Projetos, ideias inovadoras—e, no fim das contas, pouca coisa mudou. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou o Conselho Arbitral e definiu os grupos e o regulamento do Campeonato Carioca de 2013. Em relação à forma de disputa desta temporada, praticamente nada foi alterado. A proposta para ter um turno extra foi vetada pelos times grandes da capital e a competição terá os mesmos dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), que serão invertidos: os grupos se enfrentam na Taça GB e jogam dentro da própria chave na Taça Rio. A tabela da competição só será decidida em outra reunião, ainda sem data definida.
NOVIDADES
Além da inversão dos turnos, outras propostas apresentadas pelos clubes foram vetadas, tais como a não utilização do saldo de gols na grande final. Quem fizer a melhor campanha na classificação geral tem a vantagem de dois empates. Caso haja uma vitória para cada time, a disputa vai para pênaltis.
A alteração que causou mais polêmica foi a opção do pagamento de multa de R$ 500 para livrar atletas que teriam de cumprir suspensão automática, por causa do terceiro cartão amarelo. Os quatro grandes foram contra, mas acabaram vencidos: “É claro que tem essa questão de o jogador não se preocupar em levar cartões, ser indisciplinado, mas por outro lado, isso impede que uma final não tenha as principais estrelas das equipes, o que é muito ruim para o espetáculo. Impede também que um jogador fique fora de uma decisão por um erro de arbitragem, por exemplo”, afirmou o presidente da FFERJ, Rubens Lopes.
GRUPOS
Os dois grupos foram formados da seguinte forma:
Grupo A: Botafogo, Friburguense, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Quissamã, Vasco e Volta Redonda
Grupo B: Audax Rio, Bangu, Boavista, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Macaé e Resende
Equipe da Águas de Nova Friburgo conquista o 2º lugar na Corrida de Sana
No último fim de semana, a equipe de Corredores da Águas de Nova Friburgo provou mais uma vez que é capaz de subir o pódio em várias categorias e se destacar também em conjunto. Todos completaram o percurso de oito quilômetros da Corrida de Sana, realizada em estrada de chão, debaixo de um forte sol e muitas subidas, algumas com mais de 700 metros de distância.
Francisco de Assis, o Carioca, conquistou o 3° lugar geral masculino na prova. Carioca vem treinando firme para o Cross Country. “É a especialidade dele, o resultado era esperado”, disse a técnica Prissi Cordeiro, que também é coordenadora do projeto Saúde é o que interessa, da Águas de Nova Friburgo.
Prissi Cordeiro também brilhou na prova e conseguiu o 4° lugar na categoria geral feminino: “Sofri muito com o calor, mas consegui alcançar a minha meta”, afirmou.
A Águas de Nova Friburgo conquistou também o 2° lugar por equipes e ganhou um lindo troféu: “A equipe vem crescendo e está muito unida”, finalizou Prissi.
O corredor Geraldo Vogas, por erro no preenchimento da sua data de nascimento, não subiu ao pódio oficialmente, mas conquistou o 3° lugar da sua categoria. Robson Salgado, que sempre se destaca nas corridas, se sentiu mal e não conseguiu o pódio, mas completou o percurso: “Minha visão embaçava de tanto calor”, definiu.
Christiane Leite, Jonatan Barbi e Iran Vieira também conseguiram completar o percurso. No próximo dia 2 de dezembro, a equipe enfrenta outro desafio, no Rio de Janeiro: o Circuito Adidas com, respectivamente, 5 e 10 quilômetros.
Encontro em Macaé lançará Expedição Eurásia 2013
O II Mega Macaé em Duas Rodas, que vai ser realizado em Macaé nos dias 22, 23 e 24 de novembro, será a oportunidade do lançamento do Projeto Eurásia, do motociclista Augusto Lins e Silva, o Augusto BR. Aos 70 anos, ele vai comemorar os 71 percorrendo a Ásia, Oriente Médio e Europa, numa expedição que vai durar pouco mais de seis meses, totalizando 50 mil quilômetros.
Será a segunda aventura pilotando uma moto de 700 cilindradas: a primeira, em 2010, ele percorreu mais de 13 países da América do Sul, Norte e Central, num percurso de 50 mil quilômetros.
Agora ele vai partir no dia 14 de maio de 2013. A trajetória vai começar em Hong Kong, aonde ele chegará de avião. A partir das Costa do Sul da China, Augusto BR inicia o roteiro em direção ao Vietnã, cruzando o Laos, Tailândia, Myanmar, Bangladesh e Índia.
Ele passará por países envolvidos em conflitos como o Paquistão, Irã, Turquia, Grécia, Macedônia, Kosovo, Sérvia, Croácia e Slovênia.
Em seguida parte para a Europa, via Áustria, seguindo para Alemanha, Principado de Liechtenstein, Suíça, França, Inglaterra, Itália, Principado de Mônaco, Andorra, Espanha, finalizando em Lisboa (Portugal), quando embarcará de volta ao Brasil. “É muito importante essa viagem, porque estarei mais uma vez contribuindo para elevar o motociclismo estradeiro do Brasil. Conto com a colaboração de todos e estou aceitando sugestões de trajeto”, finaliza o motociclista.
Outras informações podem ser obtidas pelo site www.projetoeurasia.com.
Ginásio Celso Peçanha reaberto para uso do esporte da cidade
O Ginásio Celso Peçanha já está à disposição dos desportistas friburguenses para qualquer evento do gênero. As informações e aluguel do espaço podem ser tratados diretamente com a diretora do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), professora Claudia Katrib.
Um dos mais tradicionais espaços esportivos da cidade, estava fechado desde a tragédia 2011, porque além de servir como espaço para liberação de corpos, teve que passar por uma ampla reforma, inclusive desinfecção, em todos os espaços. Este ano, foi interditado novamente a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para funcionar como polo eleitoral, guardando urnas e outros tipos de materiais.
Esta semana o Ginásio Celso Peçanha foi reaberto e já poderá abrigar as tradicionais competições que ali são realizadas por vários segmentos da população friburguense.
Deixe o seu comentário