ESPORTES - Movimento Bicicletada convida para manifestação neste sábado

quinta-feira, 20 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O Movimento Bicicletada promove neste sábado, 22, o evento Dia Mundial sem Carro, que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância do uso da bicicleta, o respeito aos ciclistas, a melhoria do trânsito da cidade. O encontro será às 15h na Praça Dermeval Barbosa Moreira e toda população está convidada a participar.
No texto que está sendo distribuído na cidade, os organizadores pedem para os moradores não tirarem o carro da garagem nesse dia, sair de bicicleta ou a pé: “Avise aos amigos, traga a família e tire as bicicletas da garagem. A ideia é manter o tema da mobilidade sustentável na pauta de Nova Friburgo”, argumenta a coordenação do evento.
A intenção é reunir o máximo de ciclistas e defensores da bicicleta, visto que, com isso, a qualidade de vida e a implementação de políticas ambientalmente sustentáveis estará sendo preservada. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.bicicletada.org/novafriburgo.


Aeroclube de Nova Friburgo terá Encontro de Pilotos na Serra neste fim de semana

Neste fim de semana será realizado o 3º Encontro Nacional de Pilotos na Serra (3º EPS.) na pista de voo Comandante Charles, de propriedade do primeiro aeroclube da cidade.  A exemplo dos outros anos, o objetivo deste encontro é unir as pessoas em torno do aeromodelismo. No ano passado, o evento contou com a presença de 200 espectadores e este ano os organizadores esperam ultrapassar a marca de 400 pessoas.
A coordenação está convidando todos os desportistas da cidade para participar dessa grande festa. A pista está localizada após o Haras Kaylua, no São Jorge. Os portões serão abertos às 9h, e os voos serão encerrados às 19h.
Para esse encontro também estarão participando aeromodelos de grande porte, de até 3,60 metros de envergadura, combustão (gasolina e nitrometano), além de helicópteros, asas de combate, paragliders, competições de voo, sorteios de brindes, comercialização e vendas de aeromodelos e peças. E ainda haverá uma surpresa.
Presença já confirmada, o grupo de paraquedistas do Rio de Janeiro, Equipe Cometa, vai realizar saltos de paraquedas e pousar na festa. Simultaneamente, no Haras Kaylua, haverá exposição de cavalos de raça, rodeios, shows de músicas, barracas de alimentação, restaurantes e toda infraestrutura necessária para um evento deste porte. 
“Como estamos organizando este evento voltado para a interação com a população dessa nossa sofrida cidade, pretendemos que o friburguense tenha diversão e laser para toda a família. A entrada é franca”, finalizou JC, coordenador do evento. 


Abertas inscrições para Jogos do Trabalhador fase estadual

Estão abertas as inscrições para a fase estadual dos Jogos do Trabalhador do Sesi 2012. Este ano o evento terá uma modalidade paradesportiva, o vôlei sentado.
As inscrições são livres e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2525-6200.   


Gol de Placa vence a 4ª Copa Chico Faria

A 4ª Copa Chico Faria de Inclusão Social 2012 foi encerrada domingo passado e os resultados foram:
Disputa de 3º Lugar
sub11: Lumiar 3 x 2 Grêmio 
sub13: Lumiar 1 x 8 Serrano
Disputa de 1º Lugar
sub11: Gol de Placa 2 x 0 Serrano
sub13: Gol de Placa 2 x 0 Grêmio
Classificação Geral – categoria sub11
1° lugar: Gol de Placa
2° lugar: Serrano
3° lugar: Lumiar 
4° lugar: Grêmio
Artilheiro
6 gols: Carlos Eduardo (Gol de Placa)
Goleiro menos vazado
Guilherme Novaes - Gol de Placa
Classificação geral - categoria sub13
1° lugar: Gol de Placa 
2° lugar: Grêmio
3° lugar: Serrano 
4° lugar: Lumiar 
Artilheiros
4 gols: Luiz Carlos (Grêmio) e Jean Carlos (Serrano)
Goleiro menos vazado
Jandre Junior (Gol de Placa)
Agradecimento:
O coordenador geral do evento, Alex Carvalho, agradece o apoio da Stam Metalúrgica, Pedrinco Mix, Isero, Frilog Transportadora, Senutri, TNT Mercúrio Transportadora, SAF Plus, Time Express Transportadora, Gráfica WH, Frilimp, TV Zoom, jornal A Voz da Serra, Padaria Superpão, Frienge Engenharia, HN Comunicação Visual, W3sites, Casa do Quica, 11º Batalhão de Polícia Militar, Friburguense, Universidade Estácio de Sá e Lumiar. 


Taekwondo na escola: uma combinação perfeita

Alexandre Ayub
O taekwondo é uma arte marcial coreana que alcança hoje mais de 200 países em todo o mundo. Com a adesão do 200° país este ano, a WTF – Federação Mundial de Taekwondo está entre as dez primeiras maiores federações internacionais, pois atualmente são cerca de 70 milhões de praticantes de taekwondo, no mundo. 
Quando temos a possibilidade de fazer uma iniciação ao taekwondo dentro da escola, este, sem sombra de dúvida será um trabalho que trará muitos benefícios tanto para a escola como para os praticantes. O trabalho baseia-se no ensino das técnicas de taekwondo, associada à parte lúdica (jogos educativos e atividades recreativas), que visam a melhoria da socialização e da coordenação motora das crianças. À medida que a turma da faixa etária dos nove anos em diante vai tomando conhecimento das técnicas básicas do taekwondo, há uma maior ênfase na parte técnica com o ensino de técnicas mais avançadas. 
Há dois tipos de sucesso a se destacar nos trabalhos destas escolas onde o taekwondo é praticado. O primeiro é o de quantidade de adeptos e o segundo, que é sem dúvida o mais importante, são os resultados obtidos com a prática depois de determinado tempo.
Em todas as faixas etárias é priorizado o aspecto disciplinar no comportamento não só dentro dos treinamentos, mas também na sala de aula e em casa. Os treinamentos para crianças são associados, além da parte física e técnica, a conceitos de disciplina, hierarquia, respeito aos mais velhos, conceitos estes embasados dentro de uma estrutura pedagógica que possibilitará à criança se socializar melhor com os seus companheiros.
Outra prioridade não menos importante é a conscientização das crianças no sentido de ter sempre boa alimentação (casa, escola etc.) com dicas de bons hábitos alimentares. De acordo com o depoimento de alguns pais, tivemos uma melhora significativa neste aspecto depois que as crianças começaram a praticar o taekwondo.
A intenção destas escolinhas de taekwondo, segundo o professor Alexandre Ayub, não é de formar superatletas ou os chamados atletas de alto rendimento, e sim de dar à criança que se interessa pelas artes marciais, um primeiro contato com a disciplina e a técnica do taekwondo. Com o amadurecimento e o treinamento constante, a criança começará a se graduar através de exames realizados e num estágio mais adiante poderá participar (caso a mesma se interesse pela parte competitiva) das competições esportivas.  
Como professor, faço um trabalho no CEC—Centro Educacional Conselheiro—onde sempre procuro orientar os meus alunos no sentido de mostrar alguma falha, para que a própria criança entenda a necessidade da mudança para o aperfeiçoamento da técnica e da sua disciplina. Assim, a prática do taekwondo vai, ao longo do tempo, contribuir, de alguma forma, com as escolas que abrirem espaço para a prática desta magnífica arte marcial coreana. Agradeço aos professores Adriane Seraphim e José Carlos Seraphim Junior (diretores do CEC) pela abertura de espaço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade