ESPORTES - Projeto do Cordoeira pretende recuperar o futebol feminino

terça-feira, 17 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Projeto do Cordoeira pretende recuperar o futebol feminino
ESPORTES - Projeto do Cordoeira pretende recuperar o futebol feminino

A década de 90 foi marcada por grande evolução do futebol feminino em Nova Friburgo, que chegou a ter 12 times disputando o Campeonato da Cidade. Foram praticamente oito anos de disputas ininterruptas, até que, por falta de patrocínio e apoio das autoridades constituídas, a modalidade foi esquecida.

A partir de 2007, através de Liete Ferreira, uma nova ideia foi lançada e um time formado por meninas do município foi organizado para fazer amistosos. O projeto evoluiu e o Friburguense comprou a ideia. As meninas usavam a camisa e o nome do clube. A equipe foi federada e passou a representar Nova Friburgo no Campeonato Estadual. Liete continuou à frente da equipe ocupando várias funções.

Ano passado, por uma série de questões o Friburguense não se interessou mais pela modalidade. Nessa altura, o único time de futebol feminino da cidade ainda existente encerrou suas atividades.

Mas nada disso foi motivo para desanimar e novamente entrou em cena a mãe, amiga, professora, treinadora, diretora e tudo mais, Liete Ferreira. Ela se movimentou e criou o Projeto Renascer, hoje com 23 jogadoras que treinam no ginásio Esportivo do Cordoeira—o que desperta curiosidade, já que um time de futebol de campo treinar em quadra é, no mínimo, um fato incomum. Mas foi a falta de um local adequado que levou Liete a tomar essa decisão. Com uma equipe de apoio composta por Celia, Carla e Luciana, a equipe, que também é uma escolinha do Cordoeira, está aberta a novas inscrições.

Meninas da faixa etária dos nove aos 16 anos podem se inscrever. Os treinos são realizados aos sábados, 15h. As jogadoras maiores de 16 anos treinam também aos sábados, 9h, mas no Ginásio Municipal de Duas Pedras.

Recentemente, o Projeto Renascer participou de um jogo amistoso contra o São Pedro e perdeu por 9 x 7, porém o time do São Pedro já tem conjunto formado há algum tempo. A equipe agora se prepara para participar da modalidade de futebol de quadra dos Jogos Abertos do Interior (JAI), em outubro, no Rio de Janeiro.

Apesar de já ter alguns destaques que estão despontando desde o início do trabalho, são enormes as dificuldades para manter o time em atividade. O Renascer ainda não tem camisa e usa uniforme emprestado. A coordenadora Liete Ferreira procura patrocinador para dar continuidade ao trabalho e por isso faz um apelo aos empresários da cidade, no sentido de colaborar, de alguma forma. O telefone para contato é 9968-8461.

Enquanto isso, o Ginásio de Esportes do Cordoeira é a sede do Projeto Renascer. O futebol feminino tem sido a grande atração esportiva do bairro e é grande a movimentação no local em dias de treinamentos.

Sábado de tirar o fôlego na semifinal da Copa Arena

O sábado foi de tirar o fôlego nas duas partidas da fase semifinal da Copa Arena Master. Em dois jogos foram marcados 12 gols, uma excelente média para uma única rodada da competição. Para o coordenador do torneio, Maicon Gonçalves, “foi muito importante este resultado, porque mostrou o potencial de nossas equipes. Além disso, a presença da torcida tem sido fundamental para o sucesso das equipes”, finalizou Maicon.

Resultados: Torrington 3 x 1 Jopy; Panelão 8 x 0 Arsenal. A artilharia está assim definida:

08 gols: Marcos Freitas (Panelão)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

07 gols: Anderson Alves (Panelão)

05 gols: Alexandro dos Santos—Sabará (Jopy)

04 gols: Fabrício (Torrington)

No próximo sábado, 22, às 18h, será realizado um torneio com as equipes que não se classificaram para a final da competição. A grande final será às 20h, entre Panelão x NFP Torrington.

Secretaria de Esportes premia Clube Comunitário de Conselheiro Paulino

A primeira partida da final do Campeonato de Conselheiro Paulino realizado pelo Clube Comunitário foi realizada domingo passado, no campo do Pastão. A disputa foi entre as equipes Raça do Rui Sanglard e Tio Dongo. A segunda partida da final será dia 22 de julho, também às 9h, no mesmo local. A Secretaria Municipal de Esportes entregou os troféus de premiação do campeão e vice ao presidente do Clube Comunitário, Antonio de Souza.

O campeonato teve início em abril com oito equipes, dentre elas as finalistas Tio Dongo e Raça; Guerreiro; Brasileirinho; Chamusca; Isero; São Jorge e Colt. Segundo Souza, a artilharia está nos pés de Jaber, do São Jorge, com 10 gols, seguido por Chapinha, do Tio Dongo, com sete gols.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Renato Satyro, “a Prefeitura sempre que possível apoia os eventos esportivos da cidade que são realizados por iniciativa privada, pois acredita que as parcerias são formas que garantem a realização desses eventos e permitem, portanto, aos desportistas locais, mostrarem os seus talentos. A doação desses troféus e medalhas, com certeza, dará o brilho que merecem todos os participantes e realizadores dessa 12ª edição do campeonato”, finalizou o secretário.

O coordenador Antonio de Souza, que foi pessoalmente buscar os troféus e medalhas na Prefeitura, agradeceu aos clubes participantes e ao governo pelo apoio e ao seu diretor de esporte, Paulo Sérgio Machado.

TAGS:
Publicidade