Vinicius Gastin
Daqui a duas semanas, a bola vai voltar a rolar no Rio de Janeiro. No dia 19 de janeiro, terá início a 112ª edição do Campeonato Carioca e 16 clubes irão brigar pelo título. O regulamento da competição permanece inalterado, com as equipes jogando em turno (Taça Guanabara) e returno (Taça Rio). A única novidade é que as equipes do grupo A enfrentam as equipes do B na Taça Guanabara, encarando os adversários da própria chave apenas na Taça Rio. Os vencedores de cada turno se enfrentam na grande decisão, nos dias 12 e 19 de maio.
Alguns times de médio porte iniciaram a pré-temporada ainda em dezembro, casos de Friburguense, Macaé e Resende, por exemplo. Outros, como o Madureira, seguiram o calendário dos grandes da capital e começaram a treinar apenas na última semana. Mesmo para quem iniciou os trabalhos tardiamente, a fase de preparação entra na reta final.
Confira a situação de cada clube:
Audax Rio: a Laranja Meritiense estreia na primeira divisão estadual e se reapresentou com alguns reforços de renome. Dentre eles, destaque para o zagueiro Fabiano Eller, ex-Flamengo, Vasco e Fluminense e o meia Leandro Bonfim, com passagens também por Fluminense e Vasco.
Bangu: O tradicional Bangu do técnico Cleimar Rocha terá muitas novidades para 2013. O principal reforço do clube é o atacante Alexandro, ex-Botafogo, Resende e América. O alvirrubro se prepara no CT do Fluminense, em Xerém (em local não atingido pelas recentes chuvas na localidade). Atual vice-campeão da Copa Rio, o Bangu vai disputar também a Copa do Brasil.
Boavista: O time de Saquarema aproveitou a boa relação do ex-supervisor da CBF e atual diretor de futebol do clube, Américo Faria, e conseguiu a Granja Comary, em Teresópolis, para fazer sua pré-temporada. O Verdão terá em seu elenco jogadores experientes como o atacante Somália e o zagueiro Luiz Alberto.
Botafogo: O time da estrela solitária voltou ao trabalho na última sexta-feira, 4, e apresentou como reforços os atacantes Anderson Aquino (ex-Coritiba) e Henrique (ex-Sport), além do lateral esquerdo Julio Cesar (ex-Grêmio) e do zagueiro André Bahia. O Botafogo treina no Rio de Janeiro até o dia 11 e, a partir do dia seguinte, encerra a preparação para o carioca no CT da Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema.
Duque de Caxias: O Tricolor da Baixada retomou os trabalhos na última quarta-feira, 2, e encontrou dificuldades para iniciar a preparação por conta das fortes chuvas em Xerém. O Estádio do clube, o Marrentão, foi utilizado pela Defesa Civil para pouso e decolagem de helicópteros que fazem os resgates de vítimas. A equipe de Josué Teixeira deverá realizar a maioria dos treinamentos na Casa do Marinheiro, na Avenida Brasil, no bairro de Olaria.
Flamengo: Sem novidades, o Flamengo se reapresentou na última quinta-feira, 3, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Segundo dirigentes, a contratação de reforços deverá acontecer apenas após o carioca. Amaral, Léo Moura e Renato renovaram contrato e continuam por mais uma temporada no clube. O rubro-negro não vai viajar e a pré-temporada será realizada no Rio de Janeiro.
Fluminense: O atual campeão brasileiro contratou apenas o meia-atacante Rhayner, ex-Náutico. Entretanto, não perdeu nenhuma de suas principais peças. O elenco se reapresentou na última quinta-feira, 3, e vai fazer a pré-temporada na cidade de Mangaratiba.
Friburguense: O Frizão iniciou a pré-temporada ainda em dezembro. Até o momento, o tricolor serrano disputou quatro amistosos: goleou um combinado de Maricá por 7x0, o Ascaer por 4x0, empatou com o Resende por 1x1 e bateu o Macaé por 2x0 no Moacyrzão. Na última sexta-feira, 4, o Friburguense viajou para Cataguases-MG e ficará na cidade por dez dias em treinamento.
Macaé: O alvianil praiano perdeu jogadores importantes para a temporada de 2013, a exemplo do atacante Zambi e do lateral Edu Pina. Até o momento, quatro reforços foram contratados, com destaque para o meia Michel. O time de Toninho Andrade vai fazer parte da preparação na cidade de Rio das Ostras.
Madureira: O tricolor suburbano seguiu o planejamento dos grandes da capital e voltou aos treinos apenas no último dia 2. O técnico Alexandre Gama vai comandar o Madureira no campeonato carioca e apenas reforços desconhecidos foram contratados. A pré-temporada será feita em Guaratiba, até o dia 8, e em Rio das Ostras até a véspera da estreia no estadual.
Nova Iguaçu: o atual campeão da Copa Rio se reapresentou na última sexta-feira, 4. A expectativa para 2013 é grande pela possibilidade de disputar a série D nacional. Nesta segunda-feira, 7, o time viajou para Cachoeiras de Macacu para realizar os trabalhos de pré-temporada.
Olaria: O time da Rua Bariri, assim como o Boavista, fará os trabalhos de pré-temporada em Teresópolis. A equipe chegou à cidade na manhã da última quinta-feira, 3. Ao contrário do que fizeram em anos anteriores, o Olaria vai apostar na juventude e evitar a contratação de medalhões.
Quissamã: Estreante na série A, o Quissamã iniciou a preparação para a temporada na última quinta-feira, 3. O elenco retornou com novidades: o uruguaio Juan, o meia Ruy Netto e o atacante Vagner Carioca. O técnico Marcelo Buarque foi apresentado no alvianil, da Terra do Coco.
Resende: O Gigante do Vale, dono da melhor campanha entre os times de médio porte em 2012, escolheu a cidade de Vassouras para realizar a pré-temporada. Até agora o clube fez três contratações e o uruguaio Acosta, ex-Corinthians, Náutico e Brasiliense, foi a principal delas.
Vasco: Dentre os times grandes, o Vasco foi o que mais modificou o elenco para 2013. Além disso, o ambiente em São Januário não é dos melhores: Felipe foi afastado do restante do elenco, não se reapresentou na tarde da última quinta-feira (3) e vai se preparar em Pinheiral. Fernando Prass, Nilton, Alecsandro e Eduardo Costa também deixaram o Vasco. Fellipe Souto, o goleiro Michel Alves e o atacante Thiaguinho, além de Bernardo, que voltou ao clube, são as novidades. Leonardo e Zé Love negociam.
Volta Redonda: O Tricolor de Aço voltou para a pré-temporada na quarta-feira, 2, com algumas novidades em seu elenco. Destaques para o atacante Frontini, o lateral-direito Jancarlos e o goleiro Gatti. O Voltaço deverá fazer a preparação na própria Volta Redonda.
Mais um espaço de lazer e esportes
Secretaria Municipal de Esportes inaugura circuito em parceria com Águas de Nova Friburgo
No último dia útil do ano, o friburguense ganhou mais um circuito de musculação, desta vez na Via Expressa, em Olaria, próximo à escultura em homenagem aos desportistas. A inauguração oficial foi às 11h da última sexta-feira, com a presença do então prefeito Sérgio Xavier e do então secretário especial de Olaria, Rafael Rodrigues, ambos em último dia de mandato. Também presentes o secretário de Esportes, Renato Satyro, já confirmado na mesma pasta como parte da equipe do prefeito eleito Rogério Cabral, e o superintendente da Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal.
A Águas de Nova Friburgo doou os aparelhos de ginástica instalados no local para o circuito de malhação, além das placas de sinalização para que os corredores habituais da Via Expressa possam monitorar os quilômetros percorridos durante os treinos. Ainda serão colocadas as placas indicativas de metragem no entorno das avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle, além de equipamentos de ginástica em frente à Igreja Luterana. O empresário Alexandre Rezende, do Memorial Parque das Montanhas, doou as tintas para pintar as muretas da Via Expressa, onde ficam as placas de sinalização. Uma parceria público-privada para contribuir com a qualidade de vida da população, observou Sérgio Xavier durante o discurso oficial.
A cerimônia de inauguração, debaixo de um sol muito forte, foi rápida. O radialista Rogério Lima convidou o superintendente da Águas de Nova Friburgo para iniciar os discursos. Christian Portugal fez questão de parabenizar Renato Satyro e Rafael Rodrigues pela iniciativa e pela busca de parceiros nas empresas privadas.
“A ideia da academia na Via Expressa foi dos secretários de Esportes e de Olaria, Renato e Rafael. A concessionária tem feito de tudo para estar presente nos eventos esportivos, como a Copa Rio, no início de 2012, ou a Corrida pelo Meio Ambiente, em junho. Tudo o que se refere à melhoria da qualidade de vida em Nova Friburgo está no nosso pacote de iniciativas para que a cidade cresça e seja um ícone no Estado do Rio.”
Rafael Rodrigues falou em seguida e fez questão de agradecer a todos que contribuíram com a academia. O secretário de Esportes, Renato Satyro não escondeu a alegria de continuar à frente da Secretaria municipal de Esportes. “Só quem passa pela vida pública sabe das dificuldades de uma pasta para realizar os eventos”, disse. Em seguida, também agradeceu a todos pela colaboração e garantiu que o circuito de malhação ainda receberá, em breve, iluminação adequada.
Sérgio Xavier elogiou os empresários que colaboraram com o espaço de esportes e lazer.
“Quero agradecer ao Christian Portugal e ao Alexandre Rezende. Justiça tem que ser feita. As empresas precisam lucrar, mas também criam raízes em nossa cidade e com o povo. O espaço da Via Expressa já é utilizado e academia vai priorizar ainda mais a qualidade de vida”. Sérgio, Rafael, Renato e o superintendente da Águas descerraram juntos a placa de inauguração do circuito de malhação na Via Expressa.
Para a professora de educação física Prissi Cordeiro, a “iniciativa foi importante e a cidade ganhou mais um presente. A atividade física previne doenças como o diabetes, pressão alta e osteoporose, entre outras. Malhar é um santo remédio”.
A funcionária da gerência administrativa da Coordenação de Educação do Estado, Maria Sônia Heringer, desportista nata, disse que “é um progresso para a terceira idade”, para depois concluir: “Nova Friburgo está evoluindo”.
Deixe o seu comentário