinicius Gastin
O nome de Marlon Moraes começa a ganhar espaço no mundo do MMA. Nas duas vezes em que subiu ao octógono pelo WSOF - o segundo maior evento de MMA dos Estados Unidos, atrás apenas do UFC, o friburguense não deu chances a Miguel Torres e Tyson Nam. Neste sábado, 10, Marlon encara Brandon Hempleman em busca da terceira consecutiva. "Hempleman é um bom lutador. Estou pronto para esse desafio e para qualquer situação da luta. Eu estou pronto para lutar no chão, de pé, onde quer que seja. Estou pronto para qualquer situação”, afirmou.
Durante os últimos meses, o lutador encarou uma intensa maratona de treinamentos. Moraes trabalhou o boxe com Mark Henry, um dos treinadores de Frankie Edgar, e reforçou o jiu-jítsu com Ricardo Almeida. Amigo e companheiro de treinos, Edson Barbosa também ajudou na preparação e ficará no córner do lutador durante a luta. Anderson França, treinador de Marlon desde o início da carreira, enfrentou problemas com o visto nos EUA e não pôde acompanhar de perto a reta final de preparação. Mesmo à distância, França estudou o adversário e enviou vídeos para explicar a estratégia. "A gente conversa bastante, mesmo de longe. Analisei bastante as lutas do Brandon e ele é um atleta muito perigoso. O forte dele são as pernas, mas existem brechas no jogo em pé. Montei uma estratégia e enviei um vídeo pra ele, destacando os pontos que negativos que podemos aproveitar. Nesse peso de 135 pounds, o Marlon é um dos melhores. Ele fez quatro lutas e venceu todas. Quando está focado, tem condições de vencer qualquer adversário”, garante.
A luta contra a balança
A luta para Marlon Moraes começou antes de subir ao octógono: o lutador corre contra o tempo para atingir o peso ideal. Até essa sexta-feira, 9, Moraes estava com 147 pounds, quando o normal é 135, cerca de 60 kg. Segundo Anderson França, a situação é natural e Marlon deverá bater o peso no momento da luta. Para tanto, o atleta precisou fazer um esforço durante os últimos dois dias.
"Essa é uma fase ruim, pois é feito um trabalho de desidratação e o atleta realmente fica com um pouco de fome. Eu não gosto muito desse sistema, pois prejudica o corpo do lutador, mas praticamente no mesmo dia ele recupera tudo através de uma alimentação com bastante carboidrato e soro. Na pesagem ele bate os 60 kg, mas na hora da luta já estará com 70”, analisa o treinador.
Especialista em muay thai, o friburguense aposta
em golpes da modalidade para vencer Hempleman
O futuro nas artes marciais
Marlon Moraes começou a treinar muay thai com Anderson França aos 7 anos de idade. Durante a trajetória na modalidade, conquistou títulos importantes no Brasil, a exemplo do Super 8, evento que reuniu os melhores lutadores do Brasil até 75 kg. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde constrói a carreira no MMA. Aos 25 anos, o lutador é considerado uma das grandes promessas do esporte e encantou especialistas pela consistência com a qual venceu os dois primeiros desafios. Pelo contrato, Moraes terá mais duas lutas pelo WSOF, mas o sucesso poderá garantir um espaço para o friburguense no UFC em breve.
"O WSOF é um grande evento. Eu ainda não conversei com ele, mas o sonho do Marlon é estar dentro do Ultimate Fighting. Ele tem contrato e quer cumprir. Depois vai decidir o futuro junto aos empresários. Eu acredito que deve ter alguma coisa legal e ele poderá escolher”, comenta Anderson.
O Card completo
Tyrone Spong x Angel DeAnda
Marlon Moraes x Brandon Hempleman
Ray Sefo x Dave Huckaba
Tyson Griffin x Gesias Cavalcante
Nick Newell x Keon Caldwell
Jorge Santiago x Gerald Harris
Na cola do Gutemberg
Reginaldo Azevedo é vice-campeão em etapa da Campos Run e continua perseguição ao líder do ranking
A cada prova, a disputa pelo título da Campos Run fica mais acirrada. No último domingo, 4, Reginaldo Azevedo conquistou o vice-campeonato da 3ª etapa da competição e segue a perseguição a José Gutemberg, líder do ranking e vencedor do evento na cidade do norte fluminense.
Cerca de 300 corredores percorreram os cinco quilômetros e o atleta de Nova Friburgo completou a prova em 14 minutos e 50 segundos. Restam apenas três etapas para a definição do título. "O Gutemberg é um grande corredor e a briga vai ser boa. Continuarei treinando para competir em bom nível. Agradeço à Academia Jay Fit e ao professor Rafael Estevão pelo apoio”, comenta.
Neste domingo, 11, Reginaldo compete na cidade de Três Rios.
Bruno Baeta sagra-se vice-campeão brasileiro master de downhill 2013
Por muito pouco Bruno Baeta não subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro de Downhill 2013, em Glicério-SP. Entretanto, o vice-campeonato na categoria master A2, conquistado no último dia 28, pode ser comemorado como um título. Logo na largada, o piloto friburguense sofreu queda, mas se recuperou e cruzou a linha de chegada na segunda colocação.
"Estava tão confiante que sofri essa queda na primeira curva da pista escorregadia, por conta da chuva fina. Mas eu não desisti e tive forças para terminar a minha descida. Pensei sobre o quanto havia me dedicado para disputar essa prova. Retomei a minha concentração e peguei novamente a tocada da pista”, conta.
Baeta chegou a Glicério quatro dias antes da prova e manteve rotina intensa de treinos. Na classificatória fez o 2º melhor tempo. "Só tenho a agradecer a todos que torceram por mim. Agora é continuar treinando para o próximo desafio e não desanimar, afinal, conquistei o vice-campeonato brasileiro. Agradeço à CCM Sports, Showrasquinho, Loja Dna-t, IBS, Julinho Auto Peças, RV4, Academia Body Club, Neicy Personal, Elite Bike Show, Kiko Construção e Oficina Super Brilho pelo apoio.”
Outros pilotos da DHNF Abelhas, a mesma de Baeta, tiveram bom desempenho nas suas categorias: Thiago Silva foi o 21º e Roulien Fragoso o 25º na categoria expert; na master A2, Bruno Ponce foi o 6º colocado e Nathan Santos foi o 10º na Juvenil.
No pódio, Baeta vibra com a segunda colocação: friburguense entre os melhores do país
A bicicleta e a camisa utilizadas na prova e o troféu
Em busca do bi
Seleção de Nova Friburgo estreia neste sábado na Copa Intertv de Futsal
Atual campeã da Copa Intertv de Futsal (Região Serrana), a equipe de Nova Friburgo defende o título da competição a partir deste sábado, 10, contra Duas Barras, às 10h, no ginásio do Colégio Anchieta. A base do time campeão no ano passado foi mantida e os 20 atletas convocados pelo técnico Luiz Felipe de Andrade treinaram duas vezes por semana nos últimos dias para tentar o bicampeonato.
Com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, o objetivo é levantar o troféu para buscar a inédita conquista da Supercopa Intertv de Futsal, que reúne as seleções dos municípios do estado do Rio de Janeiro. Nova Friburgo está no grupo 1 da competição, ao lado de Duas Barras, São Sebastião do Alto e Teresópolis.
Jogadores convocados: João Victor Muni da Silva Marques, Rodrigo Sanches Penna, Júlio César Souza Lopes, Maycon Gomes de Aguiar, Thiago Luiz dos Santos Caetano Veloso, Michael Barros Kroff, Heitor T. Santarém, Douglas Bessa da Silva Marinho, Matheus Cordeiro Ribeiro, Ricardo Saippa Berçot, Murilo Tihor Pacheco Pinheiro, Marcel Átila Ferreira Dias, Raphael Mattos Maia Soares, Marcelo da Silveira Bergamo, Márcio Gomes Ferreira Neto, João Gabriel Pinto Folly, Roulien da Silva,Gabriel Dutra Motta Polessa, Yuri Chevrand Pereira e Wesley Wenerroschi da Silva
Time de Nova Friburgo treinou forte durante as últimas semanas
Os grupos da Copa Intertv de Futsal
Grupo 1:
Nova Friburgo
Duas Barras
São Sebastião do Alto
Teresópolis
Grupo 2:
Trajano de Moraes
Alterdata
Cantagalo
Madalena
Grupo 3:
São José
Cachoeiras de Macacu
Areal
Cordeiro
Grupo 4:
Macuco
Sumidouro
Petrópolis
Carmo
Jorge Luiz e Afonso podem voltar ao Frizão
O Friburguense pode receber dois reforços conhecidos pela torcida na próxima semana. Emprestados ao Macaé, o meia Jorge Luiz e o goleiro Afonso enfrentam problemas de adaptação, e devem retornar a Nova Friburgo para reforçar o Frizão na Copa Rio. A diretoria tricolor não confirma, mas os jogadores já teriam comunicado a decisão aos dirigentes do alvianil praiano. O Macaé faz uma campanha irregular na série C do Brasileirão e enfrenta problemas com atrasos salariais.
Jorge Luiz foi um dos destaques do Friburguense durante o campeonato carioca. Já Afonso era o reserva imediato de Adilson e, caso retorne, disputará a camisa 1 com Luiz Felipe.
Deixe o seu comentário