ESPORTES - Bola pra frente

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - Bola pra frente
ESPORTES - Bola pra frente

Vinicius Gastin
Foram dois tempos distintos em Resende. No primeiro, domínio total do Friburguense traduzido no gol de Lucas. O tricolor da serra teve algumas oportunidades para ampliar, mas não o fez e o time da casa cresceu na partida na etapa final. Apesar de não ameaçar com frequência o gol de Adilson, o Resende contou com a felicidade do atacante Elias em acertar um belo chute de longe para igualar o marcador.
O empate, na visão do técnico Gerson Andreotti, foi um bom resultado. O comandante tricolor elogiou a equipe e lamentou o fato de o Frizão não ter construído um placar mais elástico nos primeiros 45 minutos. “Fizemos um excelente jogo contra o Resende. No primeiro tempo nós fomos os donos da partida e poderíamos ter saído com uma diferença maior de gols a nosso favor. Marcamos muito bem o time deles e criamos bastante. Corremos muito e fazia bastante calor. E é lógico que você não consegue manter num calor desse, um time uniforme. Eles cresceram no segundo tempo, procuramos segurar o resultado e conseguimos.”
Além do calor e do ímpeto adversário, o Friburguense sofreu com algumas outras adversidades. A primeira foi a saída de Romulo, ainda na etapa inicial. Apesar da boa participação de Douglas Tardin, Andreotti lembra que o ritmo de jogo não é o mesmo e classifica Romulo como um dos melhores atacantes do campeonato carioca. “Na minha opinião, o Romulo é um dos melhores atacantes do Rio de Janeiro. Sentimos muito quando ele saiu machucado, porque nenhum dos nossos outros atacantes está no ritmo dele. Perdemos essa força ofensiva no segundo tempo, mas mesmo assim marcamos bem. Demos o azar de o Elias acertar um chute fantástico da entrada da área. Depois ainda tivemos o Jorge Luiz expulso e mesmo assim criamos chances nos contra-ataques”, destacou.
Apesar de ter conquistado apenas dois pontos dos últimos doze possíveis, Andreotti lembra que o tricolor da serra somou pontos contra adversários difíceis nos quatro jogos longe de Nova Friburgo, a exemplo do Fluminense. O jogo contra o Audax é o único motivo de lamentação do técnico na Taça Guanabara. “O grande pecado foi aquele jogo, realmente não estava nos planos. Perdemos a partida em 12 minutos. Começou com a contusão do Lucas, depois do Elan, a expulsão do Bidu. Foi atípico. Contra o Fluminense foi normal, contra o Flamengo não fomos tão bem. Diante do Boavista, nós sentimos o cansaço.”
No próximo sábado, o Friburguense recebe o Macaé às 16h e busca os três pontos para pontuar na classificação geral. O grande objetivo do clube é conquistar as vagas no campeonato brasileiro da série D deste ano e na Copa do Brasil de 2014. Para tanto, de acordo com Andreotti, será preciso manter o mesmo ritmo apresentado no jogo contra o Resende. “Temos que ir com o mesmo espírito do jogo contra o Resende, onde marcamos forte, tivemos posse de bola e criamos bastante. É ter humildade, os pés no chão e respeitar o Macaé, um clube que investe bastante e vem se recuperando no campeonato. Espero que a gente se apegue a esse jogo de Resende e não baixe mais a guarda.”

Frizão joga amistoso contra o São João da Barra
Após a tradicional folga no domingo, o elenco do Friburguense se reapresentou na tarde de segunda-feira, treinou em período integral nesta terça e recebe o São João da Barra para um jogo amistoso na quarta-feira, às 15h. O técnico Gerson Andreotti deverá aproveitar a oportunidade para dar ritmo aos jogadores reservas e começar a definir o substituto de Jorge Luiz, desfalque certo contra o Macaé no próximo sábado devido à expulsão na partida contra o Resende. Na quinta e sexta-feira, as atividades acontecem apenas no período da tarde.


Raio-X da rodada: os quatro grandes se encaminham para a classificação

Restando apenas uma rodada para o fim da primeira fase da Taça Guanabara é difícil imaginar que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco fiquem de fora das semifinais. Os quatro grandes clubes da capital lideram os grupos A e B e dependem apenas das próprias forças para garantir vaga na fase decisiva do primeiro turno. O Vasco era o time mais ameaçado, mas foi beneficiado pela derrota do Madureira para o Bangu. Ao vencer o clássico contra o Botafogo, o Flamengo garantiu não só a vaga na semifinal como a primeira colocação e o direito de jogar pelo empate. 
O Friburguense trouxe um ponto de Resende e o resultado foi considerado positivo pela comissão técnica. No entanto, o tricolor da serra não tem mais chances de classificação e vai buscar o resultado positivo diante do Macaé para somar pontos e melhorar a posição na classificação geral. A 7ª rodada teve um total de 18 gols, média de 2,25 por partida. Os mandantes venceram quatro partidas, os visitantes duas e aconteceram dois empates. A oitava e última rodada foi desmembrada e quatro jogos irão acontecer no sábado.

Resultados da 7ª rodada
17/Fev - Dom - Vasco da Gama 2x0 Audax, São Januário
16/Fev - Sáb - Madureira 2x3 Bangu, Conselheiro Galvão
17/Fev - Dom - Volta Redonda 1x3 Fluminense, Raulino de Oliveira
17/Fev - Dom - Quissamã 1x1 Duque de Caxias, Moacyrzão 
17/Fev - Dom - Flamengo 1x0 Botafogo, Engenhão
16/Fev - Sáb - Resende 1x1 Friburguense, Trabalhador
17/Fev - Dom - Boavista 1x0 Olaria, Eucyr Resende 
16/Fev - Sáb - Macaé 1x0 Nova Iguaçu, Moacyrzão

Classificação – Grupo A:
1º - Botafogo - 14 pontos 
2º - Vasco - 13 pontos 
3º - Madureira - 11 pontos
4° - Friburguense - 8 pontos
5º - Volta Redonda - 6 pontos 
6º - Quissamã - 5 pontos
7º - Nova Iguaçu - 4 pontos
8º - Olaria - 3 pontos

Grupo B:
1º - Flamengo - 19 pontos
2º - Fluminense - 15 pontos
3º - Boavista - 13 pontos
4° - Bangu - 11 pontos
5º - Audax - 11 pontos
6° - Macaé - 7 pontos
7º - Resende - 7 pontos
8º - Duque de Caxias - 5 pontos
23/Fev - Sab - 16h - Bangu x Volta Redonda, Moça Bonita
23/Fev - Sab - 18h30 - Olaria x Flamengo, Raulino de Oliveira
23/Fev - Sab - 16h - Friburguense x Macaé, Eduardo Guinle
23/Fev - Sab - 16h - Nova Iguaçu x Resende, Laranjão 
24/Fev - Dom - 16h - Fluminense x Madureira, Moça Bonita
24/Fev - Dom - 16h - Audax Rio x Quissamã, Rua Bariri 
24/Fev - Dom - 16h - Botafogo x Boavista, Engenhão 
24/Fev - Dom - 16h - Duque de Caxias x Vasco da Gama, Moacyrzão


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade