Nova Friburgo quer ser a capital brasileira da ginástica
Coordenadora da CBG, Silvana Noel defenderá candidatura da cidade a sede de festival nacional, em nome do governo municipal
A companhada de três jovens alunas de seu Instituto de Esportes e Cultura (Inec) e de dois professores – ex-bolsistas de seu projeto de inclusão social –, a professora Silvana Schwartz Noel foi recebida na tarde da última segunda-feira, 2, pelo prefeito Heródoto Bento de Mello. Entre os diversos assuntos tratados com relação ao apoio e ao fortalecimento da ginástica no município, a professora e coreógrafa apresentou proposta para que Nova Friburgo sedie o festival nacional da modalidade esportiva e artística, que poderá acontecer em outubro deste ano, durante o encontro comunitário suíço-brasileiro, quando a cidade receberá mais de 300 suíços para as comemorações dos 30 anos da Associação Fribourg-Nova Friburgo, instituição responsável pelo intercâmbio cultural com a Suíça.
No encontro, que contou também com as participações dos secretários municipais Frank James Fernandes (Esportes), Girlan Guilland (Comunicação Social), Sergio Madureira (Turismo) e Roosevelt Concy (Cultura), este último sustentou a ideia da cidade ser considerada a capital brasileira da ginástica. Além de eventos específicos da modalidade, vários projetos de inserção da ginástica na comunidade e em programações de caráter não só esportivo, mas também e, principalmente, cultural e turístico, tiveram o respaldo de Silvana. Ela explicou que nas apresentações de seu grupo sempre procura trabalhar a questão da preparação esportiva e o envolvimento cênico e folclórico. Ela destacou ainda as diversas participações internacionais que fizeram o seu trabalho reconhecido e respeitado em todo o país e no exterior.
Prefeito Heródoto: “Um trabalho admirável, do qual somos sócios”
Depois de ouvir longa exposição da professora sobre o trabalho que vem realizando há 29 anos, e que em 2006 resultou numa ONG – o Instituto de Esportes e Cultura (Inec) – no qual, dos atuais 300 alunos, 220 são bolsistas de famílias de baixa renda, o prefeito fez questão de hipotecar todo o apoio à iniciativa. “O seu trabalho é admirável. Por tudo que você tem feito pelos seus alunos e em prol da projeção de Nova Friburgo, tanto no Brasil quanto no exterior, quero dizer que estamos do seu lado. Não estaremos fazendo mais do que a obrigação. A Prefeitura tem suas limitações, mas queremos apoiá-la. Vamos juntar esforços e desde já considere o seu instituto uma espécie de departamento da municipalidade”, disse o prefeito, justificando que tem interesse e o dever de apoiar todas as iniciativas que projetem o nome de Nova Friburgo e de seus talentos, seja na área esportiva, cultural, artística, entre muitas outras.
Na condição de coordenadora da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para todos (antiga ginástica geral), Silvana participará no próximo dia 13, em Curitiba (PR), do congresso técnico da entidade esportiva. Durante o evento será feita votação das cidades interessadas em sediar o festival e a professora friburguense será portadora de uma carta-compromisso do governo municipal para sediar o evento. No documento o município se compromete com uma série de providências para viabilizar o acontecimento, que trará à cidade aproximadamente 300 ginastas de várias regiões brasileiras.
Projeto para ampliar atendimento social também foi apresentado
A professora Silvana Noel ainda entregou ao prefeito e aos secretários, sobretudo de Cultura e Esportes, respectivamente, Roosevelt Concy e Frank James, cópia do projeto Ser e Vencer, através do qual propõe duplicar as parcerias de inclusão social do Instituto de Esportes e Cultura (Inec). A proposta, a partir de contrapartida financeira de cerca de R$ 6.600 (ainda a ser decidida), é disponibilizar vagas como bolsistas para um maior número de alunos, inclusive da rede escolar municipal.
Os professores de educação física Diogo Coelho e Omar Pimentel – dois exemplos de ex-alunos bolsistas –, Gabriela Mota, de 8 anos; Larissa Carvalho, 9; e Tamires Lima Stanislaw, 11, integravam a comitiva que participou do encontro no Palácio Barão de Nova Friburgo.
Friburguense inicia projeto de vôlei dia 10
O Friburguense lança um novo e arrojado projeto de vôlei no próximo dia 10, às 16h, quando ocorrerá a aula inaugural da equipe, que iniciará suas atividades com duas categorias: mirim (até 12 anos) e infantil/infanto (de 13 a 17 anos). Na coordenação técnica da equipe está o professor Walner dos Santos, que tem no currículo passagem como técnico do Grajaú Tênis Clube, coordenador técnico do Niterói Vôlei Clube e técnico das seleções de base da Federação de Vôlei do Rio de Janeiro.
Treinador vencedor, Walner tem diversos títulos na carreira de campeão estadual mirim masculino e feminino, em 2004, campeão estadual infantil masculino em 2005, vice-campeão infantil feminino (2005/2006), campeão da Taça Paraná infantil masculino, em 2005, pentacampeão da Taça Brasil (2000/2005), bicampeão do torneio estadual pré-mirim feminino 2008, campeão da Copa Niterói 2008 infantil feminino, e campeão da Taça Paraná mirim masculinao 2008.
O treinador Walner aceitou o convite para formar a equipe, com o desafio de preparar um grupo de jovens atletas para a disputa do difícil campeonato estadual em 2010. Inicialmente serão formadas equipes femininas e ao longo do ano está prevista a montagem da escolinha de vôlei para iniciantes e as equipes masculinas.
Nesta fase inicial, os atletas treinarão três vezes por semana, seguindo a metodologia preconizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e adotada nas principais equipes brasileiras. Esta metodologia consagrou o Brasil como um dos melhores resultados em voleibol da última década.
Paralelamente será iniciado um projeto social, também nas dependências do Friburguense, oferecendo gratuitamente iniciação esportiva através do vôlei, para crianças carentes do bairro de Olaria e adjacências. As crianças que se destacarem neste projeto poderão ser convidadas a integrar a equipe de vôlei do Friburguense. Esta iniciativa está sendo possível graças à participação dos profissionais já citados e patrocinadores como Plantar & Colher, Supermercados Cavalo Preto e o próprio Friburguense, que acreditaram na qualidade do projeto e abriram as portas do clube para mais esta modalidade esportiva.
Outras informações podem ser obtidas na Plantar & Colher (Avenida Alberto Braune 184/loja 2, telefone 2523-1265), com Gustavo, ou pelo e-mail plantarecolher@ gigalink.com.br.
Presidente do Botafogo planeja escolinha de futebol para a cidade
Maurício Assumpção tratou do assunto com o secretário Braulio Rezende
O atual presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, esteve terça-feira, 3, em Nova Friburgo, para reconhecimento do campo do Friburguense, onde o alvinegro jogará semana que vem, pelo Campeonato Carioca. Assumpção, dentista e professor licenciado de odontopediatria e cirurgia da Universidade Federal Fluminense - campus Nova Friburgo (UFF-NF, antiga Fonf), foi recebido pelo prefeito Heródoto Bento de Mello em seu gabinete e pelo botafoguense e secretário Geral, Braulio Rezende Filho.
A conversa amistosa entre o chefe de governo e o líder do Fogão rendeu bons frutos. Ambos trataram da instalação de uma escolinha de futebol do Botafogo em Nova Friburgo e da realização de pré-temporadas na cidade serrana.
Formado cirurgião-dentista em 1982 pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (Fonf), onde hoje funciona a universidade federal, Assumpção tem fortes ligações com o município. Ele garante que, apesar de ter se licenciado do magistério para ocupar a presidência do clube da estrela solitária, vai manter contato próximo com os amigos que deixou. “A minha conversa com o secretário Geral tem o propósito de perpetuar minha relação de carinho com Nova Friburgo. Estou certo de que, com o apoio do governo municipal, vamos poder trazer o Botafogo para cá e instalar aqui um núcleo de novos jogadores”, afirmou Maurício Assumpção.
Braulio Rezende Filho recepcionará jogadores e comissão técnica do alvinegro na quinta-feira, 12, data do jogo contra o Friburguense.
Deixe o seu comentário