Vagner Faria ou Hideraldo Santarém? Quando estiver terminando a votação do novo presidente dos Estados Unidos, estará começando no salão social do Friburguense a eleição do novo presidente do clube para o próximo triênio, 2013/2015. Quem for eleito substituirá o atual presidente Raul Marcos Pires Gonçalves, que cumpre seu segundo mandato no tricolor.
A posse festiva será no dia 1° de dezembro. Esta eleição tem característica especial, justamente porque nos últimos anos, em Nova Friburgo, é difícil ter duas chapas concorrentes nos clubes sociais da cidade. Mas no Friburguense as coisas são diferentes: os dois candidatos estão unidos pelo bem do clube, não há rivalidade ou baixaria, tanto Vagner Faria como Hideraldo Santarém têm um só pensamento, o progresso do Friburguense.
Vagner Faria se apresenta como situação e Hideraldo Santarém como oposição, porém ambos afirmam que querem trabalhar pelo engrandecimento do tricolor. “Não temos plano especial e o trabalho será feito baseado na continuação do que já existe, mantendo as tradições e aperfeiçoando alguns setores”, afirma Vagner. Já Hideraldo Santarém pensa principalmente no futebol: “É claro que se for eleito serei o presidente do clube e darei atenção a todos os setores, mas temos que pensar também na manutenção do Frizão na primeira divisão estadual e as outras competições da temporada”, ressalta Hideraldo.
Radialista de profissão, Vagner Faria é sócio do clube há muitos anos. Foi chefe de torcida Garra Friburguense, é apaixonado pelas cores azul, vermelha e branca, briga, no bom sentido, pelo tricolor em qualquer situação, ocupou cargos na diretoria, foi presidente do Conselho Deliberativo, conhece todos os meandros dos bastidores e espera ganhar a confiança dos sócios para se eleger presidente.
Empresário do ramo de moda íntima, Hideraldo Santarém é outro apaixonado pelo Frizão. É ex-jogador do clube, participou do time de juniores da década de 80 que chegou ao vice-campeonato estadual com jogos transmitidos pela extinta TV Tupi, fez partidas pelo time profissional ainda na segunda divisão. Quando parou de jogar se dedicou aos estudos e à família, ocupou também cargos na diretoria, foi vice-presidente de várias gestões e agora coloca seu nome para análise dos sócios do clube, pleiteando o cargo maior.
A eleição começa às 19 e termina às 22h. Estarão votando nesta terça, 28 sócios beneméritos natos vivos e 30 conselheiros do atual conselho. O pleito será presidido pelo advogado Rodrigo Ascoly (diretor jurídico do clube) e assistido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Figueira.
Os dois candidatos falaram também de outros assuntos que despertam a curiosidade da torcida, como: possibilidade do Estádio Eduardo Guinle ser sede para uma das seleções da Copa do Mundo; pré-temporada dos grandes clubes em Nova Friburgo; treinador de futebol e contratações; presença dos grandes clubes no campeonato carioca de 2013. “Acho difícil alguma seleção vir a se preparar para a Copa do Mundo aqui em Friburgo, porque as exigências da Fifa são inúmeras. Nosso campo é usado pelo time profissional que disputa várias competições durante o ano”, afirma Vagner Faria. Já Hideraldo Santarém falou sobre a vinda dos grandes clubes para cá: “Acho inviável, o nosso time usa o campo e não tem outro lugar para treinar e mesmo pagando eu jamais cederia o nosso espaço”, afirma o ex-jogador.
Mas ambos são de opinião que não tem o que modificar no departamento de futebol, e que o treinador e contratações são da responsabilidade do gerente de futebol, José Eduardo Siqueira (Siqueirinha), que será mantido no cargo. “Em time que está ganhando não se mexe”, reiteram os dois candidatos.
Capoeirista da cidade participa de gravação de eventos culturais para a televisão
A Associação de Capoeira Navio de Angola de Nova Friburgo, representada pelo professor Fabiano (Biano), marcou presença na aula e gravação para TVE no Esteio Coletivo – Oficina Teatro e Manifestações Populares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Ele participou também do evento Mitos e Ritos da Cultura Popular Brasileira nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ).
O professor Biano agradece o apoio de sua família e amigos, e ressalta a importância do Mercado Pepê e Gabriel, Lamonier Aluguéis de Máquinas e Sinucas, peças fundamentais nas suas conquistas.
Bombeiros medalhistas internacionais recebem homenagens da corporação
Consagrados com quatro medalhas, sendo uma de ouro, os dez militares—um é de Nova Friburgo—desfilam em carro aberto no Rio
Aos gritos de “melhor do mundo”, a equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que participou dos Jogos Mundiais de Bombeiros, em Sidney, na Austrália, foi recebida na quinta-feira, 1º, no Quartel Central da corporação, no centro do Rio. Consagrados com quatro conquistas, sendo uma medalha de ouro, os dez militares desfilaram em carro aberto pela orla de Copacabana e pela Avenida Presidente Vargas, e foram homenageados com a Medalha Mérito Avante Bombeiro.
O Corpo de Bombeiros do estado foi representado pelos cabos Alexandre Fernandes, Leonardo Silva, e Wagner Cyrino da Silva; os sargentos Américo Machado, do 6º GBM, em Nova Friburgo; Guilherme Tavares, e Esequiel Lacerda; o tenente Marcos Santos, e o capitão Cássio Julian. O destaque foi o cabo Fernandes, de 30 anos, que conquistou a medalha de ouro na modalidade “bombeiro mais resistente” de 30 a 34 anos e a prata na classificação geral, além da prata na disputa de revezamento de bombeiros ao lado do cabo Silva, 26, e dos sargentos Tavares, 37, e Lacerda, 24.
A equipe brasileira saiu da 12ª edição dos Jogos (TFA - Toughest Firefighter Alive) consagrada como a segunda melhor na classificação geral. A disputa reuniu cinco mil bombeiros de 45 países entre os dias 19 e 28 de outubro. Para o secretário de Defesa Civil e comandante dos Bombeiros, coronel Sérgio Simões, por ser a primeira competição internacional da corporação, a expectativa era apenas aprender, mas os militares mostraram o seu poder de superação.
“A superação é a palavra de ordem aliada ao treinamento e à técnica. Ganhamos uma medalha de ouro, duas de prata e nos tornamos conhecidos no circuito mundial. Os alemães, que são os maiores ganhadores, ficaram impressionados com o nosso desempenho e já nos convidaram para uma competição no ano que vem. Agora, é continuar nesse caminho”, afirmou Simões, que antecipou que o Estado do Rio quer sediar a disputa do circuito mundial de bombeiro mais resistente.
Os oito competidores saíram das disputas das Provas Técnicas da corporação, no Quartel Central, em agosto. Se tornar o bombeiro mais completo do estado não foi o suficiente para o cabo Fernandes. Depois de vencer a sua categoria no TFA, ele deixou para trás outros 173 atletas e se tornou o segundo melhor bombeiro do mundo. É a realização de um sonho para quem sempre quis disputar uma grande competição.
“Os bombeiros lá de fora são muito fortes, treinam há muitos anos, e nós chegamos lá, ninguém nos conhecia e conseguimos ganhar. Treinamos forte e o tenente-coronel Alexandre Santos nos transformou em atletas em 40 dias. Sempre sonhei com um campeonato mundial e realizei na corporação. A medalha ficou muito mais saborosa”, garantiu.
PREPARAÇÃO - Com a definição da equipe que viajaria para Sidney foi a vez do tenente-coronel Alexandre Santos, de 40 anos, entrar em ação. Preparador físico e comandante do Centro de Educação Física e Desportos dos Bombeiros, ele foi o responsável por deixar os militares em forma para as provas. O treinamento começou em setembro e os atletas enfrentaram dois turnos de atividades de segunda a sexta-feira: 7h30 às 11h30 e 14h às 17h. “Ficamos concentrados porque sabíamos das dificuldades. Mas cumprimos o que foi estipulado e tivemos sucesso em mais essa missão”, contou Santos.
O tenente-coronel lembrou que o trabalho de preparação continua. Ano que vem, a corporação terá duas importantes competições: os brasileiros foram convidados para o TFA do circuito europeu, na Alemanha, em junho, e os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, na Irlanda, em agosto.
Deixe o seu comentário