Vinicius Gastin
O Friburguense saiu na frente e segurava a pressão do Resende no segundo tempo, quando um velho conhecido da torcida tricolor voltou a aprontar. Melhor na primeira etapa, o tricolor da serra abriu o placar com o volante Lucas, mas o atacante Elias voltou a balançar as redes contra o Frizão e acertou um belo chute para deixar tudo igual. O time de Gerson Andreotti teve Jorge Luiz expulso e ainda assim criou chances de marcar. Mas o 1x1 prevaleceu no Estádio do Trabalhador, mesmo após o cartão vermelho para Elias. Sem chances de avançar às semifinais da Taça Guanabara, o Friburguense recebe o Macaé no próximo sábado, às 16h no Eduardo Guinle.
Lucas marca e coloca o Frizão em vantagem
Para manter as chances de classificação, o Friburguense não tinha alternativa contra o Resende: deveria encerrar o jejum de quatro partidas sem vitórias e torcer contra Madureira e Vasco. Jogando em casa, o alvinegro do Vale do Aço tentou tomar a iniciativa do jogo e explorou Elias para articular as principais jogadas ofensivas. Mas foi Ziquinha quem levou perigo ao bater cruzado quando o Frizão acertou o contra-ataque. No entanto, Jorge Luiz não conseguiu chegar a tempo para completar. A resposta do Resende foi imediata e veio na velocidade de Geovane Maranhão, que só não encontrou Elias em boas condições porque Adilson se antecipou ao lance e defendeu. Aproveitando as dificuldades na troca de passes do adversário, o Friburguense conseguiu articular boas jogadas ofensivas. Através de uma delas, surgiu uma falta próximo à grande área, cobrada por Jorge Luiz e espalmada pelo goleiro Mauro. Mas foi cobrando escanteio que o camisa 10 deixou Marcelo bater cruzado na direção do segundo pau. Lucas estava no lugar certo, na hora certa e escorou e abriu o placar para o Friburguense aos 20 minutos. Logo após a saída de bola, o Resende por pouco não empatou: Elias desviou o cruzamento para fora. Fato é que o técnico Eduardo Allax não estava satisfeito com o rendimento de sua equipe e preparou uma alteração antes do intervalo. Antes que pudesse mexer, Allax viu o Frizão quase ampliar em lance semelhante ao do primeiro gol, desta vez, não concluído. Andreotti também mexeu, porém, por necessidade: Romulo, machucado, deu lugar a Douglas Tardin. Entre investidas de um lado e de outro nos minutos finais, alguns lances mereceram destaque: uma falta cobrada por Jorge Luiz à direita e um contragolpe rápido não finalizado do Friburguense e o lance interceptado pela defesa tricolor antes do complemento de Elias.
Segunda etapa eletrizante nos minutos finais
O Resende voltou para a etapa final disposto a correr atrás do prejuízo: com Denilson em campo, a equipe passou a atuar com três atacantes. Nos primeiros minutos, o time da casa manteve a posse de bola no ataque e buscou espaços na fechada defesa tricolor, principalmente através dos cruzamentos à grande área de Adilson. Aos poucos, o Friburguense voltou a atacar o Resende a partir do chute de Lucas para fora. Exatamente neste momento, o autor de dois dos três gols do Madureira na final da Copa Rio de 2011 voltou a atrapalhar os planos do nosso tricolor. Elias recebeu na entrada da área e marcou em belo chute aos dez minutos. Pouco depois, Adilson fez duas grandes defesas em chutes de Kim e evitou o gol da virada. No embalo do bom momento, Eduardo Allax colocou o experiente Acosta no jogo. O atacante uruguaio levou perigo já na primeira jogada, mas cometeu falta em Bidu e desperdiçou a boa oportunidade. Na segunda, errou o alvo. O Resende continuou pressionando e chegou a balançar as redes mais uma vez, mas o bandeira assinalou o impedimento de Admílton. O Frizão só voltaria a finalizar aos 28 minutos com Flavinho, de longe para fora. O time de Gerson Andreotti segurava o ímpeto alvinegro de todas as formas: Elias, Marcelo, Kim e Acosta incomodavam bastante a defesa tricolor. A expulsão de Jorge Luiz aos 34 minutos tornou a partida eletrizante nos instantes finais. Minutos depois do cartão vermelho, o Friburguense voltou a assustar em chute de Lucas, defendido por Mauro. Pouco mais tarde, Flavinho acertou a barreira em falta cobrada nas proximidades da grande área. O tricolor da serra não recuou e manteve a posse de bola nos dez minutos finais. Tanto que Elias se irritou e foi expulso aos 42. Em rápido contra-ataque, Flavinho levantou na direção de Douglas, mas a defesa afastou o perigo antes que o jovem atacante pudesse completar. No fim das contas, o Friburguense somou mais um ponto no campeonato carioca, mas foi insuficiente para manter a equipe na briga por vaga nas semifinais.
Ficha Técnica
Resende 1x1 Friburguense
Campeonato Carioca 2013
7ª rodada - Taça Guanabara, 1º turno
16/02/2013 - 17h
Estádio do Trabalhador, Resende - RJ
Renda e público: não divulgados
Árbitro: Antônio Frederico Schneider
Assistentes: Alexandre Eller e Daniel Parro
Resende: Mauro; Filipi Sousa, Marcelo, Admílton e Thyago Fernandes; Léo Silva (Denílson), Anderson, Guilherme (Kim) e Marcel; Geovane Maranhão (Acosta) e Elias. Técnico: Eduardo Allax
Friburguense: Adilson, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha (Zé Victor) e Romulo (Douglas Tardin). Técnico: Gerson Andreotti
Deixe o seu comentário