ESPORTES - Longe de casa...

quarta-feira, 06 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Longe de casa...
ESPORTES - Longe de casa...

Vinicius Gastin
No período de 29 dias fora de casa, desde o dia 26 de janeiro a 24 de fevereiro, o Friburguense percorreu aproximadamente 1.362 km e viajou durante mais de 17 horas. O tricolor da serra teve que encarar uma sequência de quatro partidas longe de Nova Friburgo na Taça Guanabara. A primeira delas contra o Fluminense, no Engenhão, onde o time de Gerson Andreotti por pouco não venceu o atual campeão brasileiro. Em seguida, o Frizão encarou o Boavista em Moça Bonita, sentiu o desgaste do compromisso anterior e, sem repetir a boa atuação, perdeu por 1x0. Na rodada seguinte, quando deveria receber o Flamengo no Eduardo Guinle, o Friburguense viajou até Macaé e acabou goleado pelo rubro-negro carioca. Dez dias depois, entre o descanso do carnaval e os treinos em ritmo intenso, o Frizão voltou a campo para encarar o Resende, no Vale do Aço, e empatou por 1x1.
Ao fazer um balanço do primeiro turno, o meia Marcelo lembrou exatamente do longo tempo distante do Eduardo Guinle. “Dava pra ter chegado um pouquinho mais longe e, principalmente, ter somado mais pontos. Essa sequência de jogos fora de casa nos atrapalhou bastante. Jogamos na quarta à noite contra o Fluminense e tivemos outro jogo no sábado. Mas isso não pode ser usado como desculpa e nós tentamos buscar os resultados dentro de campo. Bola pra frente no segundo turno.”

A sequência do Friburguense em 29 dias (números aproximados):
Fluminense 2x2 Friburguense (Engenhão)
Nova Friburgo – Rio de Janeiro: 138 km
Horas de viagem: 2h e 20min

Boavista 1x0 Friburguense (Moça Bonita)
Nova Friburgo – Rio de Janeiro: 138 km
Horas de viagem: 2h e 20min

Friburguense 0x4 Flamengo (Moacyrzão)
Nova Friburgo – Macaé: 122 km
Horas de viagem: 1h e 55min

Resende 1x1 Friburguense (Estádio do Trabalhador)
Nova Friburgo – Resende: 283 km
Horas de viagem: 3h e 40min

Total (ida e volta): 1.362 km
Horas na estrada: 17h e 35min

Quissamã e Audax jogam mais vezes em casa no 1º turno
Em 2012, o Friburguense conviveu com uma série de desvantagens sofridas pelo time que ascende à primeira divisão. O repasse das cotas de televisão foi de apenas 25% do valor total definido para os times médios, chegando aos 100% quando o clube completar o quarto ano consecutivo na elite carioca. Em termos técnicos, o Friburguense fez menos jogos em casa do que os demais: atuou apenas sete vezes em 15 possíveis, no Eduardo Guinle.  
Apesar de ter feito a oitava melhor campanha em 2012, a quantidade de partidas na serra não vai aumentar. Devido à mudança de local do duelo contra o Flamengo, o time de Gerson Andreotti repetirá o mesmo número de jogos em casa, do ano passado. No primeiro turno, por exemplo, o Frizão jogou menos vezes em casa do que o Quissamã e o Audax, clubes recém-promovidos e teoricamente com direito a atuar menos vezes no próprio estádio. Assim como o Friburguense, Olaria e Nova Iguaçu jogaram em três oportunidades na Bariri e no Laranjão, neste primeiro turno.
Ao final do campeonato carioca, apenas Macaé e Volta Redonda terão atuado mais vezes em casa do que fora dentre os times de médio investimento. Na Taça Rio, Olaria, Madureira, Boavista e Duque de Caxias jogam três partidas seguidas como visitantes. No entanto, somente o Olaria não terá dois jogos consecutivos em casa no segundo turno. Ou seja: apenas o Friburguense vai atuar quatro vezes, em sequência, longe de Nova Friburgo.

Número de jogos em sequência longe de casa, com ou sem mando de campo:
Friburguense: Taça GB: 4 
Taça Rio: 2
Olaria: Taça GB: 2 
Taça Rio: 3
Audax: Taça GB: -
Taça Rio: 2
Bangu: Taça GB: -
Taça Rio: 2
Quissamã: Taça GB: - 
Taça Rio: -
Resende: Taça GB: - 
Taça Rio: -
Madureira: Taça GB: - 
Taça Rio: 3
Boavista: Taça GB: - 
Taça Rio: 3
Nova Iguaçu: Taça GB: 2 
Taça Rio: 2
Macaé: Taça GB: - 
Taça Rio: -
Volta Redonda: Taça GB: - 
Taça Rio: -
Duque de Caxias: Taça GB: - 
Taça Rio: 3

Número de jogos no próprio estádio (Taça GB):
Friburguense: 3 (total 7)
Olaria: 3 (total 7)
Audax: 4 (total 7) *manda os jogos em Moça Bonita
Bangu: 4 (total 7)
Quissamã: 4 (total 7) *manda os jogos no Moacyrzão
Resende: 4 (total 7)
Madureira: 4 (total 7)
Boavista: 4 (total 7) *mandou alguns jogos fora do Eucyr Resende
Nova Iguaçu: 3 (total: 6)
Macaé: 4 (total: 8)
Volta Redonda: 4 (total: 8)
Duque de Caxias: 4 (total: 7)


Corredores de Nova Friburgo brilham pelo estado

Reginaldo Azevedo, Mirlene Silva e Vitória Régia conquistam bons resultados em provas no último fim de semana

Os corredores friburguenses seguem brilhando em competições pelo estado do Rio de Janeiro. No último fim de semana, três atletas conquistaram resultados importantes e colocaram o nome de Nova Friburgo em evidência no cenário esportivo estadual.
A corrida Fest Verão Macaé foi realizada no domingo, 3, no Sana. Na prova masculina, Reginaldo Azevedo conquistou a segunda colocação geral, ao correr os 7,3 km em 26 minutos e 48 segundos. “Fiz uma excelente corrida e acho que o sobe e desce da prova me favoreceu, pois estou acostumado. Aqui em Nova Friburgo nós treinamos exatamente nesse tipo de circuito”, destacou Reginaldo, que competiu contra, aproximadamente, 200 atletas dos mais diversos municípios do Rio de Janeiro. O próximo desafio será em Itaperuna, nos 5 km do Circuito Fluminense de Corridas de Rua. “Vou buscar a vitória e aproveito para agradecer ao apoio dos meus patrocinadores, a Academia Jay Fit, a Estação Saúde e ao secretário de esportes Renato Satyro pela ajuda no transporte”. 
No mesmo evento, na categoria feminino, uma friburguense surpreendeu e subiu ao pódio. Vitória Regia de Araújo deixou as concorrentes para trás nos 7,3 km de prova e, assim como Reginaldo, conquistou o vice-campeonato do Fest Verão. Atleta desde os 14 anos, retomou as atividades há seis, após um período afastada do esporte. Com o apoio do Centro de Treinamento das Artes Marciais, do professor Giovanni Carvalho, Vitória mira o título das próximas competições. “Vou participar da Corrida da Mulher no dia 17 e da Corrida de Paraty no dia 23. Espero repetir o desempenho e, quem sabe, ser a primeira colocada.” 

Mirlene conquista o segundo lugar no Rio de Janeiro
A quilômetros de distância do Sana, também no último domingo, uma outra corredora de Nova Friburgo se destacava. Mirlene Silva participou do Circuito das Estações Adidas - Outono no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, e subiu ao pódio ao conquistar o segundo lugar. O tempo de 18 minutos e 41 segundos percorrido nos 5 km, fez Mirlene alcançar posição de destaque entre os cerca de 10 mil corredores. “Apesar de eu não estar 100% fisicamente, consegui uma boa colocação. Tudo isso foi possível através do apoio da Unimed, Amil Calçados, Nova Printer, Academia Body Club e Arena.”
Em busca do índice olímpico para a maratona, a atleta segue treinando forte e vai correr os cinco quilômetros da Corrida das Mulheres, no dia 17, e os 22 km da Maratona G-31, no fim do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade