Esportes - Prefeitura garante apoio ao Friburgo Rugby

terça-feira, 13 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Esportes - Prefeitura garante apoio ao Friburgo Rugby
Esportes - Prefeitura garante apoio ao Friburgo Rugby

Africa começa a preparar Lumiar para prova da canoagem brasileira

A Associação Friburguense de Canoagem (Africa) começa este mês a preparação para a Copa Africa de Canoagem. Já tradicional em Nova Friburgo, a prova deve acontecer entre os meses de março e abril, no Encontro dos Rios, Macaé de Cima e Rio Bonito, em Lumiar. O evento reúne os melhores canoístas do Brasil de várias categorias. O presidente da Africa, Heberson Lamblet, ainda este mês reunirá sua diretoria para traçar os planos da prova, que transforma o 5° distrito em dois dias de muita animação, disputa e confraternização.

Ano passado mais de cinco mil pessoas passaram por Lumiar e São Pedro da Serra nos dois dias de canoagem, pois no sábado são realizados treinos de reconhecimento do trajeto e há festa nas noites de sábado e domingo após as provas.

Os rios Macaé e Bonito são os principais da bacia hidrográfica de Nova Friburgo, com nascentes localizadas em reservas intocadas de Mata Atlântica. O Rio Macaé é o mais importante e reconhecido no cenário nacional como de corredeiras perfeitas para os amantes do rafting e canoagem. Impulsionado pela Africa, a canoagem é referência por causa da etapa da copa brasileira nas corredeiras próximas ao Encontro dos Rios.

Recentemente foi descoberto um trecho ainda inexplorado do Rio Macaé, perfeito para a prática do rafting, próximo à região do Sana, limite entre Nova Friburgo, Casimiro de Abreu e Macaé, oferecendo a infraestrutura necessária e roteiro que inclui conforto, segurança e adrenalina aos ecoturistas.

TEMPORADA - O Rio Macaé, em determinado período, fica com seu nível muito baixo, prejudicando as descidas, devido à falta de chuvas. Por este motivo a temporada vai de outubro a junho, quando o rio se encontra com um nível perfeito para a prática do esporte.

SEGURANÇA - A segurança e conforto dos ecoturistas são prioridades, por isso, as decidas são realizadas com total apoio dos instrutores, todos com mais de 12 anos de prática. O equipamento utilizado é de última geração.

PERCURSO 1 - Rio Macaé, Lumiar, Encontro dos Rios, dois quilômetros de descidas só de corredeiras, com graus que variam de 1 a 4. O percurso é considerado pelos canoístas um dos mais radicais, palco de grandes campeonatos de canoagem.

PERCURSO 2 - Rio Macaé, Barra do Sana, Casimiro de Abreu, 17 quilômetros de descida com aproximadamente 2h30 de duração. Este percurso é considerado pelos praticantes do rafting o melhor do Brasil, com graus de 2 a 4,5. Altamente radical. (Fonte: Guia Nova Friburgo)

Montanhismo tem projetado a cidade

Semana passada publicamos matéria mostrando a evolução das artes marciais de Nova Friburgo. Realmente, em termos de revelação de valores e produção de campeões esta modalidade hoje desponta como a principal de Nova Friburgo, justamente pelo grande número de participantes, academias e professores a cada ano formados na cidade. Mas, se existe um esporte que projeta Nova Friburgo no cenário nacional, este é o montanhismo, porque a cidade é dominada pelas montanhas e o atleta, ecoturista ou visitante que aqui chega encontra aventura de todos os níveis.

Começando por Três Picos, em Salinas, local conhecido no cenário nacional como a maior e mais exigente escalada vertical em paredão, no seu pico maior, são várias as montanhas próximas ao centro da cidade que podem ser conquistadas por vias de escalada ou caminhadas, oferecendo aos visitantes vistas panorâmicas de toda a região e até do litoral.

Na região de Lumiar e São Pedro da Serra se encontram as melhores montanhas para praticantes que preferem conquistas sem cordas e mosquetões, através de trilhas que levam aos picos com vistas para o litoral de Rio das Ostras, Barra de São João e até Búzios, nos dias mais claros e sem nuvens.

A cidade se ressente da ausência das atividades do Centro Excursionista Friburguense (CEF), que já há alguns anos não organiza nenhuma atividade. O CEF já foi considerado o melhor e maior centro excursionista do estado do Rio de Janeiro. Ainda há lembranças das dezenas de escaladores, montanhistas e atletas que levaram Nova Friburgo à projeção nacional.

Prefeitura

garante apoio ao Friburgo Rugby

Secretaria de Esporte cederá campo e ginásio para os treinos da equipe

O Salão Azul da Prefeitura foi palco da primeira reunião da equipe de rugby da cidade na última quinta-feira, 8 (foto). Os atletas do Friburgo Rugby, único time da modalidade na Região Serrana, foram recebidos pelo secretário de Esportes, Frank James, o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto e o secretário de Comunicação Social, Girlan Guilland. Segundo Frank, as solicitações da equipe de rugby serão prontamente atendidas. “Qualquer manifestação esportiva que leve o nome da cidade merece nosso total apoio. O campo para treinamento técnico e o ginásio para o treino físico solicitados pelo grupo serão disponibilizados o mais rápido possível”, afirmou o secretário.

Segundo Guilherme Braune, presidente e fundador da equipe, o Friburgo Rugby existe há dois anos e, apesar deste pouco tempo, o grupo conquistou em 2008 o campeonato estadual da série B de forma invicta. “Nossa luta pelo esporte é muito grande. Até hoje nunca fomos recebidos pelo governo municipal e treinávamos dependendo da boa vontade dos outros. Estou feliz com a receptividade da nova administração e tenho esperança de que, com este apoio, possamos disputar o título da série A do estadual deste ano”, destacou.

O rugby, esporte pouco conhecido no Brasil, é um dos mais populares na Europa. Criado em 1823, na Inglaterra, a modalidade só foi reconhecida como esporte em 1863. Jogado com 15 titulares de cada lado e em dois períodos de 40 minutos, o objetivo dos atletas é marcar o maior número possível de pontos, sejam eles obtidos através da ultrapassagem da linha de chegada na área de validação adversária ou pelo chute da bola por cima das traves do poste do oponente.

O argentino Jorge Luís Alfaro, técnico da equipe friburguense, está na cidade há oito anos e conta com a experiência de ter jogado e treinado equipes no país posicionado na quarta posição do ranking mundial da Associação Internacional de Rugby (IRB). Segundo Alfaro, o esporte na Argentina é adotado em todos os colégios e é tido como a segunda modalidade mais popular naquele país. “A realização dessa reunião no espaço municipal é um exemplo cívico da Prefeitura. Agradeço às autoridades aqui presentes pelo auxílio a este esporte que tanto amo e pratico desde os 9 anos”, disse o coach da equipe.

Ficou definido no encontro que a equipe terá um campo disponível para treinos técnicos aos sábados e um ginásio para treinamentos físicos nas terças e quintas, entre 14h e 17h. O próximo jogo do Friburgo Rugby no Campeonato Estadual da Série A acontece no dia 28 de fevereiro, contra a agremiação de Niterói.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade