Vinicius Gastin
O Friburguense encerrou 2012 com chave de ouro ao vencer o Macaé por 2x0 na manhã de sábado, 29, no estádio Claudio Moacyr. Rômulo e Ziquinha decretaram a vitória do tricolor serrano, soberano durante quase toda a partida. Logo após o amistoso, os jogadores foram liberados e se reapresentaram na tarde do dia 2, no Eduardo Guinle. Na sexta, 4, a delegação segue viagem rumo a Cataguases para um período de dez dias em treinamento.
Friburguense melhor no primeiro tempo
Sem o capitão Cadão, o técnico Gerson Andreotti manteve a mesma formação do jogo-treino contra o Resende: Adilson, Sérgio Gomes, Bidu, Diego Guerra e Flavinho; Zé Victor, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Rômulo. A partida começou em ritmo forte e algumas boas jogadas aconteceram. Em apenas cinco minutos, o Friburguense havia cruzado três bolas à grande área adversária. Uma delas, através de lateral cobrado por Diego Guerra, levou perigo à meta rival. O Macaé, por sua vez, encontrou espaço na entrada da grande área tricolor, mas Michel chutou sem a direção do gol. Numa bela triangulação, o Frizão abriu o placar aos 15 minutos: Ziquinha rolou para Jorge Luiz, que de primeira colocou Rômulo frente a frente ao goleiro. O atacante apenas colocou no canto esquerdo. A resposta do Macaé, minutos depois, parou na boa defesa de Adilson em cabeçada de Jones. O time de Andreotti mantinha maior posse de bola e trocava passes em busca dos espaços, enquanto a equipe da casa tentava o bote para sair nos contra-ataques e explorava os cruzamentos à grande área. Num deles, Jones subiu com liberdade e cabeceou por cima. Mas o domínio das ações era do Friburguense: Rômulo recebeu lançamento de Bidu e por pouco não mandou para as redes. No lance seguinte, o chute de Marcelo passou muito perto do gol. No mais, muita vontade, disputa pela posse de bola e poucos lances de real perigo.
Tricolor amplia e encerra 2012 com vitória
O Friburguense iniciou a segunda etapa assustando o rival: Jorge Luiz recebeu na esquerda, foi à linha de fundo e rolou pra trás. Ziquinha, e na sequência, Rômulo, por instantes, não conseguiram completar. Marcando no campo adversário, o time de Andreotti conseguiu finalizar novamente através de Ziquinha, após desarme de Zé Victor. O chute, entretanto, passou por cima da meta. Pouco depois, Lucas quase marcou um golaço: o volante desarmou Ricardinho, passou pela marcação com uma meia-lua e bateu para grande defesa do goleiro. Em meio ao domínio tricolor, um fato preocupante: aos 11 minutos, Rômulo sentiu a perna direita depois de uma dividida e teve que ser substituído. Em seu lugar, entrou Douglas Tardin, titular em boa parte do ano de 2012. Em seu primeiro lance, recebeu em boas condições na entrada da área, mas foi desarmado antes de finalizar. A partir de então, Andreotti foi mexendo aos poucos e mudando as peças da equipe de Nova Friburgo. Marquinhos, Daniel, Elan, Victor Hugo, Toshyia, Bruno e Lohan foram a campo. Nada que alterasse o cenário de domínio friburguense. Aos 26, Flavinho recebeu na esquerda e cruzou com precisão para Ziquinha, de cabeça, ampliar o placar. O lance quase se repetiu quando Flavinho rolou para Victor Hugo, que não conseguiu finalizar. Ao contrário de Daniel, que ao receber passe na meia-lua da área, bateu firme rente à trave esquerda. Em mais uma boa trama do ataque friburguense, Daniel foi lançado na pequena área e ajeitou para Douglas, travado na hora de concluir. Ao Macaé, restaram algumas tentativas de chutes de longa distância. O de Edinho, aos 36 minutos, levou perigo ao gol de Adilson. Nem tanto quanto a tentativa de Marquinhos para o tricolor serrano aos 42, à direita da meta. O Macaé ainda teria uma falta perigosa a favor nos minutos finais, mas nada capaz de mudar o placar de 2x0 a favor do Friburguense.
Frizão busca reforços e mira o meia Geraldo
Para a próxima temporada, a diretoria do Friburguense optou por manter a mesma base de 2012. No entanto, o gerente de futebol do clube, José Eduardo Siqueira, revelou a necessidade de contratar mais dois ou três jogadores para compor o elenco. “Temos um time entrosado, mas precisamos de jogadores para completar o grupo. Vamos buscar um lateral-esquerdo, um meia e um atacante de velocidade”. Para o meio-campo, o nome da vez é o de Geraldo. Aos 37 anos, o experiente jogador passou por Fortaleza e Ceará e foi oferecido pelo mesmo empresário de Abedi (este, praticamente descartado pela diretoria). Os salários, considerados altos para a realidade do clube, seriam pagos em parte por uma empresa. Além de Geraldo, um atacante que atua no futebol português e o meia Arthur, ex-Vasco, negociam. Outro que pode pintar no Eduardo Guinle é o goleiro Luiz Felipe. Destaque nos juniores do Friburguense em 2011, o jovem jogador foi emprestado ao Internacional e possivelmente disputará o carioca pelo tricolor serrano.
Feliz ano novo para o esporte
13 motivos para acreditar nos friburguenses
Nova Friburgo é um celeiro de talentos no esporte. Basta observar alguns nomes de destaque como Edson Barboza, Rafael Galhardo, Bruno Baeta, Arthur Senna e tantos outros. Em meio às dificuldades estruturais e financeiras, surgem os esforços de pessoas que fazem a diferença nos projetos sociais. Entidades como o Friburguense, a Associação Friburguense de Futebol de Mesa e Aquarium/Stam colocam o nome da cidade no topo. A cada dia, atletas surgem para escrever novas páginas na história esportiva friburguense. A partir de agora, o prefeito Rogério Cabral e o secretário de Esportes, Renato Satyro, terão a missão de alimentar os sonhos dos atletas de Nova Friburgo. Abaixo, listamos 13 motivos para acreditar no esporte da cidade em 2013.
1 - O Friburguense vai disputar a primeira divisão do campeonato carioca e a expectativa é superar a oitava melhor campanha de 2012. O elenco foi mantido, os jogadores estão mais experientes e a confiança no trabalho do novo presidente Wagner Faria é grande. A cidade voltará a receber um time grande. Jogadores como Rafael Galhardo, do Santos, e Bernardo Ribeiro, atualmente na Albânia, prometem brilhar em mais uma temporada.
2 - Edson Barboza Junior volta ao octógono do UFC no dia 19 de janeiro. O lutador friburguense tenta se recuperar da derrota sofrida no último combate e retomar o cinturão na categoria peso leve.
3 - O Friburgo Rúgbi vive a expectativa de realizar o sonho de construir o centro de treinamento, caso receba a verba do governo federal. A ideia é criar estrutura e divulgar o esporte na cidade.
4- Nova Friburgo vai sediar a Copa do Brasil de Futmesa e a Associação de Futebol de Mesa da cidade promete brigar por mais títulos em 2013. Os botonistas friburguenses devem disputar mais um Campeonato Brasileiro, desta vez em Goiânia.
5- O Projeto Gol de Placa, instalado no 11° Batalhão de Polícia Militar, vai construir uma sala para ampliar o atendimento aos alunos. Com a nova estrutura, será possível investir na divulgação do projeto e pensar numa futura expansão.
6 - Além do Gol de Placa, outros projetos sociais envolvendo o esporte continuam com as suas atividades nas respectivas comunidades.
7 - O Nova Friburgo FC continuará investindo nas categorias de base, enquanto segue na luta para reerguer o centro de treinamento em Conselheiro Paulino.
8 - A Aquarium / Stam vai buscar o nono título consecutivo do Circuito Serrano de natação. Em outras competições, os friburguenses deverão trazer novas conquistas para a cidade.
9 - Os nadadores Artur Senna, Luana Pires da Silva, ambos do Flamengo, e outros tantos da cidade seguem treinando para evoluir nas piscinas. Quem sabe não veremos alguns deles nas Olimpíadas de 2016 ou 2020?
10 - No judô, o projeto Solução continuará formando atletas e cidadãos conscientes. Os trabalhos do professor Hespanha, Wilson Féu, Yamaguchi e outros mestres ajudam a mudar os rumos da vida de diversas crianças.
11 - No muay thai, um dos esportes mais praticados por homens e mulheres na cidade, os professores Anderson França, Leonardo Silveira e outros darão sequência aos seus trabalhos e podem revelar novos talentos em breve.
12 - O Friburgo Vôlei troca de sede e passa a treinar no Country Clube. As meninas costumam brigar por títulos em todas as competições que disputam.
13 - O Nova Friburgo Yetis luta pela maior divulgação do futebol americano na cidade. A equipe friburguense batalha por melhor estrutura e faz bonito mesmo com todas as limitações. Em 2013, a Liga Fluminense de Futebol Americano será ampliada.
Escolinha de Futebol IFV-NFP encerra o ano com festa
Confraternização foi no dia 16 e premiou os melhores atletas
A Escolinha de Futebol IFV-NFP Automotive realizou no dia 16 a festa de encerramento das atividades de 2012 na quadra recreativa da empresa. Os alunos e pais de alunos puderam apreciar um caprichado churrasco em clima de confraternização. Durante o almoço foram premiados os melhores do ano e alguns brindes sorteados para todos os alunos. Os atletas premiados foram:
Destaques sub6: Kauan Mendes Silva e David Blaut Langame;
Destaque sub8: Jean de Souza Nunes Vianna;
Destaque sub9: Kauan Pacheco Martins;
Destaque sub12: Nicolas de Oliveira Dias;
Artilheiros do Ano: Otavio Rapozo Marchon e João Victor Machado Junior;
Atleta Padrão IFV-2012: Matheus Moraes Cruz;
Troféu disciplina: Lucas Corrêa, Felipe Rapozo Pacheco e Luiz Guilherme Baltazar Madeira;
Fundada em 1996, a escolinha de futebol é um projeto social da empresa NFP Automotive. Durante alguns anos foi parceira do Roqueano Social Clube e hoje desenvolve as atividades na própria quadra. O projeto está aberto a todas as crianças, com o objetivo de desenvolver o intercâmbio cultural, educacional e esportivo, além do espírito de amizade e companheirismo. A escolinha retorna às suas atividades no segundo sábado de janeiro, dia 12, para as categorias sub10, sub8 e sub6 e após o carnaval para a categoria sub12.
Deixe o seu comentário