Vinicius Gastin
Apesar de a sequência de resultados não ter sido das melhores, o Friburguense ainda almeja chegar às semifinais da Taça Guanabara. Para manter o sonho vivo o time de Gerson Andreotti terá que quebrar o jejum de quatro partidas, vencer o Resende neste sábado, 16, às 17h no estádio do Trabalhador e torcer por tropeços de Madureira e Vasco. Na última rodada, o Frizão terá que ganhar novamente e secar os dois rivais para avançar na competição, algo que não acontece há nove anos.
Sem jogar desde o dia 6, quando foi goleado pelo Flamengo em Macaé, o tricolor da serra aproveitou o período de dez dias para descansar e treinar. Os jogadores tiveram folga de quatro dias e retornaram aos treinos na última segunda-feira, com um longo bate-papo entre jogadores e comissão técnica. “O Andreotti falou sobre a nossa situação no campeonato, mostrou que ainda é possível buscarmos a classificação, mas temos que voltar a vencer. Começamos o campeonato muito bem, mas tivemos uma sequência ruim. É hora de reagirmos”, revelou o volante Bidu.
O clima no Eduardo Guinle foi de tranquilidade durante a semana. O técnico Gerson Andreotti reafirmou a confiança na equipe durante as entrevistas e procurou orientar a sua defesa com relação à bola aérea. “Sempre fomos muito fortes neste quesito, mas contra o Flamengo não funcionou. Trabalhamos durante a semana para corrigir os erros e esperamos não repeti-los. Sempre digo que devemos buscar o fortalecimento nas situações adversas. Vai ser mais um jogo difícil, mas precisamos vencer se quisermos chegar a uma semifinal”, destacou.
Sem maiores problemas para escalar a equipe, Andreotti vai contar com o retorno do goleiro Adilson, desfalque no jogo contra o Flamengo. O camisa 1 garante estar recuperado do problema que o impediu de entrar em campo na última rodada. “Contra o Flamengo, acabei ficando fora do jogo. Fiz um exame no vestiário e minha pressão estava baixa. Mas estou de volta. Sabemos que nossa missão é difícil e que o Resende é um time forte, mas precisamos voltar com os três pontos para brigarmos pela classificação.”
JUNIORES: O time de juniores do Friburguense não resistiu ao Flamengo e, mesmo jogando no Eduardo Guinle, foi goleado por 5x0, em partida disputada na tarde da última quinta-feira. Último colocado do grupo A com quatro pontos conquistados, o tricolor da serra encara o Resende neste sábado, 16, na cidade de Vassouras.
Friburguense jamais perdeu para o rival no carioca
Se depender do histórico dos confrontos entre as equipes o Friburguense vai voltar do Vale do Aço com pelo menos um ponto na bagagem. Frizão e Resende se enfrentaram sete vezes ao longo da história no campeonato carioca, com três vitórias do tricolor da serra e quatro empates. No último duelo, em 3 de março do ano passado, o resultado foi 0x0, placar repetido em quatro oportunidades. As partidas costumam ser marcadas pelo equilíbrio e as redes balançaram apenas quatro vezes, todas a favor do Friburguense. Na preparação para o estadual deste ano, as equipes empataram por 1x1 em amistoso na Ilha do Governador.
10/02/2008 – Friburguense 2x0 Resende, Eduardo Guinle
02/04/2009 – Friburguense 2x0 Resende, Eduardo Guinle
17/01/2010 – Friburguense 0x0 Resende, Eduardo Guinle
14/04/2010 – Resende 0x0 Friburguense, Trabalhador
24/04/2010 - Friburguense 0x0 Resende, Eduardo Guinle
23/02/2012 – Resende 0x1 Friburguense, Trabalhador
03/03/2012 – Friburguense 0x0 Resende, Eduardo Guinle
Ficha Técnica
Resende x Friburguense
Campeonato Carioca 2013
7ª rodada - Taça Guanabara, 1º turno
16/02/2013 - 17h
Estádio do Trabalhador, Resende - RJ
Árbitro: Antônio Frederico Schneider
Assistentes: Alexandre Eller e Daniel Parro
Resende: Mauro; Tiago Bastos, Dudu, Emerson e Thyago; Marcelo, Léo Silva, Léo e Marcel; Elias e Acosta (Geovane Maranhão).
Técnico: Eduardo Allax
Friburguense: Adilson, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Romulo.
Técnico: Gerson Andreotti
Classificação – Grupo A:
1º - Botafogo - 14 pontos
2º - Madureira - 11 pontos
3º - Vasco - 10 pontos
4° - Friburguense - 7 pontos
5º - Volta Redonda - 6 pontos
6º - Nova Iguaçu - 4 pontos
7º - Quissamã - 4 pontos
8º - Olaria - 3 pontos
Grupo B:
1º - Flamengo - 16 pontos
2º - Fluminense - 12 pontos
3º - Audax - 11 pontos
4° - Boavista - 10 pontos
5º - Bangu - 8 pontos
6° - Resende - 6 pontos
7º - Macaé - 4 pontos
8º - Duque de Caxias - 4 pontos
A 7ª rodada:
17/Fev - Dom - 16h - Vasco da Gama x Audax, São Januário
16/Fev - Sáb - 17h - Madureira x Bangu, Conselheiro Galvão
17/Fev - Dom - 18h30 - Volta Redonda x Fluminense, Raulino de Oliveira
17/Fev - Dom - 16h - Quissamã x Duque de Caxias, Moacyrzão
17/Fev - Dom - 18h30 - Flamengo x Botafogo, Engenhão
16/Fev - Sáb - 17h - Resende x Friburguense, Trabalhador
17/Fev - Dom - 16h - Boavista x Olaria, Eucyr Resende
16/Fev - Sáb - 17h - Macaé x Nova Iguaçu, Moacyrzão
O adversário: Resende tenta se manter como a quinta força
Gigante do Vale foi o melhor entre os times de médio porte em 2012
Um dos clubes que mais investem entre os de médio porte do estado, o Resende, foi o quinto colocado no carioca de 2013. O time do Vale do Aço conta mais uma vez com os recursos da Prefeitura local e montou um time forte para tentar ser o melhor entre os times de menor expressão.
História: Após tempo afastado, Resende volta e investe alto
Após 30 anos, afastado das competições estaduais, o Resende voltou com força total em 2006 ao firmar parceria com uma empresa de marketing. Naquela temporada, o alvinegro ascendeu à 2ª divisão e conquistou o título da competição no ano seguinte, chegando assim à elite do futebol carioca.
No Estadual de 2009, o Resende viveu um momento especial em sua história. A equipe chegou às semifinais da Taça Guanabara, deixando o Vasco da Gama (que havia perdido seis pontos por escalar um jogador em situação irregular) de fora da fase final. Na semifinal, o time de Antônio Carlos Roy aplicou 3x1 sobre o Flamengo em pleno Maracanã, mas perdeu a decisão para o Botafogo por 3x0 e ficou com o vice-campeonato.
Objetivo é disputar a Copa do Brasil de 2014
Nos últimos anos, o Resende conseguiu se firmar com um dos times mais fortes entre os médios do estado. O desafio da equipe do Vale do Aço é manter-se na parte de cima da tabela do estadual e buscar espaço no cenário do futebol nacional, embora tenha desistido de disputar a série D do campeonato brasileiro em 2012. “Temos uma boa expectativa, pois poderá ser a primeira competição nacional do Resende. A meta no carioca é passar de fase”, disse o supervisor de futebol Guto Alvarenga.
O time é comandado pelo ex-goleiro Eduardo Allax e conta com a experiência do uruguaio Acosta, ex-Corinthians e do atacante Elias, que disputou o Brasileiro de 2012, pelo Bahia. O restante do elenco é formado por jovens jogadores e parte do grupo que disputou a Copa Rio.
Ficha Técnica:
Nome: Resende Futebol Clube
Cores: Preto e Branco
Mascote: Lobo-Guará
Fundação: 6 de junho de 1909 (103 anos)
Estádio: Trabalhador
Capacidade: 7.500 pessoas
Presidente: Ricardo Jorge Simão
Treinador: Eduardo Allax
Deixe o seu comentário