ESPORTES - Monumento eterniza o esporte de Nova Friburgo

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Monumento eterniza o  esporte de Nova Friburgo
ESPORTES - Monumento eterniza o esporte de Nova Friburgo

Vinicius Gastin
Quem passar pela Avenida José Pires Barroso, a Via Expressa, em Olaria, poderá apreciar uma belíssima escultura em homenagem ao esporte de Nova Friburgo. O Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama) e a Prefeitura inauguraram na manhã desta quinta-feira, 20, o primeiro de três monumentos ao esporte, em frente à sede da Afape, intitulado “Caminho do Esporte”. “A ideia dos monumentos surgiu em Petrópolis, quando eu e o Chico Figueiredo estivemos por lá e observamos várias obras como esta pela cidade. Então, concluímos que Nova Friburgo precisava de monumentos para homenagear parte importante de sua bela história”, contou Júlio César Seabra Cavalcanti, o Jaburu, fundador do Gama.
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito Sérgio Xavier, da secretária de Turismo Bianca Tempone, do assessor de Esportes, Marcelo Leal, representando o secretário Renato Satyro, do vereador eleito Gustavo Barroso, do empresário Eduardo Vogt, e o criador, o artista Felga de Moraes, além de pessoas ligadas ao esporte do município e colaboradores na construção do monumento. Estes e outros, lembrados em uma placa anexa à principal com os nomes das pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização e divulgação da obra. “O monumento pode alavancar a prática esportiva. Que os jovens vejam essas obras como um estímulo e se animem a fazer esporte. Quando o grupo foi convidado para elaborar um projeto para o esporte e para Nova Friburgo, embelezando a Via Expressa, prontamente aceitamos. É sempre gratificante ver um trabalho como esse, bonito e significativo para a cidade, inaugurado”, destacou Francisco Figueiredo, presidente do Gama.
Há três meses, a homenagem ao esporte começou a ganhar forma. Suspenso em um piso intertravado e em cima de blocos de concreto, a escultura foi construída em chapa de ferro, de dez milímetros de espessura, 12 metros de comprimento e mais de dois metros de altura, representando várias modalidades esportivas. Além da Pedrinco e Gemini, o apoio da Prefeitura foi fundamental. O prefeito Sérgio Xavier destacou a importância do Gama para Nova Friburgo. “O Gama nos procurou e prontamente aceitamos a proposta. Jamais nos esquivamos de pessoas tão importantes para a nossa cidade, que ajudam a embelezar e a homenagear diversos aspectos de nossa cidade.”

A escolha da Via Expressa

Construída há 20 anos, a Avenida José Pires Barroso é fundamental para o fluxo do trânsito no bairro de Olaria e região. A popular Via Expressa também se destaca quando o assunto é esporte, devido ao grande movimento de pessoas caminhando, correndo ou pedalando no local. “A escolha faz parte de uma lembrança dos ex-prefeitos Alencar Barroso e Paulo Azevedo, idealizadores e construtores da Via Expressa. Este local tem grande visibilidade, é um ponto turístico fantástico. Toda a Friburgo passa por aqui e muita gente pratica alguma forma de esporte nesta via”, lembrou Jaburu.

João Batista Felga de Moraes: do projeto à obra

Após surgir a ideia de construir o monumento, restava escolher o artista para executar a obra. João Baptista Felga de Moraes recebeu a missão de materializar o sonho do Grupo Gama. “A escolha não podia ser outra, o Felga é o artista plástico mais importante da região, é fantástico. Falei sobre a ideia que tive, ele aceitou e juntos passamos a elaborar. Já a concepção artística, formas e dimensões, é tudo Felga. Agora, é tempo de reavivar o tema e fazer parte da história de Nova Friburgo”, disse Jaburu.
Autor de obras importantes expostas na cidade, Felga preza pela simplicidade. O artista conta que precisa apenas do material à disposição no momento para materializar as ideias. “Eu sempre penso o mais simples, utilizando o material disponível. Tínhamos na Gemini e na Pedrinco exatamente o que podemos observar na obra: concreto, chapas de ferro, tinta. Quando eu faço o projeto de algum monumento, eu idealizo construindo-o. Faço um rascunho e vou adaptando de acordo com as condições técnicas e o material disponível. Procuramos dar movimento e cores”, comentou o artista. 
As sobras do material utilizado foram reaproveitadas para a confecção de uma escultura neoconcretista em homenagem a Alencar Pires Barroso e Paulo Azevedo, idealizadores e construtores da Via Expressa. Outros dois monumentos serão construídos para a mesma via. O primeiro em homenagem às crianças, contendo a panóplia com bandeiras de todos os distritos friburguenses, localizado no Cônego. O outro representará a figura de um jogador de futebol, em homenagem aos clubes da cidade, próximo ao Estádio Eduardo Guinle. Mais uma vez, Felga emprestou o seu talento para Nova Friburgo.
“Sinto-me, como friburguense e integrante do Gama, na obrigação de colaborar. É mais importante colocar um monumento público para o povo de Nova Friburgo do que fazer uma exposição na Europa ou qualquer lugar. Faço tudo de graça, pois a cidade merece e precisa”, reafirmou.
E assim, através de suas obras, Felga, Jaburu, Chico Figueiredo e outros personagens ajudam a eternizar o que há de belo em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade