ESPORTES - Friburgo Vôlei é vice-campeão da Liga Rio

quarta-feira, 14 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Friburgo Vôlei é vice-campeão da Liga Rio
ESPORTES - Friburgo Vôlei é vice-campeão da Liga Rio

Novamente, o Marina Barra Clube (RJ) sediou mais uma etapa da Liga Rio Vôlei, pela categoria sub13 feminino, na 6ª etapa promovida no último sábado, 10. Com a conquista do 2° lugar, o Friburgo Vôlei Clube/Friburguense sagrou-se vice-campeão da temporada 2012. Na fase inicial a equipe do Friburgo Vôlei foi perfeita derrotando sem dificuldades a equipe B do Marina Barra Clube e o Voleibarra, pelo placar de 2 x 0, nas duas partidas. Com estes resultados, a equipe serrana deixou para trás a equipe do Voleibarra, que até então era a 3ª colocada no campeonato e que também estava na disputa pelo 2° lugar na competição.
Na fase semifinal, a equipe do Friburgo Vôlei enfrentou o time de Rio das Ostras, que antes da partida era o segundo colocado na classificação geral. Para o time de Nova Friburgo, era vencer ou vencer, porque o resultado definiria quem seria o vice-campeão. As jovens atletas da nossa cidade não decepcionaram e numa partida perfeita impuseram o seu melhor jogo, derrotando o Rio das Ostras por 2 x 0, com parciais de 15 x 8 e 15 x 6.
A final foi contra a já campeã equipe do Marina Barra Clube. No primeiro set as equipes alternaram-se no placar até o 13° ponto, quando a equipe do Marina abriu vantagem fechando o set em 15 x 13. No segundo set, nossas atletas não conseguiram manter o ritmo anterior, e foram derrotadas facilmente por 15 x 8.
Na avaliação do treinador Rondineli Esteves, a temporada foi muito produtiva porque a equipe evoluiu apesar dos desfalques ao longo do ano: 
“Tivemos enorme dificuldade para armar a equipe sub13 em função dos diversos desfalques em quase todas as etapas. Nesta última, pudemos finalmente contar com todas as titulares e, com isso, demonstrar um nível de jogo superior a quase todas as outras. No entanto precisamos evoluir mais para conseguirmos suplantar o time do Marina Barra Clube, que está em estágio superior ao nosso no sub13. Nesta etapa todos os fundamentos funcionaram com perfeição: o saque esteve forte e preciso, as levantadoras com as mãos bem calibradas, as atacantes garantindo pontos nos ataques e o bloqueio bem posicionado. As atletas estão de parabéns pela superação ao longo do ano e pelo excelente resultado obtido, representando com garra e dignidade o nome da nossa cidade. Ao final da competição a capitã Gabriela Larica emocionou diversas colegas ao chorar de tristeza, visto que esta era sua última partida pela categoria sub13. No próximo ano fará parte da equipe sub15. É este espírito de amizade e de coletividade que move nossa equipe para superar as adversidades e buscar os melhores resultados”.
A equipe sub13 do Friburgo Vôlei, patrocinada pela Padaria Superpão, participou com as seguintes atletas: Alice Maia, Ana Olívia Vasques, Anny Beatriz, Carolina Erthal do Nascimento, Gabriela Larica, Gabrielle Cardinot, Luane Riedmann, Luíza Boscolo, Luíza Moraes e Nayara Scardine.
No dia 1° de dezembro a equipe o Friburgo Vôlei disputará a última etapa da Liga Rio Vôlei 2012, e já é esperado um novo embate contra a equipe do Marina Barra Clube para definir quem será o campeão da temporada 2012. Apenas 10 pontos separam as duas equipes, que venceram as cinco etapas disputadas, com o Marina obtendo êxito em três delas, e o Friburgo Vôlei conquistando outras duas. Uma vitória da equipe friburguense nesta última etapa será suficiente para que o título da temporada venha para nossa cidade.


Resgatando o passado

ANTONIO CARLOS PINHEIRO DE MEDEIROS (LENGA)
Funcionário público aposentado, natural de Nova Friburgo, Antônio Carlos Pinheiro de Medeiros, o Lenga, nasceu em 17 de dezembro de 1951. Aos nove anos de idade já despontava como craque nas peladas da Rua São José, no Perissê, no Colégio Anchieta e nas dependências do Sanatório Naval, onde jogava ao lado de amigos que juntos trilharam o mesmo caminho no futebol friburguense. Principalmente, no Vasquinho FC, um time que reunia craques de nossos clubes filiados à Liga Friburguense de Desportos.
Aos 16 anos, Lenga foi convidado, junto com o amigo Edinho, para ingressar no Esperança, quando juntou-se a outros meninos de talento inquestionável e levantaram o título de campeão friburguense infantil de 1968.
Esta façanha foi creditada a dois técnicos: o saudoso Domingos Siqueira (Mingo) e Nilo Sérgio. Lenga passou para o juvenil mantendo a mesma regularidade. Logo foi promovido ao time principal da equipe verde.
Voltou a ser campeão em 1972. Convocado pela Liga de Desportos, trouxe para Nova Friburgo o título de pentacampeão estadual de seleções amadoras, neste mesmo ano.
Tentou sair para jogar no Friburgo, mas o coração falou mais alto e retornou, sem jogar na equipe rubra. Em 1976, foi campeão friburguense outra vez, quando o futebol em Nova Friburgo já caminhava para a decadência. E assim, após o término da temporada de 1977, Lenga encerrou definitivamente seu ciclo na equipe do Paissandu, como campeão da cidade.
Foi destaque no futsal, defendendo a Sociedade Recreativa Sinimbu ao lado de craques do nível de Paulinho Beré, Carí, Edinho e tantos outros renomados do salonismo local.
No futebol de campo atuou com jogadores consagrados como: Gabriel, Pardal, Mário César, Maine, Robson, Aiub, Zé Pinto, Oliveira, Carlos Alberto, Tuti, Barata, Dunga, Macedo, Cafuringa, Léo etc. 
O quarto zagueiro Lenga teve uma experiência consagradora como centroavante, sendo um jogador técnico, bom marcador que saía jogando com facilidade e eficiência. Ele foi uma referência na equipe alviverde.
Após a era Lenga, não houve no Esperança outro quarto zagueiro do seu nível. Até hoje é lembrado pelos torcedores de todos os clubes como um jogador acima da média e idolatrado pelos esperancistas como um verdadeiro ídolo merece ser reconhecido.
Este foi Lenga, garra, talento e paixão, pelas cores verde e branco da equipe de Vila Mariana.


Gustavo Lira comemora 44 anos com futebol no Eduardo Guinle e churrasco

Será nesta quinta, 15, a festa de comemoração dos 44 anos do Gustavo Lira Atlético Clube. O evento começa às 9h com jogos de futebol e em seguida será servido um churrasco. A festa será no sítio do Carlinhos (Vargem Grande) e o presidente Ronaldo Klen (Lalá), conta com a presença de todos os sócios, jogadores, ex-jogadores e convidados.
Os jogos serão realizados no Estádio Eduardo Guinle, campo do Friburguense onde estarão vários jogadores veteranos do Gustavo Lira.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade