ESPORTES - Projeto Gol de Placa comemora 10 anos

quinta-feira, 14 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Projeto Gol de Placa comemora 10 anos
ESPORTES - Projeto Gol de Placa comemora 10 anos

O futebol é uma paixão nacional e hoje, indubitavelmente, é também instrumento de inclusão social. Por isso, as escolinhas da modalidade estão se aperfeiçoando para garantir aos garotos inscritos não só a prática do futebol, mas também noções de civilidade, alfabetização e evangelização.

No Projeto Gol de Placa não é diferente e no momento em que está comemorando 10 anos de atividades, se orgulha em ser hoje um dos principais núcleos de educação esportiva e inclusão social de Nova Friburgo.

O professor Alex Carvalho, coordenador do projeto, tem se esforçado para manter o padrão que a escolinha mantém desde que iniciou o trabalho, há 10 anos. “Ensinamos tudo. A dominar a bola, passar, conduzir e chutar, seja de bico, chapa, três dedos, com a direita ou a esquerda—técnicas elementares do futebol. Mas não é só isso, também ministramos noções de educação, evangelização, brasilidade etc, porque queremos formar cidadãos brasileiros e não só jogadores de futebol”, acrescentou Alex.

O professor informa que seu projeto tem cuidado quando matricula uma criança na escola de futebol, pois elas têm esperança de um dia se tornar um profissional da bola. “Essa é uma visão muito sonhadora, já que a probabilidade de que isso aconteça é pequena, mas podemos ter uma certeza: se o trabalho for bem feito, a criança será um grande admirador do futebol, um grande jogador das peladas aos domingos e um adulto com boas noções de cidadania e fair play”, salientou o coordenador.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL - Em visita à Universidade Estácio de Sá, os atletas entre 13 e 15 anos receberam orientações sobre diversas profissões que poderão seguir, além das exigências e dedicação para alcançar seus objetivos futuros. Eles conheceram todos os cursos oferecidos pela instituição e visitaram os laboratórios de práticas. “Nós, do Gol de Placa, incentivamos o potencial educacional dos nossos atletas”, finalizou.

COMEMORAÇÃO – A festa comemorativa dos 10 anos de atividades do Projeto Gol de Placa será no dia 24 de junho, e a programação do dia será liberada na próxima semana, mas terá atividades esportivas, lazer e sociais.

Resgatando o passado

CLÓVIO PINHEIRO (PARDAL)

O nosso homenageado desta semana foi batizado como Clóvio Pinheiro e ficou conhecido futebolisticamente como Pardal. Natural de Engenho Central, em Laranjais, distrito de Itaocara, nasceu em 17 de maio de 1932. Aos oito anos de idade iniciou sua carreira em Cambuci, no time infantil do Floresta Futebol Clube, onde se sagrou tricampeão em 1941, 1942, 1943.

Foi então promovido à condição de juvenil e, em 1945, aos 13 anos, despontou como sensação da equipe principal. Por obra do destino, sua estreia foi contra o Friburgo Futebol Clube, que mais tarde seria seu maior rival: o placar foi 3 x 2 para a equipe cambuciense .

Em 1948, já com 16 anos, foi levado para Campos para jogar no juvenil do Goytacaz e conquistou o campeonato da temporada. Logo foi requisitado para o time titular e ficou absoluto na posição por duas temporadas.

Entre 1951 e 1955, dividiu sua carreira no Floresta, Cordeiro e Cambuci, até ser transferido para o Esperança onde sagrou-se campeão nos anos de 1955 e 1961. Saiu para jogar no Bom Jardim e novamente foi campeão em 1964 pela equipe rubro-anil.

Foi requisitado pelo Fluminense em 1965 e em 1966 voltou ao Esperança onde permaneceu até 1971. Jogou uma partida amistosa pelo Serrano contra o time juvenil do Flamengo, retornou ao Floresta e encerrou sua brilhante carreira de jogador de futebol aos 42 anos.

Pardal passou pela seleção friburguense e foi campeão estadual nos anos de 1956, 1960 e 1961, ocasião em que foi o grande destaque desta seleção.

Ele atuou ao lado de craques como: Gabriel, Zé Maria, Natal, Cléo, Rapizo, Cinézio, Carlito Félix, Anízio, Orlando, Lalau, Paulo Banana, Carlinhos Machado, Rudilardo, Russo, Chiminga, Telesca, Deccache, Carlinhos Azevedo e tantos outros, que tiveram o privilégio de tê-lo como companheiro de equipe.

Pardal foi um jogador fora de série, um ponta-esquerda diferenciado, técnico, clássico, com dribles curtos e desconcertantes. Possuía um chute potente e colocado, destacava-se pelos gols de pênaltis, faltas e escanteios, fundamentos que exercia com maestria e simplicidade, tanto que fazia jogadas para forçar escanteios que eram meio gol.

Por tudo isso, este gênio da bola foi considerado pela torcida o melhor ponta-esquerda que habitou neste celeiro de craques do fantástico e saudoso futebol friburguense.

Meia Marquinhos faz aniversário e ganha presente

O meia do Friburguense, Marquinhos, aniversariou na última terça-feira, 12. O atleta completou 22 anos e não escapou da homenagem dos companheiros do Friburguense. Ao fim do treino ele foi alvo da tradicional ovada com farinha e fez questão de registrar o momento ao lado de Zé Victor e Diego Guerra.

Nascido e criado em Nova Friburgo, Marquinhos jogou em diversos clubes nas divisões de base, dentre eles o Botafogo. Retornou ao Friburguense em 2011 e foi peça importante nas campanhas do acesso e Copa Rio. Autor de gols marcantes com a camisa tricolor, recentemente fez o gol na semifinal do Torneio Edilson Silva, contra o Resende.

PG lidera o Cascatinha 2012

Com 9 pontos o PSG lidera o campeonato do Cascatinha, organizado pela Associação de Esportes de Olaria, Cônego e Cascatinha, coordenado por Jorge Freiman. A seguir vem: São Paulo, 6 pontos; Horti Fazenda, Santa Clara, 3; Unidos do Cônego, 2; Portuguesa, Renascer e Estrela Nova, 0 ponto.

Os resultados da 3° rodada foram: Renascer 1 x 2 PSG; São Paulo 4 x 1 Estrela Nova; Portuguesa 0 x 0 Unidos do Cônego. Os artilheiros do torneio são: 3 gols, Tafarel (PSG) e Carlos Eduardo (Renascer).

A próxima rodada será domingo com a seguinte tabela:

9h: Unidos do Cônego x Estrela Nova

11h: Portuguesa x Santa Clara

13h: Renascer x São Paulo

A competição tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes e jornal A VOZ DA SERRA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade