Vinicius Gastin
Nova Friburgo participou do desafio de realizar um dia inteiro de atividades físicas na quarta-feira, 29. E venceu, a julgar pelas milhares de pessoas que participaram da data mundial de combate ao sedentarismo, conhecida como o Dia do Desafio. No Rio de Janeiro, o evento foi coordenado pelo Sesc em parceria com as prefeituras municipais, e ofereceu, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre e nas unidades.
Crianças, jovens, adultos e idosos participaram, animadamente. Maria das Dores, 59 anos, é um exemplo. Acostumada a caminhar pelo menos três vezes por semana, fez questão de participar do aulão de alongamento e dança de salão, na Praça Getúlio Vargas. "Desde que comecei a fazer exercícios, eu estou muito mais disposta, inclusive para cumprir as minhas tarefas em casa”, afirma. "O objetivo principal é promover a saúde, a qualidade de vida e estimular as pessoas a ter o hábito saudável da prática esportiva todos os dias”, destaca a professora Fátima Zarife, técnica de esporte e lazer do Sesc Nova Friburgo.
As atividades tiveram início por volta das 9h e prosseguiram até a noite. De acordo com os organizadores, mais de duas mil pessoas passaram pelo local e puderam assistir e praticar os esportes mais comuns, a exemplo da capoeira, ou os menos conhecidos, como o badminton. "O nome já é um convite à movimentação. A grande maioria da comunidade não faz nada durante o tempo ocioso, prefere ficar em casa vendo televisão e na internet. Este dia motiva as pessoas a praticar alguma atividade física e queremos que elas levem isso para a vida toda, no mínimo três dias por semana. A procura tem aumentado, apesar da quantidade de pessoas com problemas de saúde, em todo o mundo. A conscientização é maior e, mesmo aqueles que se encontram acima do peso estão procurando fazer exercícios”, garante mestre Caroço, professor de capoeira.
Para estimular a participação popular, a coordenação do evento realiza uma espécie de competição entre cidades do mesmo porte — Nova Friburgo disputou com o município paulista de Itu. A classificação é estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes e cada município recebe um certificado. "O importante é competir e motivar as pessoas a adquirirem um estilo de vida mais saudável, onde cada um deve seguir seu próprio ritmo”, lembra Fátima.
Um dia inteiro de atividades
Malabares, dança, ginástica, xadrez, cama elástica, brinquedos infláveis, maculelê, basquete, vôlei, escalada e futsal. Na extensa e variada lista teve espaço para a massagem e outros serviços relacionados à saúde, como os propostos pelo "Acerte o Passo”. O projeto funciona às segundas-feiras, próximo à Igreja Luterana, no Centro, às quartas-feiras na Via Expressa, em Olaria, e aos sábados em Conselheiro Paulino. E oferece serviços de aferição de pressão arterial, glicemia, percentual de gordura e cálculo do índice de massa corporal. Os professores cadastram os participantes e orientam sobre a caminhada e a corrida, atividades físicas mais comuns nos locais onde a barraca do projeto é montada. "Esse trabalho oferece um suporte à pessoa que não conhece muita coisa sobre atividade física. Ela vai ter uma orientação do que pode ou não fazer”, destaca o professor de educação física Walter Bizzoto.
A relação entre atividade física e saúde parece cada vez mais estreita. À medida que novos estudos comprovam a importância dos exercícios para melhorar a qualidade de vida, a procura por algum tipo de movimentação aumenta. Na visão de Fátima Zarife, Nova Friburgo está inserida neste contexto. "Estamos criando a cultura do hábito saudável e do esporte. Nós podemos observar pelo número de pessoas que frequenta as academias, clubes, que caminham ou correm em nosso município.”
Instituições de ensino participam do evento
A prática de atividades físicas não se restringiu à Praça e ao Sesc: as escolas do município também aderiram ao Dia do Desafio. Fátima revelou que os representantes de várias instituições manifestaram o interesse em participar e incentivar a prática de esportes entre as crianças. Para a professora, esta foi a maior vitória que a cidade pôde conquistar. "Fizemos parcerias com as escolas particulares, municipais e estaduais, pois essas instituições já estão cientes desse evento e participam dentro dos colégios. Muitas pessoas ligaram para registrar a participação, mas essa concorrência com outras cidades é mera motivação.”
Crianças participaram de aulas de ginástica
Os jogos de futsal movimentaram o ginásio do Sesc durante todo o dia
Alongamento pela manhã marcou o início do Dia do Desafio
Tênis de mesa, boneco e sinuca foram algumas das atividades oferecidas
Deixe o seu comentário