Atletas de todo Brasil participaram domingo passado do “Uphill da Serra da Estrela”, prova válida pelo ranking estadual de mountain bike, maratona do Rio de Janeiro. A prova teve largada em Magé, com chegada em Petrópolis. Em seu trajeto há uma longa subida de montanha com extensão total de 17,5 quilômetros.
No início da competição, a altitude é de 38 metros, e a partir daí os atletas encaram uma elevação total de 1.800 metros até a chegada no Pico das Torres do Morin, no município de Petrópolis. Do alto da bela montanha se avista toda a Baía de Guanabara e Região Serrana.
No decorrer da subida o grupo foi se separando em pelotões e na liderança seguiu Damiano Militão (Nova Friburgo), seguido por José Luís Nogueira (Itanhandú/MG) e Robson Aloísio (Juiz de Fora/MG).
A disputa foi muito acirrada no trecho dos 13 quilômetros iniciais, onde os competidores atravessaram a famosa Serra Imperial, da Estrada Real de Petrópolis. Mas nos últimos 4,5 quilômetros, quando a inclinação aumentou bastante devido à chegada da subida das torres, Militão conseguiu abrir uma boa vantagem de três minutos sobre os adversários e se sagrou o campeão da prova. “Acredito que mais uma vez os treinamentos no Caledônia, aqui em Nova Friburgo, fizeram a diferença no momento em que eu precisei forçar para decidir a prova”, comentou Damiano, que terminou a competição com o tempo de 1h15, o novo recorde da subida.
Ele agradece o apoio da Nutricional, Dra. Fernanda Leal, Dreams Bike Center e jornal A Voz da Serra.
Helen Knupp é campeã carioca de mountain bike downhill
A cidade de Paraíbuna sediou a 6° etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike Downhill. A atleta friburguense Hellen Knupp, infelizmente, não conseguiu fazer uma boa descida, durante a tomada de tempo oficial. O pneu de sua bike furou, mas mesmo assim, com todos os contratempos, ela conseguiu completar a pista e fazer o segundo tempo da prova.
Com a soma dos pontos dessa etapa e os outros conquistados nas etapas anteriores, Hellen Knupp é a campeã carioca de Mountain Downhill 2012.
E para finalizar a temporada 2012, Hellen vai participar, no início do mês de novembro, do Campeonato Estadual de Downhill Urbano que será realizado em Santa Maria Madalena. Ela já está com o pensamento voltado para as competições do ano que vem e busca novas parcerias e apoios.
A ciclista da cidade contou com o apoio da Leo Bike Oficina Especializada, TEI Fit - Treinamento Funcional, e Restaurante Califórnia.
Futsal do Intercolegial chega na reta final
O fim de semana dos Jogos Intercolegiais foi decisivo para definir o futuro das equipes que querem ser campeãs. Na categoria sub17, foram quatro partidas para definir as últimas quatro vagas para as quartas de final da categoria.
O primeiro confronto foi entre Colégio Modelo B x Cofec. Apesar de o Cofec ter tido um início melhor abrindo o placar com um 3 x 0, o Colégio Modelo venceu o jogo por 5 x 3.
Na segunda partida, num jogo muito equilibrado, que esteve empatado em três oportunidades, o Colégio Anchieta venceu o Colégio Nossa Senhora das Dores por 3 x 2.
Na terceira disputa, um clássico de Conselheiro Paulino, São Domingos X Ciep 480. O São Domingos, com esquema de forte de marcação, resistiu durante muito tempo, mas ao final, o Ciep venceu por 5 x 2.
A última vaga foi disputada pelo Colégio Nossa Senhora das Mercês x Oficina do Saber: deu Mercês por 3 x 1.
Em 12 anos de Intercolegial, apenas cinco escolas conseguiram vencer a categoria sub17, a principal do Intercolegial. Este ano, os candidatos e confrontos serão: Modelo B x Modelo A
Colégio Anchieta x Jamil El Jaick
Colégio Nossa Senhora das Mercês x Demerval Barbosa Moreira
Ciep 480 x Externato Santa Ignez.
O Intercolegial tem organização da Prodesporte, com apoio do Classe A, Pré-Vestibular do Colégio São João Batista e Fisk.
Resgatando o passado
DARIO MADURO
Aposentado, apaixonado pelo futebol, homem simples com forte característica emocional, DARIO MADURO iniciou sua carreira futebolística aos oito anos, no time mascote do Friburgo. Foi campeão nas categorias infantil em 1956, juvenil 1958 e 1959; 2° quadro invicto em 1960; 1º quadro a partir de 1962.
Ele acumulou vários títulos pela equipe rubra, jogou ao lado de grandes nomes do esporte local como: Barbosa, Luizinho, Leone, Rapizo, Tilú, Paulo Banana, Dunga, Cirineu, Titil, Miguel, Orlando e tantos craques que vestiram a camisa vermelha. Em 1964, transferiu-se para o E. C. Filó e neste mesmo ano foi vice-campeão pela equipe rubra da Lagoinha.
Voltou ao time do coração, sagrando-se campeão do acesso profissional, em 1969. Em 1972, aceitou convite do Esperança, porém, o Friburgo não liberou a documentação junto à Liga Friburguense de Desportos e ele ficou impossibilitado de jogar, porque havia carência de um ano.
Foi convidado para ser técnico da equipe principal da Vila Mariana e neste ano levou o time verde ao título de campeão friburguense. O Esperança foi seu maior rival quando atuava pelo Friburgo.
Como jogador era duro na marcação, determinado, não gostava de perder nem em treino, atuava com o coração, vibrava do início ao fim do jogo, um leão em campo, um vencedor.
Quando técnico, provou ser fiel à bandeira que defendia pois também se entregava de corpo e alma à frente do Esperança, e ao lado de jogadores consagrados como Gabriel, Dunga, Cafuringa, Macedo, Zé Paulo, Lenga, Edinho, Joaninha, Carrasco, Maine, Batista, Léo, Mário César, e outros. Vestia a camisa como se fosse do seu clube de coração.
Saiu do Esperança para atender a um pedido do presidente do Serrano, Zequinha Monnerat, e em 1975, levou o time alvirrubro ao título de vice-campeão com jogadores como Lalá, Jorge Melancia, Miracema, Totonho, Sidnei, Renato Botelho, Robinho, Beto Mury, Larri, Garrinchinha e outros.
Assim podemos definir Dario Maduro, Maduro, Madurão, não importa como o chamavam. O importante é que foi um jogador que fez parte do saudoso futebol de nossa cidade, que hoje colhe os frutos de uma época em que conquistou vários amigos e viveu muitas alegrias.
Prefeitura e Sesc proporcionam experiência inesquecível para crianças e adolescentes de projeto social
(SECOM) A Secretaria municipal de Esportes da Prefeitura de Nova Friburgo e o Sesc levaram crianças do Núcleo de Atividades Esportivas de Duas Pedras ao Vasco da Gama. Foram duas viagens: uma no dia 28 de setembro e outra no dia 2 de outubro. No dia 28, foi um grupo de crianças de 9 a 12 anos e, no dia 2, adolescentes de 13 a 17 anos. Foram 36 crianças, ao todo, dois professores e dois funcionários do Sesc.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Renato Satyro, “fizemos uma parceria com o Sesc Rio - Unidade Nova Friburgo, na qual a instituição proporcionou um passeio cultural e esportivo. O Sesc nos cedeu um ônibus, ‘De Pernas Pro Rio’. Esse passeio incluiu visitas a museus, biblioteca nacional e outros centros culturais. Para esse passeio, o Sesc cedeu o ônibus e ofereceu almoço. Nosso papel foi levar as crianças, dar o lanche da tarde e criar uma série de informações que vão ser anexadas pelo Sesc, para que no futuro, o Sesc faça uma parceria com a família dessas crianças. Essas crianças vão ter acesso a tudo que for gratuito no Sesc”, disse.
“Somos muito gratos a Marta Tuller, no Rio de Janeiro, que é coordenadora de eventos do Clube de Regatas Vasco da Gama, e que abriu as portas pra gente. Os funcionários do clube nos receberam muito bem, fizeram um tour pelo clube, nos levaram à sala de troféus, explicaram a história do clube. Durante a manhã, fizemos a parte cultural, fomos a Praça XV, a Casa França-Brasil, a Biblioteca Nacional, Casa da Moeda. Na parte da tarde, nosso compromisso foi esportivo. Fomos ao Vasco da Gama, onde os alunos fizeram um tour de uma hora e trinta minutos, passando pela sede, tribuna de honra, a capela, a concentração, o gramado e, no segundo passeio, nós fomos recebidos pelo Roberto Dinamite na sala da presidência. Os meninos adoraram, até quem não era vascaíno ficou encantado”, falou Satyro.
O secretário de Esportes relatou, também, a importância dessa experiência, “porque a maioria dessas crianças nunca tinha saído de Nova Friburgo. Os pequenos ficaram eufóricos, foi a primeira vez que sairiam de Friburgo, primeira vez que iriam viajar com os amigos, sem os pais, e, depois, conhecer o Vasco, que é um clube profissional, que eles só viam pela televisão. Eles ficaram realmente encantados, pois o clube é muito bonito e pela atenção que receberam. O Vasco só abre essas exceções para projetos sociais como o nosso, pois normalmente eles cobram pela visitação. Nós conseguimos um patrocinador que estampou a marca dele, com isso as crianças foram uniformizadas com uma camisa branca, padrão, e um crachá contendo todas as informações necessárias—nome, endereço e telefone”.
Prefeitura abre mais um núcleo de atividades esportivas: agora foi a vez de Amparo
(SECOM) A Secretaria municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo inaugurou mais um Núcleo de Atividades Esportivas, dessa vez em Amparo. Com esse, são cinco núcleos em funcionamento no município, proporcionando a crianças e jovens de 8 a 17 anos, e idosos, a inserção em algum tipo de atividade física, gratuitamente. A média de alunos em cada núcleo é de 80 crianças e jovens, que recebem aulas duas vezes na semana.
Os professores são contratados pela Prefeitura e todo o material necessário para a prática esportiva, de uniformes e cones, às bolas, são fornecidos pela Secretaria municipal de Esportes e Lazer. “O incentivo ao esporte e a uma atividade física é o maior objetivo dos núcleos, mas, também, eles têm outra importância que é a de ocupar o tempo ocioso da juventude, já que servem como complemento depois das aulas. O futsal é a principal modalidade, mas a intenção é a de aumentar o número de modalidades esportivas ano que vem (2013), porque em algumas comunidades, como o Amparo, nós temos muitas meninas participando”, explica o secretário de Esportes, Renato Satyro.
As aulas acontecem duas vezes na semana. A implantação do núcleo de Amparo foi uma promessa do secretário na inauguração da reforma da quadra, em maio. “Agora, totalizamos cinco núcleos de atividades, criados apenas em 2012—no Cordoeira, em Duas Pedras, no Barroso (Alto de Olaria), no Centro e em Amparo. O legal nesse projeto é que fazemos com que os núcleos interajam entre si, façam um tipo de intercâmbio entre eles, com disputas entre as equipes e entre as comunidades”, afirmou Renato.
Para o prefeito Sérgio Xavier, “é muito importante levar o esporte para cada bairro, tirando nossas crianças da rua, descobrindo talentos, contribuindo para uma vida mais saudável e despertando o prazer na prática de esportes em suas diferentes modalidades”.
Deixe o seu comentário