Vinicius Gastin
Desde 2005 a Escolinha do Country Clube SAF representa Nova Friburgo no Campeonato do Calcário. E geralmente não entra apenas para participar: em todos os anos, chegou pelo menos às semifinais e garantiu, no mínimo, um título. No próximo dia 3 de agosto, a bola vai rolar para a 11ª edição do maior torneio entre escolinhas do interior do estado e o time friburguense entra como favorito nas três categorias. A competição, realizada pela Liga Desportiva de Macuco, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e da Federação de Futebol do Estado, envolve cerca de mil atletas de 10 a 15 anos, divididos entre pré-mirim, mirim e infantil.
"Os nossos times estão fortes, assim como tem sido em todos esses anos. Sempre conseguimos chegar às semifinais e esperamos repetir o desempenho neste ano”, afirma Alexandre Fajardo, coordenador da escolinha de Nova Friburgo.
As oito equipes participantes foram divididas em dois grupos de quatro. A competição terá três meses de duração, e as rodadas aos sábados pela manhã, em turno e returno, em um total de 81 partidas. O Country SAF está no grupo A, ao lado de Macuco, Santa Maria Madalena e Cantagalo. Trajano de Moraes, Cordeiro FC, Duas Barras e Bom Jardim EC vão compor a chave B.
Limite para jogadores de fora do município
O Nova Friburgo Country Clube SAF mandará as partidas no Estádio Marcio Branco, no Stucky. O time azul e amarelo manterá a equipe que treina desde o início do ano no clube, mas terá alguns desfalques por conta do regulamento implantado nas últimas quatro edições. Os jogadores federados, por exemplo, não podem participar, e o limite para atletas de fora do município é de três por equipe. "Temos alguns atletas já federados e não poderemos contar com eles. Além disso, teremos que escolher os jogadores de fora de Nova Friburgo que iremos contar. Alguns atletas de São Sebastião do Alto, Bom Jardim e outras cidades treinam com a gente, mas nem todos poderão participar”, ressalta Fajardo.
O torneio de abertura acontece em Macuco, na categoria infantil, com a participação de todas as equipes inscritas. A partir do dia 10 de agosto os times entram em campo pela primeira fase. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, previstas para acontecer nos dias 28 de setembro e 5 de outubro, no Estádio Dr. Mário Freire Martins, em Macuco, palco da grande decisão no dia 12 de outubro.
O Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol atrai os olhares de inúmeros empresários e por isso revelou jogadores para o futebol brasileiro nos últimos anos. Entre eles, o atacante Rômulo, do Friburguense, Tinga (Figueirense), Mateus Salomão (Botafogo), Luiz Otávio (Icasa-GO), Waldir (Vasco da Gama) e outros atletas que atualmente atuam nas categorias de base dos clubes grandes do futebol carioca.
O Country SAF foi o campeão na categoria mirim em 2011
A tabela completa:
Torneio de Abertura - Categoria Infantil
Jogo 1 - 9h30 - Cordeiro F.C. x Country SAF
Jogo 2 – 10h15 – Bom Jardim x Cantagalo
Jogo 3 – 10h5 – Trajano de Moraes x Santa Maria Madalena
Jogo 4 – 11h25 – Macuco x Duas Barras
Jogo 5 - 12h – Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 2
Jogo 6 – 12h40 – Vencedor jogo 3 x Vencedor jogo 4
Final – 13h30 – Vencedor jogo 5x Vencedor jogo 6
Categorias: Pré-mirim/ Mirim / Infantil
1ª Rodada (10/08):
Santa Maria Madalena x Macuco – Municipal João Caputo
Country SAF x Cantagalo – Márcio Branco (Stucky)
Bom Jardim x Duas Barras – Edmo Figueira Rodrigues
Cordeiro x Trajano de Moraes – José Jorge
2ª Rodada (17/08):
Santa Maria Madalena x Country SAF - Municipal João Caputo
Macuco x Cantagalo - Dr. Mário Freire Martins
Duas Barras x Cordeiro – Vitorino Araújo de Barros
Trajano de Moraes x Bom Jardim - Municipal Francisco Limongi
3ª Rodada (24/08):
Country SAF x Macuco – Marcio Branco (Stucky)
Cantagalo x Santa Maria Madalena – Acurcio Torres
Duas Barras x Trajano de Moraes – Elias Mussi (Moneratt)
Bom Jardim x Cordeiro – Edmo Figueira Rodrigues
4ª Rodada (31/08):
Macuco x Country SAF - Dr. Mário Freire Martins
Santa Maria Madalena x Cantagalo – Municipal João Caputo
Cordeiro x Bom Jardim – José Jorge
Trajano de Moraes x Duas Barras - Municipal Francisco Limongi
5ª Rodada (14/09):
Cantagalo x Macuco – Acurcio Torres
Country SAF x Santa Maria Madalena - Marcio Branco (Stucky)
Bom Jardim x Trajano de Moraes – Edmo Figueira Rodrigues
Cordeiro x Duas Barras – José Jorge
6ª Rodada (21/09):
Cantagalo x Country SAF – Acurcio Torres
Macuco x Santa Maria Madalena - Dr. Mário Freire Martins
Duas Barras x Bom Jardim - Edmo Figueira Rodrigues
Trajano de Moraes x Cordeiro – Municipal Francisco Limongi
Semifinais:
28/09 - 1º Grupo A x 2º Grupo B – Dr. Mário Freire Martins
05/10 - 1º Grupo B x 2º Grupo A - Dr. Mário Freire Martins
Final: 12/10 – Estádio Dr. Mário Freire Martins
Anda Friburgo organiza caminhada no Três Picos
A Anda Friburgo segue percorrendo as mais belas trilhas do interior do estado, e no próximo domingo, 4, a caminhada será realizada no Circuito Três Picos. O grupo se reunirá às 8h na rodoviária urbana do centro da cidade, e todos os amantes do esporte e da natureza estão convidados a participar. As inscrições serão feitas no local do evento e a atividade é gratuita. Ao todo serão percorridos cerca de oito quilômetros.
"O Circuito Três Picos é bem íngreme, possui muitas subidas suaves, com pousadas e restaurantes no percurso. No local está localizada a subsede do parque estadual, ou seja, a caminhada será feita dentro de uma área de preservação ambiental”, destaca André Luis Ricarte, presidente da Empresa de Turismo Receptivo de Nova Friburgo e responsável pela Anda Friburgo. A previsão é de temperatura baixa para o dia do evento, entre 7ºC e 8ºC. No trecho entre o mirante, ao pé da pedra, ao Vale dos Deuses, a temperatura deve sofrer um ligeiro aumento. Por isso a organização sugere que os caminhantes vistam trajes leves, utilizem boné, tênis, óculos e levem protetor solar e garrafa d’água.
O grupo Anda Friburgo conta com o apoio da Anda Brasil e da Confederação Nacional de Esportes Populares, que atua na promoção de caminhadas em todo o território nacional. A trajetória do grupo começou no Circuito Ponte Branca, em Nova Friburgo, e 400 circuitos estão credenciados atualmente — a grande maioria localizada em ambientes rurais com forte influência da agricultura familiar. No Rio de Janeiro são mais de 70 circuitos espalhados pelos mais diversos municípios, inclusive na capital.
Deixe o seu comentário